Ópera “As Bodas de Fígaro”: conheça um pouco mais sobre o elenco que se apresentará no Sesc Campinas

Entre os dias 27 e 29 de outubro acontece a execução de “As Bodas de Fígaro”, ópera encenada pela Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU), Ópera Estúdio Unicamp e Ocupação Lírica de Teatro Itinerante. As apresentações serão gratuitas e ocorrem no Sesc Campinas, a partir das 19h30 (dias 27 e 28, quinta e sexta, respectivamente) e a partir das 16h30 (no sábado dia 30).

A seguir, confira um pouco mais sobre o elenco de solistas que se apresentação nos três dias. Para conhecer um pouco mais sobre os diretores Angelo Fernandes (direção geral), Cinthia Alireti (direção musical) e Felipe Venâncio (direção cênica), clique aqui.

Biografia do elenco

Katherine Vitória, soprano

Iniciou seus estudos em 2009, no polo regional do Projeto Guri. Em 2014 participou do GR Lorena, também pelo Projeto Guri, onde atuou no musical “Lendas Amazônicas”, gravado em 2015 no Teatro São Pedro e apresentado na Sala São Paulo em prol do projeto TUCCA. Em 2018 entrou no Coro Jovem Sinfônico de SJC sob regência do Maestro Sergio Wernec, onde teve aulas de canto com a professora Lidia Schäffer. Cursa música na Unicamp e integra o naipe de sopranos do Coro Contemporâneo de Campinas desde 2021.

Luíza Campagnolo, soprano

Aluna do curso de Bacharelado em Música com habilitação em Voz pela UNICAMP, faz parte da classe do Prof. Dr. Angelo Fernandes. Já teve aulas com Carla Domingues, Andrea Kaiser, Michael Chance, Denise Yamaoka, Carolina Faria e Vitor Philomeno. Participou das recentes montagens do Ópera Estúdio da UNICAMP como O Morcego de J. Strauss e A Moreninha de E. Mahle.

Marília Carvalho, soprano

Integrou o Coro Juvenil da OSESP sob regência de Paulo Moura e Marcos Thadeu. Foi aluna de Albert Andrade e, desde o ano de 2020, estuda sob orientação do Prof. Dr. Angelo Fernandes, no curso de Bacharelado em Música, com habilitação em Voz da UNICAMP. É membro do Coro Contemporâneo de Campinas e do Ópera Estúdio da UNICAMP, nos quais atuou como solista do Stabat Mater de Pergolesi e na ópera A Moreninha de E. Mahle, no papel de Dona Ana.

Luis Felipe Souza, baixo

Bacharel em Música com habilitação em Canto pela USP, é mestrando em Música na área de performance pela UNICAMP, sob orientação do Prof. Dr. Paulo Kühl e co-orientação do Prof. Dr. Angelo Fernandes de quem é aluno de canto. Integra a Cia. Minaz de Ribeirão Preto, do Coro Contemporâneo de Campinas e do Ópera Estúdio UNICAMP, nos quais vem desenvolvendo ampla atividade como coralista e solista. Foi 2º lugar no Concurso Internacional Linus Lerner (2020), 1º no Concurso Carlos Gomes (2021) e 1º no Concurso Natércia Lopes (2022).

Daniel Luiz, barítono

Bacharel em Música com habilitação em Violão Clássico pela UNICAMP, cursa habilitação Voz, sendo aluno da classe de canto do Prof. Dr. Angelo Fernandes. Estudou na EMESP de 2014 a 2016. Integra o Coro Contemporâneo de Campinas e o Ópera Estúdio UNICAMP desde 2018 como coralista e solista, tendo participado de diversas montagens operísticas como Gianni Schicchi de G. Puccini (2018), O Morcego de J. Strauss (2019) e A Moreninha de E. Mahle (2022). Recentemente foi premiado com o 3º lugar no Concurso de Canto Natércia Lopes.

Juliana Kreling, soprano

Atualmente aluna da classe de canto do Prof. Dr. Angelo Fernandes no curso de Bacharelado em Música com habilitação em Voz da UNICAMP já estudou no Conservatório Leo Kestenberg (Alemanha) e nos EUA com Carlos Montané (Jacobs School of Music). Já participou de diversas montagens operísticas do Lyric Opera Studio Weimar (Alemanha), Theatro da Paz de Belém (Pará) e da recente montagem de A Moreninha de E. Mahle do Ópera Estúdio UNICAMP. Foi finalista no Concurso de Canto Natércia Lopes.

Rafaela Duria, mezzosoprano

Foi aluna da Escola Municipal de Música H. Villa Lobos. É bacharelanda em Música com habilitação em canto lírico pela Unicamp. Integra o Coro InCantus desde sua fundação. Integra o Ópera Estúdio Unicamp e o Coro Contemporâneo de Campinas desde 2018 compondo o naipe de contraltos e atuando como solista em obras com Réquiem Mozart e Stabat Mater de Pergolesi.

Karen Santos, soprano

Natural de Vinhedo/SP, estudou sob orientação de Carolina Galdames e Tiago Bezerra. Em 2019, tendo ingressado no curso de Bacharelado em Música com habilitação em Voz da UNICAMP, passou a integrar a classe do Prof. Dr. Angelo Fernandes. Desde então, participa como coralista e solista do Coro Contemporâneo de Campinas e do Ópera Estúdio UNICAMP. Destaca-se sua recente atuação como Carolina na ópera A Moreninha de E. Mahle.

Érica Moreira, soprano

Érica Moreira é natural da cidade de Amparo-SP, filha de músicos. Pelo Conservatório Integrado de Amparo, se formou no Curso Técnico de Música com habilitação em Canto Lírico, sob a orientação da Prof. Dr.ª Daniela Lino. Atualmente é integrante do Ópera Estúdio e graduanda em música pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Canto, na classe do Prof. Dr. Angelo Fernandes.

Weverton Silva, barítono

Barítono, cursa Bacharelado em Música com habilitação em canto lírico pela UNICAMP, na classe do Prof. Dr. Angelo Fernandes, e habilitação em Regência com o Prof. Dr. Carlos Fiorini. Estudou canto lírico com o baixo-barítono Leandro Cavini, e com o baixo Raphael Domeniche. É membro do Coral Unicamp “Zíper na Boca” e do Coro Contemporâneo de Campinas. Atuou no coro de diversas montagens do Ópera Estúdio Unicamp, onde atualmente atua como solista.

Clóvis Português, tenor

Bacharel em Música com habilitação em Voz pela UNICAMP, estuda sob orientação do Prof. Dr. Angelo Fernandes. Membro do Coro Contemporâneo de Campinas e do Ópera Estúdio UNICAMP, vem atuando em óperas e concertos como coralista e solista. Dentre suas principais atuações destacam-se sua participação como Monostatos na ópera A Flauta Mágica de Mozart, como Gherardo na ópera Gianni Schicchi de G. Puccini (em recente montagem realizada em Taubaté com elenco todo de cantores negros) e como Fabrício em A Moreninha de E. Mahle.

Sérgio Cardonha, tenor

Licenciado em Música pela UFSCar é, atualmente, mestrando em Música do Programa de Pós-Graduação em Música da UNICAMP, na área de práticas interpretativas, sob orientação do Pq. Dr. Tadeu Taffarello e coorientação do Prof. Dr. Angelo Fernandes, de quem é aluno de canto. Integra o Coro Contemporâneo de Campinas e o Ópera Estúdio UNICAMP, tendo atuado como Augusto na montagem de A Moreninha de E. Mahle. Junto ao Coral da USP de São Carlos foi solista do Oratório de Natal de Camille Saint-Saëns.

André Hernandes, barítono

Bacharelando em Música com habilitação em Voz pela UNICAMP desde 2020, integra a classe de canto do Prof. Angelo Fernandes, o Coro Contemporâneo de Campinas, o Madrigal Baobá e o Ópera Estúdio UNICAMP. Em 2019 interpretou Vlad em Anastasia, produzido pelo Conservatório Campinas. De 2017 a 2019, participou das montagens realizadas pelo Coral Unicamp Zíper na Boca, tendo ainda integrado o coro das óperas A Flauta Mágica de Mozart, La Traviata de Verdi e O Morcego de J. Strauss. Recentemente, atuou na ópera A Moreninha de E. Mahle.

Karine Franklin, mezzosoprano

Iniciou seus estudos de música em 2015 no Conservatório de Tatuí/SP. Atualmente, cursa o Bacharelado em Música, com habilitação em Voz da UNICAMP. É integrante do Duo Cantarsi (canto e cordas dedilhadas), cujo repertório é formado por obras da Idade Média ao século XX. Integra também o Coro Contemporâneo de Campinas e o Ópera Estúdio UNICAMP como coralista e solista. Recentemente participou da ópera A Moreninha de E. Mahle.

Thaís Costalonga, soprano

Estudou canto sob orientação das professoras Ciça Baradel e Vanessa Spíndola e do professor Marconi Araújo. Foi, ainda, aluna do Conservatório de Tatuí. Desde 2012 é aluna de Bacharelado de Música na UNICAMP, tendo já se graduado na habilitação Regência. Atualmente cursa a habilitação Voz, sendo aluna de canto da classe do Prof. Angelo Fernandes. É regente assistente do Coral MECCA e membro do Coro Contemporâneo de Campinas e do Ópera Estúdio UNICAMP. Recentemente foi premiada como melhor intérprete de ópera de Carlos Gomes no Concurso Carlos Gomes.

Personagens e intérpretes

Susanna, noiva de Figaro | Katherine Vitória, soprano |  Luíza Campagnolo, sopranoMarília Carvalho, soprano

Figaro | Luis Felipe Sousa, baixo

Conde de Almaviva | Daniel Luiz, barítono

Condessa de Almaviva | Juliana Kreling, soprano | Rafaela Duria, soprano

Cherubino, pajem do Conde | Karen Santos, soprano

Marcellina, governanta de Bartolo | Érica Moreira, soprano

Bartolo, médico de Sevilha | Weverton Silva, barítono

Basílio, professor de música | Clóvis Português, tenor

Don Curzio, juiz | Sérgio Cardonha, tenor

Antonio, jardineiro do Conde | André Hernandes, barítono

Barbarina, filha de Antonio | Karine Franklin, mezzosoprano | Thaís Costalonga, soprano

Serviço | As Bodas de Fígaro

27 e 28 de outubro, quinta e sexta, 19h30
29 de outubro, sábado, 16h30

Local: Galpão Multiuso do Sesc Campinas
Rua Dom José I, 270/333 – Bonfim, Campinas – SP, 13070-741

Entrada franca (entrada é gratuita e com ingressos limitados retirados com antecedência de duas horas na Central de Atendimento do Galpão).