CHAMADA: Trabalhos para o 6º Congresso Brasileiro de Iconografia Musical

Prezados colegas e amigos,

A Comissão Organizadora do 6º Congresso Brasileiro de Iconografia Musical, a ser realizado de 24 a 27 de maio de 2021 nas instalações da UNICAMP, em Campinas (São Paulo), Brasil, convida à submissão online de trabalhos na forma de resumo (entre 300 e 500 palavras).

Nesta 6ª edição do evento, sob a temática “IMAGEM, MÚSICA, AÇÃO: Iconografia da cultura musical e(m) seus espaços de apresentação / representação” pretende-se provocar uma série de debates e intercâmbios acadêmicos e profissionais em torno das seguintes linhas temáticas:

Linha 1: Iconografia Musical enquanto objeto de pesquisa: abordagens ontológicas, epistemológicas, teóricas, práticas, metodológicas, processuais, patrimoniais, técnicas e/ou informacionais;
Linha 2: Fronteiras e desafios transversais da iconografia musical na cultura artística e musical, canônica ou tradicional;
Linha 3: Iconografia Musical: criação, produção, circulação, recepção nas tradições culturais e/ou culturas tradicionais;
Linha 4: Transversalidades na iconografia musical relativa às diversas tradições cênicas;
Linha 5: Fontes visuais relativas à música e sua informação nas diversas tradições culturais cênicas;
Linha 6: Desafios patrimoniais, museológicos, técnicos, tecnológicos, culturais e éticos em torno da iconografia na cultura geral, artística e/ou musical.

O tema escolhido para esta sexta edição do CBIM está centrado no ato de apresentar e suas múltiplas possibilidades de representação no domínio da cultura musical e visual. Uma das maneiras de encarar-se a música é como uma ação performática que acontece nos mais diversos tipos de espaço: público, privado, religioso, teatral, íntimo, social, etc. Os distintos significados associados a esse acontecimento nos diferentes espaços podem multiplicar-se e trazem, para os estudos de iconografia musical, novos desafios e abordagens. Se o decoro de lugar já era uma dos requisitos essenciais na retórica – e também na retórica musical, as relações entre o fazer musical, o espaço em que este fazer acontece, e as transformações ocasionadas em ambos tornam-se um campo rico a ser explorado. Somem-se a isso as várias discussões sobre representação e documentação, que vêm tornar a questão ainda mais complexa. Assim, a proposta deste CBIM é instigar a reflexão sobre esses assuntos, nos mais variados campos de conhecimento.

As propostas (inéditas e inseridas em alguma das linhas acima descritas) podem ser escritas em Espanhol ou Português e devem ser enviadas na forma de resumo (entre 300 e 500 palavras) pelo sistema de submissão online disponível em www.portaleventos.mus.ufba.br/ (clicando no link do congresso).

Chamada de trabalhos – 3 de agosto de 2020 a 31 de janeiro de 2021
Avaliação por pares – 1º de fevereiro a 19 de março de 2021
Publicação dos Resultados – 22 de março de 2021
Envio da versão final dos textos completos das comunicações aprovadas – até 24 de maio de 2021

Mais informações pelo site http://www.ridim-br.mus.ufba.br/6cbim2021/

Dr. Paulo M. Kühl – UNICAMP
Presidente do 6º CBIM

Dr. Pablo Sotuyo Blanco – UFBA
Presidente do RIdIM-Brasil