A revista ORFEU comunica a PRORROGAÇÃO da CHAMADA DE TRABALHOS para o dossiê POÉTICAS DA COMPOSIÇÃO CONTEMPORÂNEA até 30/04/2020.
O dossiê Poéticas da Composição Contemporânea tem como editores convidados os professores Luigi Antonio Irlandini (UDESC) e Sérgio Kafejian (FASM/USP)
A Revista ORFEU convida compositores, teóricos, musicólogos e intérpretes a colaborar com o dossiê POÉTICAS DA COMPOSIÇÃO CONTEMPORÂNEA. Completamente dedicado à poética da composição musical em seu sentido mais amplo, procuramos dar espaço e visibilidade ao ato e pensamento criativos na composição contemporânea em potencialmente todos os seus aspectos, desde técnicas, processos, métodos e procedimentos da composição até o contexto poiético mais amplo dos compositores, suas estéticas ou filosofias, que, em muitos casos, se tornam interdisciplinares. O objetivo deste dossiê é fomentar a troca e diálogo sobre experiências, práticas e problemáticas que, apesar do aparente isolamento do trabalh o da composição, podem se mostrar supreendentemente compartilhadas. Por isso é importante dar oportunidade às compositoras e compositores, para que possam discorrer sobre sua tomada de posição frente a uma estética ou uma técnica, suas abordagens, propostas e posições artísticas, sejam elas individuais ou coletivas, e que possam compartilhar sobre suas escolhas dos materiais a serem empregados, as formas de apresentação, as técnicas de elaboração do material sonoro, o pensamento formal, o ato de compor e as decisões que ele envolve. Composição espectral, estocástica, neo-modal, intuitiva, ritualística, interativa, improvisada, eletroacústica e eletrônica, nova simplicidade e nova complexidade são apenas algumas das correntes composicionais possíveis nos dias de hoje. Com este dossiê, abe rto a todas elas, esperamos obter uma amostra significativa do panorama internacional e global da composição musical do século XXI.
Os trabalhos devem ter entre 6.000 a 12.000 palavras (sem incluir título geral, resumo, palavras-chave e referências), podem ser escritos em inglês, espanhol ou em português. As diretrizes para autores estão disponiveis no seguinte link:
http://www.revistas.udesc.br/
Os pesquisadores não devem citar seus próprios nomes nos documentos enviados. Os trabalhos submetidos serão avaliados por pareceristas ad-hoc e a versão final do documento deve seguir as orientações, comentários e feedback sugeridos no processo de revisão.
Data final para submissão de trabalhos ao Dossiê : 30 de abril de 2020
http://revistas.udesc.br/
Caso os autores não estejam cadastrados no sistema da Revista Orfeu, é necessário fazer o cadastramento.
http://revistas.udesc.br/
Questões ou dúvidas sobre as informações acima, escrevam para revistaorfeu@gmail.com com o assunto Dossiê “Poéticas da Composição Contemporânea”.
Artigos com temática livre, Traduções, Resenhas e Entrevistas, e Estreias, recebem submissões em regime de fluxo contínuo.
Teresa Mateiro
Guilherme Sauerbronn de Barros
Editores da Revista ORFEU – PPGMUS/UDESC
Contato: revistaorfeu@gmail.com
CALL FOR PAPERS for the special issue on CONTEMPORARY COMPOSITION POETICS extended until April 30, 2020
The Special Issue on CONTEMPORARY COMPOSITION POETICS, will be coordinated by the invited editors Sergio Kafejian (FASM/USP) and Luigi Antonio Irlandini (UDESC).
ORFEU is a publication of the Postgraduate Programme in Music (PPGMUS) of the Centre for the Arts (CEART) of Santa Catarina State University (UDESC) and welcomes academic work which has national and/or international scope.
The ORFEU Journal invites composers, theorists, musicologists and performers to collaborate with the dossier CONTEMPORARY COMPOSITION POETICS. Entirely dedicated to the poetics of musical composition in its wider sense, we seek to promote and provide space to the creative act and thought in contemporary composition. This includes, potentially, all its aspects, from compositional techniques, processes, methods and procedures to the composers’ wider poietic context, their aesthetics or philofophy of music, which, in many cases, becomes interdisciplinary. Experiences, practices and predicaments may seem isolated in the individual composers’ work, but they may turn out to be surprinsigly shared. The dossier’s goal is to stimulate dialogue and exchange about them, providing the opportunity for composers to speak about their decision making regarding aesthetics or techniques, their artistic position and propositions and approaches, whether individual or collective , so th at they will share about their choices of materials, forms of presentation, techniques of ellaboration of sound material, formal thought, the act of composing and the decisions involved in it. Spectral, stochastic, neo-modal, intuitive, ritualistic, improvised, interactive, electronic, electroacoustic composition, new simplicities and new complexities, these are only some of the compositional trends possible nowadays. With this dossier, open to all of them, we hope to obtain a significative sample of the global and international panorama of music composition in the 21st century.
*If you are not registered on the ORFEU Journal system, please register yourself as an author before submitting your paper.
Link for registration on the ORFEU Journal system:
http://revistas.udesc.br/
Link for submissions:
http://revistas.udesc.br/
Link for Guidelines:
http://www.revistas.udesc.br/
Teresa Mateiro
Guilherme Sauerbronn de Barros
Editors of ORFEU Journal – PPGMUS/UDESC
Contact: revistaorfeu@gmail.com