Coordenação de Documentação de Música Contemporânea, Pesquisa, Documentação e Informação Musical.
- FESTIVAL: Belo Horizonte vai receber o Festival ‘’A Arte da Palavra’’ – promovido pelo Selo Karmim,
- CHAMADA: Revista MusiMid – Dossiê Economia do streaming e culturas musicais: estratégias de circulação e práticas de consumo de música digital
- DIVULGAÇÃO: Prêmio Anna Laura de Música Antiga – PALMA
- DIVULGAÇÃO: Partitura bilíngue da Ópera Ordem das Virtudes de S. Hildegard Bingen: estreia em maio no Brasil
- DIVULGATION: Cintas Foundation Fellowships for Composers that are Cuban or of Cuban Descent
FESTIVAL: Belo Horizonte vai receber o Festival ‘’A Arte da Palavra’’ – promovido pelo Selo Karmim,
FESTIVAL A ARTE DA PALAVRA TERÁ SUA TERCEIRA EDIÇÃO EM MAIO DE 2025, EM BH, E
HOMENAGEIA ÍCONES DA CULTURA MUSICAL E POÉTICA: FERNANDO PESSOA, ERNESTO
NAZARETH, DORIVAL CAYMMI E TOM JOBIM
Com um impacto cultural que transcende fronteiras, o evento promete encantar Minas Gerais,
o Brasil e o mundo. Sob a coordenação da produtora cultural Carminha Guerra e respaldado
pela Lei de Incentivo à Cultura (lei nº 22.944/18), o festival conta com apoios culturais do
Centro Cultural Unimed-BH Minas, Minas Tênis Clube, Rádio Inconfidência, Rede Minas e
Empresa Mineira de Comunicação e patrocínio da Cemig. Será realizado de 28 a 31 de
maio/25, às 20h, no Centro Cultural Unimed – BH Minas – à Rua da Bahia 2.244, na capital
mineira.
Terceira edição do projeto ‘’A Arte da Palavra’’, esse intento tem o propósito de despertar e
conscientizar o público sobre o valor e o poder da palavra em suas diversas formas: falada,
escrita, musical e poética. A iniciativa também homenageia mestres da palavra, destacando
artistas de trajetórias únicas e de reconhecimento nacional e internacional. Neste ano, o
festival celebrará figuras icônicas como Fernando Pessoa, pelos 90 anos de sua morte; Ernesto
Nazareth, pelos 90 anos de sua morte;
Programação do Festival “A Arte da Palavra”
- 28/5 – Quarta feira – 20h – Concerto comentado sobre Ernesto Nazareth com a pianista Maria
Teresa Madeira - 29/5 – Quinta feira – 20h – Palestra ” O Pai Nosso dos Poetas ” sobre Fernando Pessoa com a
professora Maria de Lourdes Gouveia – Sala multimeios/ entrada franca - 30/5 – Sexta feira – 20h – Fernando Pessoa & Luciano Luppi: ‘’Cenas Poéticas’’
- 31/5 – Sábado – 20h – Musical em homenagem a Caymmi e Tom Jobim com Gilvan de Oliveira
(violão), Mauro Rodrigues (flauta), Eneias Xavier (Contrabaixo acústico), Cyrano Almeida
(bateria), Luísa Mitre (piano) e Guda Coelho (percussão) – CONVIDADA ESPECIAL – ALINE
CALIXTO (VOZ)
Os ingressos para o festival ‘’A Arte da Palavra’’ estarão disponíveis na plataforma Sympla e na
bilheteria do Teatro, a partir de abril, das 12h às 20h e poderão ser adquiridos pelo valor de R$
40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia). Não perca a oportunidade de participar dessa experiência
cultural única e enriquecedora!
Local: Centro Cultural Unimed – BH Minas – R. da Bahia 2244 – Tel.: (31) 35161360
Assessoria de Imprensa – Studium Eficaz Comunicação (31) 99968-0652 / (31) 98214-3956
Sobre o Selo Karmim
Em agosto de 2025, o Selo Karmim completa 38 anos de existência com a realização de várias
produções musicais, da música instrumental à poesia, tanto para o público adulto quanto
infantil. Idealizado pela produtora cultural, Carminha Guerra, o Selo Karmim produz e promove
festivais que valorizam as culturas brasileira e mineira. Difunde de maneira democrática, a
música, a arte e a poesia. Começou como uma produtora fonográfica com o objetivo de gravar,
pois havia muitos músicos mineiros que não tinham registros. “Era muito carente essa questão
da gravação aqui em Minas.” A primeira gravação do Selo Karmim foi “A Floresta do
Amazonas”, última obra escrita por Villa-Lobos, um poema para orquestra, coro masculino e
solo da Maria Lúcia Godoy, com a regência do maestro Henrique Morelenbaum. A partir daí,
vários outros projetos foram surgindo, como a gravação da pianista Tânia Cançado, “Tributo a
Ernesto Nazareth”, que foi indicado ao Prêmio SHARP; o lançamento do violonista Gilvan de
Oliveira, com o LP “Cordas e Corações”; o LP “Vinicius nas Cordas de Gilvan, os CDs: Retratos,
Sol e Traquina; a série infantil “Cantos e Encantos”, “Lua de Papel”, “Sementes do Amanhã”
Coral infantil Cariúnas; e “Cirandas”. Marco Antônio Guimarães, um resgate do folclore
brasileiro, com a releitura do Marco Antônio Guimarães; as poesias gravadas com os poetas
Thiago de Mello, Helena Jobim e Adélia Prado; e gravações de grandes mestres, como: Rufo
Herrera, Fernando Araújo, Cleber Alves, entre outros.
O Selo Karmim acredita na dimensão criadora do homem, identifica os horizontes da cultura –
objeto da criação e torna viáveis os caminhos do artista – criador. “Homenagear os mestres é
um culto à nobreza humana, um sentimento de respeito e gratidão”, ressalta Carminha
Guerra, idealizadora e organizadora desse Festival.
Î Voltar ao topo
CHAMADA: Revista MusiMid – Dossiê Economia do streaming e culturas musicais: estratégias de circulação e práticas de consumo de música digital
Prazo de Submissão: até 16 de junho de 2025.
Estimativa de publicação: agosto/ setembro de 2025.
Editores convidados: Leonardo De Marchi (UFRJ) e Gustavo Ferreira (Universidade de Toronto).
Após anos de experimentações de novos modelos de negócio de música digital, os serviços de streaming de áudio e vídeo se tornaram o método predominante de distribuição de música digital em praticamente todos os mercados do mundo. Essa centralidade trouxe consigo uma série de mudanças na forma como os consumidores passaram a ouvir música, assim como os músicos produzem suas obras. Da parte do consumo, o formato da playlist se tornou o preferencial para se ouvir e promover música digital e os sistemas de recomendação automática de música adquiriram crescente importância ao se tornarem inescapáveis para o acesso aos catálogos das empresas. Da parte da produção de música, o modus operandi dos serviços de streaming também altera as estratégias de composição e lançamento das músicas. Diante dos baixos retornos monetários pagos pelas plataformas digitais por cada view ou play, muitos artistas têm adotado diferentes táticas para a condução de suas carreiras: o conceito de álbum tem dado espaço para o lançamento de compactos (singles) em sequência, o formato de banda tem sido preterido em favor do cantor-compositor solo, as novas composições têm seguido a lógica dos sistemas de recomendação a fim de que estes a incluam nas playlists mais ouvidas. Além disso, a música produzida por Inteligência Artificial generativa (GenAI) já se coloca como o mais novo desafio para a indústria da música, o que levanta diversas preocupações: seria a GenAI capaz de substituir os artistas humanos? Qual é a estética da música produzida por GenAI? Como essa nova tecnologia afetará as leis de direitos autorais? Como é possível proteger compositores e intérpretes humanos diante de uma tecnologia?
Este dossiê convida as/os pesquisadoras/es a apresentarem artigos científicos que reflitam sobre essa indústria da música digital em seus aspectos mais diversos: novas práticas de consumo de música, análises e avaliações de sistemas de recomendação musical, estratégias de produção de música, a economia da música digital e seus efeitos sobre a comunidade dos músicos, análise das legislações de regulação dos serviços de streaming de música, políticas culturais voltadas para fomentar a diversidade cultural no mercado de música digital do países do sul global, o uso de GenAI para a produção de música e seus efeitos práticos para a economia da música assim como os efeitos sobre as leis de direitos autorais, entre outros aspectos que ajudem a entender o que é, como funciona e em que se transformará a indústria da música na era digital.
Submissões em : www.revistamusimid.com.br
Î Voltar ao topo
DIVULGAÇÃO: Prêmio Anna Laura de Música Antiga – PALMA
Escrevemos esta mensagem para comunicar que em breve anunciaremos formalmente a realização do Prêmio Anna Laura de Música Antiga – PALMA, a ser realizado em São Paulo durante o mês de julho deste ano, para que já se inicie a formação de grupos e o estabelecimento de repertório.
O Prêmio tem como finalidade promover a performance de jovens músicos(as) e musicistas brasileiros(as) dedicados ao repertório da Idade Média até meados do século 18, usando técnicas de execução e convenções estilísticas historicamente informadas.
Serão aceitas inscrições de grupos de música antiga de, no mínimo, 2 (dois) integrantes, e no máximo, 12 (doze) integrantes, formados por músicos e musicistas de nacionalidade brasileira ou estrangeiros naturalizados, com idade média dos integrantes do grupo não superior a 30 anos.
Pedimos a gentileza que inicie a divulgação do prêmio aos interessados.
O PALMA oferecerá prêmios em dinheiro, bem como concertos aos três primeiros colocados.
Fique atento, pois em breve publicaremos o edital do PALMA com os detalhes!
Saudações,
Coordenação do Prêmio
Rodolfo Henrique Fischer
linkedin.com/in/rudi-fischer
Associação Anna Laura
https://annalaura.org.br/
Î Voltar ao topo
DIVULGAÇÃO: Partitura bilíngue da Ópera Ordem das Virtudes de S. Hildegard Bingen: estreia em maio no Brasil
A partitura da ópera ORDO VIRTUTUM de S. Hildegard de Bingen foi publicada em versão bilíngue latim/português de Dr. Zoltan Paulinyi pela Editora Clube de Autores. https://clubedeautores.com.br/livro/ordo-virtutum-ordem-das-virtudes-partitura-bilingue-em-latim-e-portugues-espiral
Estreia será em maio de 2025, em Brasília Asa Norte, com Schola Cantorum de Brasília e Orquestra KOPA sob direção de Paulinyi. Compositores interessados em aderir ao corpo discente para orquestrar a ópera, favor inscreverem-se diretamente com Zoltan Paulinyi (61)986534811 Zoltan@Paulinyi.com
Î Voltar ao topo
DIVULGATION: Cintas Foundation Fellowships for Composers that are Cuban or of Cuban Descent
Dear Friends and Colleagues,
Given my role with the foundation, I want to ask that you please pass on the following link with information regarding the Cintas Foundation Brandon Fradd Fellowships to any composers that may be Cuban and/or of Cuban descent (having a Cuban parent or grandparent counts no matter where they reside).
https://www.cintasfoundation.org/fellowships#music
The fellowship comes with a $25,000 fellowship for project(s) and is primarily awarded based on the artistic merit of the work submitted. In addition, there is no stipulation regarding the style and/or aesthetics of the music being composed and/or where the composer resides. Composers of contemporary classical, jazz works, and other works of all types have received the award. The panels typically include musicians/composers familiar with multiple genres and aesthetics including popular forms.
The only restriction beyond being Cuban or of Cuban lineage is that only graduate students and professionals can apply. Performers are not eligible unless they compose and are submitting/proposing their compositions. This year’s deadline for submissions is May 1.
Please do not hesitate to contact me and/or have anyone interested with questions contact me.
Thank you in advance for your assistance with getting the word out.
All the best,
Orlando
Dr. Orlando Jacinto Garcia
Distinguished University Professor
Program Coordinator for Music Composition
Composer in Residence, FIU School of Music
Founder/Director New Music Miami ISCM Festival
Resident Composer Miami Symphony Orchestra
FIU CARTA – Mana Wynwood
318 NW 23rd Street, Office 104
Miami, FL 33127
Tel: 305-919-5633
Email: garciao@fiu.edu
Web: https://www.orlandojacintogarcia.com/
Web: music.fiu.edu
Web: https://carta.fiu.edu/mana/
Î Voltar ao topo