DIVULGAÇÃO: Maria Rita Stumpf lança álbum Inkiri Om em show com transmissões online através da Lei Aldir Blanc

Inkiri “o amor em mim saúda o amor em ti”-  língua de povo indígena do sul da Bahia Om, o mais importante mantra do hinduísmo, criador de todos os sons.

Em abril, a compositora e cantora Maria Rita Stumpf lança seu terceiro álbum em formato de vídeo, no show Somos Um com a participação de Paulo Santos (Uaktí) e Michelle Abu na percussão, Matheus Câmara – conhecido por seu projeto eletrônico como Entropia Entalpia –na guitarra, baixo e programações, Mayra Viner no violoncelo e Felipe Faraco nos teclados e baixo. A filmagem foi realizada no Estúdio dos Lagos, dirigida e editada por Dennis Phillipps. Na exibição será lançado ainda um clipe inédito do fotógrafo colombiano Daniel Ronderos para o Hai Kai das Borboletas. As transmissões foram viabilizadas através da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc (Lei 14.017/20 do Governo Federal).

As transmissões serão gratuitas.

As transmissões serão gratuitas.

15 de abril, quinta-feira, às 21h – Musicnonstop/FB

facebook.com/musicnonstopweb/

16 de abril, sexta-feira, às 21h – Teatro Alfa YouTube/FB

youtube.com/teatro alfa e facebook.com/teatroalfa

17 de abril, sábado, às 21h – Centro Cultural Olido/FB e Musicnonstop/YouTube

facebook.com/centroculturalolido/ e youtube.com/c/ClaudiaAssef

22 de abril, quinta-feira, às 21h – Teatro Alfa YouTube/FB

youtube.com/teatro alfa e https://pt-br.facebook.com/teatroalfa

24 de abril, sábado, às 21h – Maria Rita Stumpf e Antares SP/ FB e YouTube

facebook.com/mariaritastumpf/  youtube.com/mariaritastumpf

facebook.com/antarespromocoes youtube.com/antarespromocoestv

O show Somos Um apresenta dez músicas do álbum Inkiri Om entre composições de Maria Rita Stumpf e outros autores como Taiguara, Evandro Mesquita e Vinícius Cantuária, Nelson Ângelo e Fernando Brant, a chilena Violeta Parra e o gaúcho Nando D´vila. Traz ainda participações especiais de músicos que gravaram o álbum em estúdio. Dona Bahia traz poema de Gregório de Matos, o Boca do Inferno, que viveu no século XVII. Todas as letras estão na página do álbum no site da artista http://www.mariaritastumpf.com/

Inkiri Om foi lançado digitalmente em maio de 2020, em plena pandemia, com boa repercussão na mídia nacional e internacional. Em 2021 surge em formato de show online nesse momento de urgente necessidade de proteção aos povos indígenas e preservação do meio ambiente e valorização de temas humanistas, que permeiam o álbum.

“A essência humana é uma só, seja no Xingu ou em Manhattan”, define Maria Rita. “E a essência está na origem. Por não respeitarmos a origem estamos caminhando para nossa extinção como raça. Não à toa a capa do disco (desenvolvida pelo designer Juliano de Oliveira Moraes, a partir de pintura de Julio Saraiva e seleção da obra de Miguel Gontijo) traz o oroboro, figura mitológica que está em várias culturas e na minha vida”.

Participações Especiais

As seis transmissões previstas no Edital do PROAC LAB trazem participações de músicos exponenciais que participaram da gravação de Inkiri Om. Paulo Santos e Matheus Câmara em improviso gravado no Estúdio dos Lagos. Lui Coimbra, Jovi Joviniano e Marcos Suzano, além de Danilo Andrade e Kassin Kamal, todos desde suas casas ou estúdios.

Repertório Somos Um

Canção das Horas –  Maria Rita Stumpf
Somos Todos Índios –  Vinícius Cantuária e Evandro Mesquita
Sete Cenas de Imyra – Taiguara
Hai Kai das Borboletas –  Maria Rita Stumpf e Zé Caradipia
Participação Especial de Músicos Convidados
Água Benta –  Nando D´Ávila
Aavoth – Maria Rita Stumpf sobre tema tradicional
RunRun se fué pal Norte –  Violeta Parra
Dona Bahia – Maria Rita Stumpf (poema de Gregório de Matos)
Canoa Canoa – Nelson Ângelo e Fernando Brant
Cântico Brasileiro No 7 (Inkiri Om) –  Maria Rita Stumpf

Lançamento Documentário Inkiri Om

No dia 1º de Maio, sábado, 21h, será lançado no canal do YouTube e FB da artista e da Antares SP, e nos canais do Fábricas de Cultura – Poiesis  o documentário Inkiri Om que conta a história da gravação do álbum. Entrevistas com músicos, arranjadores, além de registros audiovisuais da gravação no Estúdio Aprazível e depoimentos do jornalista e crítico de música Leonardo Lichote e do maestro Gil Jardim costuram a narrativa e descrevem o processo criativo e de execução. Dirigido e editado por Ana Clara Salomão, Matheus Câmara e Maria Rita Stumpf, o documentário foi realizado com apoio da Lei Aldir Blanc através do PROAC LAB da Secretaria Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

Canais de transmissão:
facebook.com/fabricasdecultura

facebook.com/mariaritastumpf/  youtube.com/mariaritastumpf

facebook.com/antarespromocoes youtube.com/antarespromocoes

Maria Rita Stumpf

Gaúcha, dos Aparados da Serra, paisagem natural emblemática, Maria Rita Stumpf começou a escrever e compor aos 14 anos. Apresentou sua composição Cântico Brasileiro nº 3 em festivais no Rio Grande do Sul e essa veio a tornar-se mundialmente conhecida através de DJs e colecionadores de vinil, trazendo Maria Rita Stumpf de volta aos palcos e estúdio após 27 anos afastada. Em 1988 lançou o LP Brasileira, relançado em 2017 mundialmente, além de um single dedicado aos DJs. Antes disso havia lançado Mapa das Nuvens, em 1993, quando decidiu afastar-se dos palcos e seguiu carreira como empresária cultural com a Antares Promoções, sua empresa produtora. De lá para cá apresentou-se em festivais como Kino Beat, Dekmantel e Women´s Music Event. Vive em São Paulo desde 2016.

Ficha Técnica

Show Somos Um
Voz: Maria Rita Stumpf
Percussão e Efeitos: Paulo Santos (Uaktí)
Guitarra, Baixo, Programações, Sintetizador, Voz: Matheus Câmara (Entropia Entalpia)
Violoncelo: Mayra Viner
Percussão, Bateria e Voz: Michelle Abu
Teclados e Baixo: Felipe Faraco
Gravado no Estúdio dos Lagos
Direção e edição Dennis Phillipps – www.coresesons.com.br

Redes Maria Rita Stumpf

Spotify:https://spoti.fi/2SAHssd
YouTube: https://bit.ly/2xqQaSB
Site: www.mariaritastumpf.com
@mariaritastumpf
facebook.com/mariaritastumpf/

Assessoria de Imprensa
Miriam Bemelmans
(miriam@bemelmans.com.br)
(11) 3034-4997 e (11) 9 9969-0416
http://www.bemelmans.com.br
Facebook: @bemelmanscomunica
Instagram: @mbemel