DIVULGAÇÃO: V Congresso Internacional de Música e Matemática – MusMat 2020

Perspectivas e aplicações da matemática nas teorias pós-tonais («Homenagem a Jamary Oliveira»)

08 a 12 de dezembro de 2020 (Edição Online)

O Grupo de Pesquisa MusMat e o Programa Pós-­‐Graduação em Música da UFRJ convidam pesquisadores(as), docentes, discentes e profissionais, em geral, da área de música para submeterem propostas de trabalhos para o V Congresso Internacional MusMat 2020, conforme as especificações desta chamada. O tema do Congresso será “Perspectivas e Aplicações da Matemática nas Teorias Pós-Tonais”. O processo de recebimento e seleção dos trabalhos ficará a cargo da Comissão Organizadora. As atividades do Congresso incluem: a) Conferências; b) Mesas-redondas; c) Comunicações orais e d) Concertos virtuais. Nessa edição, teremos a participação de autores renomados, como: Dmitri Tymoczko, David Temperley, Robert Peck, Scott Murphy, Mariana Montiel, Moreno Andreatta, Marcos Sampaio, Jônatas Manzolli, Nei Rocha, Pedro Kroger, Petrucio Viana, Francisco Aragão, Stephen Guerra entre outros.

SUBMISSÃO DE TRABALHOS

Cada autor(a) ou coautor(a) poderá submeter até três trabalhos para avaliação. As submissões deverão ser enviadas para o e-mail: congresso@musmat.org.

Os trabalhos aprovados deverão ser apresentados exclusivamente pelo(a) autor(a), ou, pelo menos, por um(a) dos(as) autores(as) do trabalho.

Serão aceitas inscrições de trabalhos para serem apresentados no Congresso na categoria Sessões de Comunicações.

SESSÕES DE COMUNICAÇÕES ORAIS

O trabalho submetido deve consistir de texto originado de pesquisa, produção artística ou experiência (de ensino, produção cultural, divulgação científica, por exemplo, ou relato de caso). O texto deve explicitar problema, objetivos, pressupostos teóricos e procedimentos utilizados, além de destacar os resultados finais (trabalho concluído), ou análise preliminar consistente, e as conclusões obtidas.

Cada comunicação terá a duração de 30 minutos, sendo 20 minutos para a apresentação do trabalho, seguida de 10 minutos de discussão.

Instruções para a formatação das submissões

Os trabalhos devem ser apresentados nos formatos “.doc”, “.rtf” ou “.pdf”.

O artigo deve ser escrito em português ou em inglês.

Os textos devem ser inéditos (não publicados, não em processo de publicação, não apresentados em outros eventos).

Os textos submetidos para avaliação não devem conter nome, filiação institucional, nem qualquer outro tipo de informação que permita a identificação do(a) autor(a) ou autores(as).

O texto deve ser formatado de acordo com as especificações do template disponível aqui. O texto deve ser estruturado com base nas seguintes normas:

A página deve ser configurada em tamanho A4, margens esquerda, direita, superior e inferior de 2,5 cm, fonte Georgia, sem espaçamento entre os parágrafos.

Título do trabalho, com apenas a primeira inicial maiúscula, sendo o subtítulo, se houver, iniciado em letra minúscula (tamanho 14, espaço simples, negrito, centralizado);

Nome do(a) autor(a) do trabalho (tamanho 12, espaço simples, itálico, alinhamento à direita), instituição de vínculo e e-­‐mail (tamanho 10, espaço simples, itálico, alinhamento à direita; seguido por uma linha em branco). Esses dados devem ser retirados no envio da submissão (sendo substituídos por “XXX”) e incluídos apenas na versão final do trabalho, caso aprovado;

Resumo do trabalho com cerca de 6 linhas (tamanho 10, espaço simples, 2 centímetros de indentação na margem esquerda, justificado);

Três a cinco palavras-­‐chave, separadas por ponto, com apenas a inicial de cada uma delas em letra maiúscula (tamanho 10, espaço simples, 2 centímetros de indentação na margem esquerda, justificado; seguidos por uma linha em branco);

Título, resumo e palavras-­‐chave do trabalho traduzidos (tamanho 10, espaço simples, 2 centímetros de indentação na margem esquerda, justificado; seguidos por uma linha em branco): o título, o resumo e as palavras-­‐chave devem ser apresentados no início do texto na língua utilizada no trabalho. Para os trabalhos em português ou espanhol, após esses itens, deve-­‐ se incluir a tradução dos mesmos para o inglês (todos os termos do title e todas as keywords devem ser iniciados com letra maiúscula); para os trabalhos em inglês, esses itens devem ser traduzidos para o português;

O corpo do texto deve ser escrito em fonte tamanho 12, espaçamento  1,5, sem indentação, alinhamento justificado e com recuo de primeira linha de parágrafo de 2 cm.

Caso o texto subdivida-­se em seções, os títulos das mesmas deverão ser em negrito, fonte tamanho 12, espaçamento 1,5, justificado.

Cada trabalho deve ter extensão mínima de 8 páginas e extensão máxima de 12 páginas (incluindo título, resumo, palavras-­‐chave e respectivas traduções, notas e referências).

Exemplos musicais (Ex.), figuras (Fig.), tabelas (Tab.) etc. devem ser inseridos no texto como figura, coloridas ou em gradações de preto (formato “.tif” ou “.jpg” em 300 dpi), numerados e acompanhados de legenda sucinta e elucidativa de no máximo 3 linhas (tamanho 10, espaço simples, centralizado, inserida sob a ilustração).

As iniciais dos nomes das notas musicais devem vir sempre em maiúsculas (Dó, Ré, Mi etc.). Para símbolos específicos como sustenido, bemol e bequadro é possível utilizar a fonte BACH. O download da fonte BACH pode ser feito na seguinte URL: http://www.mu.qub.ac.uk/tomita/bachfont

As notas devem ser incluídas apenas para informações complementares e comentários, em fonte tamanho 10, com espaçamento simples, justificado, como nota de rodapé.

Citações com até três linhas devem ser inseridas no corpo do texto (entre aspas, em fonte tamanho 12). As citações com mais de três linhas devem vir separadas como parágrafo e com indentação de 4 cm à esquerda (sem aspas, fonte tamanho 10, espaço simples, alinhamento justificado, sem itálico). Ambas devem ser seguidas por (AUTOR, ano: número de página).

Autocitações devem ser omitidas no corpo do texto e nas referências na versão de submissão para garantir avaliação em caráter anônimo, sendo substituídas por “XXX” na submissão e restabelecidas na versão definitiva do trabalho, caso aprovado.

Para a formatação das referências, ver o template disponível no site do Grupo MusMat.

A exatidão das referências constantes na listagem ao final dos trabalhos bem como a correta citação ao longo do texto são de responsabilidade do(a) autor(a) ou autores(as) do trabalho.

As normas de formatação que não estiverem previstas acima devem estar de acordo com as normas vigentes da ABNT.

As submissões que não atenderem a esse padrão não serão avaliadas pelos pareceristas.

PROCEDIMENTOS E PARÂMETROS DE AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS

Cada trabalho será avaliado por, pelo menos, dois pareceristas, com base nos seguintes parâmetros:

  1. Importância do trabalho para a área;
  2. Conteúdo e estrutura do trabalho;
  3. Resultados e conclusões do trabalho;
  4. Referência utilizadas.

CHAMADA DE OBRAS

Serão aceitas propostas de obras para as seguintes formações:

  1. Fagote Solo;
  2. Violão Solo;
  3. Soprano Solo;
  4. Violão e Soprano.

As obras não precisam ser inéditas e devem ter a duração máxima de 5 minutos. A partitura deve ser enviada em formato PDF para o email: congresso@musmat.org

CRONOGRAMA

Atividades Datas/prazos
Submissão dos trabalhos pelos autores 23/07 a 24/09
Chamada de Obras pelos compositores 23/07 a 01/09
Avaliação pela Comissão Científica 25/09 a 25/10
Divulgação dos artigos aceitos 26/10
Envio da versão final dos trabalhos 27/10 a 08/11
Resultado final da Seleção de Obras 15/09

Qualquer dúvida deve ser endereçada à Comissão Organizadora através do e-mail: congresso@musmat.org

Comissão Organizadora:

Carlos Almada (UFRJ) | Daniel Moreira (UFRJ) | Liduino Pitombeira (UFRJ) | Hugo Carvalho (UFRJ)