Recitais Eubiose – Carlos Augusto de Souza Lima
Meus amigos, transcrevo uma nova mensagem do Maestro João Maurício Galindo, sobre Haydn e Beethoven, vejam que interessante!
Abraços a todos
Franz Joseph Haydn viveu entre 1732 e 1809. Foi professor de Beethoven.
Ele também foi surdo …
Chegou ao final da vida consagrado, festejado por seus compatriotas austríacos e admirado por todos os amantes de boa música em toda a Europa.
Sua arte atingiu um patamar elevadíssimo!
Perguntado sobre o segredo do sucesso, Haydn respondeu sem pestanejar:
“Trabalhei durante mais de 30 anos para os Eszterházy, uma riquíssima família aristocrática do Império Austro-Húngaro.
Durante metade do ano ficava com eles no Palácio de Eisenstadt, uma cidade a 50 km de Viena; durante a outra metade, no Palácio de Fertöd, no nordeste da Hungria”.
Haydn continua:
“Loucos por música, os Eszterházy mantinham uma orquestra privada para deleite próprio; meu trabalho era compôr música e reger concertos para eles. Fazendo isso por 30 anos, isolado, longe de qualquer centro musical, não ouvia quase nada dos outros compositores. Não ouvia o que estava na moda. Compunha o que vinha na minha cabeça, sem medo de críticas e comparações. Assim, me tornei original, e no final da carreira, fiquei rico e famoso!”
Podemos dizer que, de certa forma, Haydn ficou surdo; surdo para o mundo ao seu redor!
Por isso fez o que ninguém havia feito até então e conquistou o sucesso!
BEETHOVEN
Beethoven, como todos sabem, também ficou surdo, mas aí a coisa foi mais radical!
Ele ficou surdo MESMO!
E foi muito, muito mais longe que Haydn, o seu professor.
Sua música revolucionou o mundo, e chegou a influenciar a sociedade e a política da Europa.
Nenhum músico tinha feito isso até então!
Ninguém quer ficar surdo, é óbvio. Só de pensar na possibilidade, a gente imagina uma vida extremamente limitada, na qual tudo ficará mais difícil.
Mas aí vem Beethoven, e mesmo surdo – além das muitas outras doenças que o perturbaram por toda a vida, assunto para outra hora – dá um salto transcedental e faz uma música absolutamente original.
A gente então começa a pensar que neste mundo de excesso de informação, é preciso ser seletivo e escolher o que ouvir. Praticar a surdez seletiva.
Mas volto a esse assunto já- já!
SUICÍDIO!
Muita gente não sabe que Beethoven, quando se deu conta de que estava ficando surdo, pensou em se matar!
Não é balela, ele deixou isso escrito numa carta. Só que a gigantesca pressão psicológica que sofreu, acabou por funcionar como uma catapulta, e o jogou prá bem longe.
Ele foi catapultado para um mundo particular onde, isolado, ainda mais isolado do que Haydn, criou suas obras primas absolutas!
Então quando alguém pergunta:
“Como é que alguém pode compôr grande música sendo surdo?”,
eu respondo:
“Justamente por isso!”
Essa é realmente uma incrível história de surdez seletiva!
E eu me preparei para revelá-la, com todos seus detalhes.
MUITO PRAZER!
Já que estou lhe propondo ouvir-me contando essa história, devo me apresentar:
Sou o maestro João Mauricio Galindo.
Muitas pessoas me conhecem pelo programa que tenho há 15 anos na Rádio Cultura de São Paulo: o “Pergunte ao Maestro”.
Nesse programa eu respondo as perguntas enviadas pelos ouvintes, desvendando pouco a pouco esses segredos de que estou falando.
Além dessa atividade na Rádio, sou há 20 anos maestro da Orquestra Jazz Sinfônica Brasil, e há 18 anos maestro da série de concertos infantis beneficentes “O Aprendiz de Maestro”, produzida produzida pela TUCCA : associação de médicos que trata crianças e adolescentes carentes com câncer.
Na minha carreira fui regente de outras orquestras como a Amazonas Filarmônica, de Manaus, a Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, e a Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí.
Como convidado, estive à frente de várias outras orquestras Brasileiras, como as sinfônicas de Campinas, do Paraná, de Sergipe, da Bahia, Petrobrás-Sinfônica do Rio de Janeiro, entre outras.
No exterior, dirigi concertos em Cuba, Venezuela, Portugal, Turquia, Letônia, Lituânia, Sérvia e em várias cidades italianas, como Roma, Palermo e Bari
Meu trabalho com a divulgação da grande música de concerto é uma paixão!
Neste ano de 2020 o mundo comemora os 250 anos do nascimento de Ludwig van Beethoven, de modo que eu, já desde o ano passado, me debrucei sobre o tema.
Em dezembro de 2019 lancei um livro, pela Editora Contexto: “Beethoven, as muitas faces de um gênio
E pra completar a missão, programei uma série de cursos online sobre a vida e obra de Beethoven.
Em maio falamos da Nina Sinfonia.
Em junho foi a vez da Terceira Sinfonia, a “Sinfonia Eroica”.
As aulas estão bombando, e os alunos estão gostando!
Agora em julho será a vez do curso sobre a surdez de Beethoven.
Como aconteceu?
Como é possível compôr surdo?
Que efeitos a surdez produziu em sua música?
Serão três aulas online, com muita música, que acontecerão nos dias 25/07, 01/08 e 08/08, sábados, às 11 hs.
Note que o curso é modular: você pode fazer só uma ou duas aulas, sem prejuízo para o entendimento de cada uma, individualmente.
Eis a programação:
1a aula: Juventude, descoberta da surdez e desespero.
1770 A 1802
2a aula: Maturidade, aceitação e transcendência
1802-1818
3a aula: Surdez total. As obras primas dos últimos anos.
1818-1827
Repito: em cada aula, ouviremos muita música.
SURDO AOS POUCOS
Como você já deduziu, a surdez de Beethoven não foi repentina. Evoluiu gradativamente.
Os primeiros sinais surgiram quando ele tinha 27 anos de idade. Beethoven tornou-se completamente surdo nos 9 últimos anos de sua vida.
Assim, as três aulas acompanham essa verdadeira saga que foi o constante enfrentamento da doença, e sua superação.
SURDEZ SELETIVA
Eu sei que enriquecer a própria vida cultural não interessa de todo mundo.
É pena!
Mas também sei que, se chegou até aqui, é porque isso é realmente valioso para você.
Assim também é para a turma que estamos criando pouco a pouco; pessoas que sabem o quanto a cultura faz bem para o espírito.
São os praticantes da “surdez seletiva”: sabem escolher o que lhes faz bem!
Fica então aqui meu convite para conhecer a turma e participar do curso.
Como já disse, você pode se inscrever no curso todo, ou em uma ou duas aulas apenas.
Mas tenho certeza de que, se assistir a primeira, voltará pra ver as outras!
É só responder a este e-mail com a palavra “sim”, e eu lhe mandarei todas as informações necessárias!
E-mail: casl1959@yahoo.com.br
Abraços do maestro
João Mauricio Galindo