CHAMADA: Revista MusiMid: Chamada para organização de dossiês

Revista Brasileira de Música e Mídia
Chamada para propostas de Dossiê Temático

A Revista Brasileira de Música e Mídia (Revista MusiMid) (Qualis B4) convida pesquisadores e pesquisadoras a submeterem propostas para a organização de dossiês temáticos, para as edições da revista dos anos de 2023 e 2024.

As propostas serão recebidas até o dia 30 de maio de 2023 no e-mail revistamusimid@gmail.com

Ao todo serão aceitas três propostas, a serem publicadas respectivamente em:
Proposta 1 – Segundo semestre de 2023 (vol. 4, n.º 2)
Proposta 2 – Primeiro semestre de 2024 (vol. 5, n.º 1)
Proposta 3 – Segundo semestre de 2024 (vol. 5, n.º 2)

1. Das propostas

1.1. Os dossiês deverão abordar a relação entre Música e Mídia a partir de suas diferentes abordagens, campos, metodologias e especificidades. Dentre os temas de interesse da Revista, destacam-se as questões relacionadas à performance e seus modelos:

– suas relações com corpo e suas diversas camadas de mediação, ao longo da história; o papel da tecnologia e as plataformas midiáticas nos processos da comunicação poética;

– a concepção de instrumento musical e sua interpolação com diversos dispositivos, existentes ou obsoletas (microfone, amplificação, alta-fidelidade), e plataformas midiáticas;

– as variações dos padrões de escuta, gosto e sensibilidade estética, mediante a introdução das diferentes mídias sonoras;

– as paisagens sonoras e as mudanças na sensibilidade; as interfaces da linguagem musical com outras linguagens artísticas;

– questões ligadas a contemporaneidade, globalização, identidade, pertencimento e vínculo afetivo, por meio da música;

– memória cultural, musical e midiática; constituição de valores estáveis na era do efêmero.

(Outras sugestões, favor consultar o comitê pelo endereço da Revista. Maiores informações sobreo escopo temático na apresentação da Revista, em www.revistamusimid.com.br)

1.2. Eventuais outros temas poderão ser avaliados pela comissão editorial no ato de submissão das propostas, mediante a versarem necessariamente a respeito de um dos campos seguintes campo: música/linguagem sonora ou mídia.

1.3. A organização do dossiê ficará a cargo de dois a três pesquisadores/as, com titulação mínima doutorando(a), provenientes de Instituições de Ensino Superior no Brasil ou no exterior.

Parágrafo único: terão preferência, mas não exclusividade, propostas que apresentem parcerias com integrantes de instituições estrangeiras e/ou de diferentes IES.

1.4. Cada dossiê aprovado poderá publicar até 10 (dez) artigos, sendo que em ao menos 1/3 destes o respectivo autor ou a respectiva autora deverá ter titulação de Doutor(a).

1.5. Todas as submissões seguirão as normas de avaliação da revista e só serão publicados os trabalhos com duas avaliações positivas.

2. Conteúdo das propostas dos Dossiês:

2.1 A proposta deve conter:

· Título do Dossiê

· Resumo do tema do dossiê

· Mini currículo dos pesquisadores(as) envolvidos como organizadores(as)

· Possíveis nomes dos autores(as) dos artigos (Previsão), instituições de vinculação e países de residência (lista de propostas, sem comprometimento de submissão e/ou publicação)

· Referências, se houver, mencionando apenas trabalhos citados no texto.

2.2. As propostas serão avaliadas pela Equipe Editorial da Revista MusiMid, mediante consulta conselho consultivo e deliberação pelo conselho editorial, comitê executivo e editora-chefe.

2.3. A avaliação considerará a relevância da temática proposta para o dossiê no campo das relações entre Música e Mídia, bem como sua adequação à política editorial da revista.

3. Das propostas selecionadas

3.1 Ao realizar a submissão e ter seu dossiê aprovado, os/as organizadores/as se comprometem a realizar ampla divulgação do dossiê com o apoio da equipe editorial

3.2 Os artigos deverão ser submetidos aos dossiês exclusivamente pela página da Revista (sistema OJS), sendo que os organizadores deverão atuar diretamente na plataforma contando com suporte da equipe editorial.

3.3. Os/as organizadores/as farão uma análise preliminar da submissão para verificar sua adequação à proposta do dossiê e ao escopo da Revista, mas a avaliação em si de cada artigo caberá aos avaliadores Ad Hoc indicados pelos/as organizadores/as do dossiê e devidamente cadastrados no sistema.

3.4. Os/as organizadores deverão redigir um texto de apresentação acerca do tema proposto.

3.5. Os/as proponentes atuaram única e exclusivamente na organização dos dossiês, ficando as demais seções sob responsabilidade da Equipe Editorial da Revista.

Parágrafo único: os/as organizadores/as de dossiê poderão propor o envio de resenhas, entrevistas e demais seções existentes na política editorial, no entanto qualquer uma destas proposições deverá ocorrer mediante consulta a equipe editorial.

3.6. Os/as organizadores/as deverão, ao final do processo editorial, realizar uma leitura de prova final da edição, verificando as paginações, cabeçalhos e organização do sumário do referido dossiê.

4. Cronograma

Prazo de submissão de propostas: 30 de maio de 2023.
Divulgação das propostas selecionadas: 15 de junho de 2023.
Início das submissões de propostas: a definir com os organizadores selecionados.

5. Considerações finais

5.1. Os casos omissos serão resolvidos pelo Conselho Editorial.

5.2. Integrantes do conselho consultivo e da Equipe Editorial não poderão submeter propostas de dossiês.

Equipe Editorial
Revista Brasileira de Música e Mídia – MusiMid
https://revistamusimid.com.br/

Heloísa de A. Duarte Valente Profª Titular Programa de Pós-Graduação em Comunicação – UNIP

MusiMid -Centro de Estudos em Música e Mídia/ Revista MusiMid

www.musimid.mus.br/ www.revistamusimid.com.br

Wagner Rodrigues Valente Prof. Livre-Docente em Educação – Unifesp

GHEMAT -Grupo Associado de Estudos e Pesquisas em História da Educação Matemática

http://www.ghemat.com.br