CIDDIC e GGBS apresentam: O Morcego, opereta cômica de J. Strauss

O cartaz do evento apresenta fundo preto, possui orientação em formato paisagem e é dividido em três núcleos: parte esquerda, parte direita e rodapé. No canto superior esquerdo, lemos, em letras menores: "GGBS e CIDDIC apresentam". Mais abaixo, seguindo alinhados à esquerda, em letras maiores, lemos: "O Morcego, opereta cômica em 3 atos de Johann Strauss". Mais abaixo e em letras menores, lemos: "Orquestra Sinfônica da Unicamp Coral Unicamp "Zíper na Boca" Ópera Estúdio Unicamp Coro Contemporâneo de Campinas Angelo Fernandes, direção geral Felipe Venancio, direção de cena Cinthia Alireti, direção musical e regência" À direita, temos um desenho geométrico em roxo, amarelo e azul que imita o formato de um morcego em pleno voo. À direita do desenho, lemos: "Theatro Municipal de Paulínia 05/09, 5a f., 20h 06/09, 6a f., 20h 07/09, sáb., 20h 08/09, dom., 18h R$30,00 (inteira) | R$15,00 (meia) Classificação indicativa: 12 anos" No rodapé, lemos "Realização" e temos, em seguida, os seguintes logos: Unicamp, COCEN, CIDDIC, OSU, Zíper na Boca, Coro Contemporâneo de Campinas. A seguir, lemos "Apoio" e temos, em seguida, os seguintes logos: Prefeitura Municipal de Paulínia e SANASA Campinas. A seguir, lemos "Patrocínio" e temos, em seguida, o logo do GGBS. Por último, lemos "Ingressos" e temos, em seguida, o logo da Alpha Tickets.

Orquestra Sinfônica da Unicamp e Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS) seguem parceria na produção de mais uma ópera no Theatro Municipal de Paulínia.

O compositor francês Jacques Offenbach disse ao seu colega austríaco “Você deveria escrever operetas, Herr Strauss”. Assim nasceu a interessante produção de operetas, que inclui “O morcego”. Sem a intenção de ter um enredo complexo, mas colocando-se francamente a serviço do entretenimento, trata-se de um espetáculo que promete grande diversão ao público. Uma comédia com trechos muito conhecidos, incluindo as Valsas Vienenses, “O morcego” não deixa a plateia indiferente. A história se passa no último dia do ano, transformando a obra em repertório comum no encerramento das atividades de teatros de ópera e mesmo de orquestras pelo mundo. O libreto é de Carl Haffner e Richard Genée, uma adaptação da peça “O Réveillon”, de Henri Meilhac e Ludovic Halévy.

A história

Nas vésperas de um baile na residência do príncipe Orlofsky, Eisenstein deve se apresentar na prisão para cumprir oito dias por desacato a uma autoridade. Seu amigo, Dr. Falke, o convence a não se entregar naquela noite e ir ao baile. Há alguns anos Falke, vestido de morcego, foi vítima de uma brincadeira de Eisenstein e abandonado, fantasiado e embriagado, em uma praça pública, virando motivo de chacota da população local pela manhã. Secretamente Falken convence a empregada, Adele, a ir ao baile também, e depois à mulher de Eisenstein, Rosalinde, para ir com uma máscara. Os próximos dois atos contam os encontros e desencontros dos personagens no baile e depois na delegacia de polícia.

Este projeto é uma ação sociocultural patrocinada pelo Grupo Gestor de Benefícios Sociais da Unicamp (GGBS) e voltada prioritariamente para a comunidade de servidores, pesquisadores e docentes da Unicamp. A montagem é feita em parceria da Orquestra Sinfônica da Unicamp com o Ópera Estúdio Unicamp, Coral Unicamp “Zíper na Boca” e Coro Contemporâneo de Campinas, com apoio da Prefeitura Municipal de Paulínia e da Sanasa Campinas.

Diretores

Cinthia Alireti, direção musical e regência

Imagem de Cinthia Alireti: Cabelos Loiros escuros, pele branca. Veste camiseta preta e calça jeans preta e segura sua batuta na mão esquerda. Plano de fundo cinza escuro.Regente titular e codiretora artística da Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU). Idealizadora e coordenadora do Fórum Gestão Orquestral e Compromisso Social e do Projeto Identidade, Música e Arquitetura. Realizou edições críticas de óperas barrocas para o Festival della Valle d’Itria (Itália). Trabalhou e se aperfeiçoou com artistas tais como Mark Minkowski, Ton Koopman, Mr. John Poole, Stanley Ritchie, Roberto Paternostro, Rodolfo Fischer, Juan Pablo Isquierdo, John Nelson, Cleber Papa, Sonia Rubinsky, Gilberto Tinetti, Carmen Tellez, John Harrington, Imre Palló, Thomas Baldner, Paige Whitley-Bauguess, Elisabeth Wright. Bacharel em Composição Musical (Universidade de São Paulo), Publicidade e Propaganda (Faculdade Armando Alvares Penteado), realizou mestrado franco-alemão em musicologia (Université de Paris IV – Sorbonne, e Universität des Saarlandes, Saarbrücken) e doutorado em regência coral e orquestral (Universidade de Indiana – Bloomington, EUA).


Felipe Venancio, concepção, direção de cena e cenografia

Imagem de Felipe Venancio: Pele parda, cabelos pretos e barba. Veste camisa social preta com detalhes na manga na cor vermelha, calça social preta, gravata e suspensórios vermelhos. Poltronas de teatro vermelhas no plano de fundo da imagem.Mestrando em Artes da Cena e Bacharel em Artes Cênicas pela Unicamp. Atuou e títulos como “Macbeth” (Shakespeare), “O Casamento do Pequeno Burguês” (Brecht), “Antígona” (Sófocles) e na ópera “Três Sombreros de Copas” (Ricardo Llorca). Junto ao Ópera Estúdio Unicamp assina a direção de cena de “A Flauta Mágica” e “Bastiene e Bastienne” de W. A. Mozart e “La Traviata” de G. Verdi. Como assistente de direção participou de festivais como o “Festival Amazonas de Ópera” (Manaus) e o “Ópera al Parque” (Bogotá/Colômbia) trabalhando com grandes solistas e diretores. Tem suas pesquisas e trabalhos voltados para a preparação corporal e direção de coros e óperas no interior Paulista.


Angelo Fernandes, direção geral

#OSUacessível Imagem de Angelo Fernandes: Pele branca, cabelos pretos e barba. Veste um paletó preto com camisa social azul com detalhes na cor branca. Folhagens verdes ao fundo da imagem.Docente do Departamento de Música (IA/UNICAMP), doutor e mestre em Música pela UNICAMP, especialista em Regência Coral e bacharel em Música (piano) pela UFMG. Foi orientado por Carlos Alberto Pinto Fonseca, Eduardo Hazan, Lucas Bretas, Isabel Maresca, Inácio de Nonno, Adriana G. Kayama, Eliane Fajioli, Amin Feres, entre outros. Tem se dedicado ao estudo da técnica vocal na prática coral dos diversos períodos históricos e estilos de música para coro e sua aplicação na performance coral atual, além da obra coral/vocal afro-brasileira de Carlos A. P. Fonseca. É diretor artístico do Ópera Estúdio e do Coro Contemporâneo de Campinas, grupo do qual também é regente, e coordenador do CIDDIC.


Serviço

“O Morcego”, opereta cômica em 3 atos de Johann Strauss

05 de setembro, quinta-feira, 20h
06 de setembro, sexta-feira, 20h
07 de setembro, sábado, 20h
08 de setembro, domingo, 18h

Theatro Municipal de Paulínia

Ingressos:
R$30,00 (inteira)
R$15,00 (meia)
Estarão disponíveis hoje à noite no site: www.alphatickets.com.br

 

*convidamos a todos à doação de um quilo de alimento não perecível, nos dias do espetáculo, que será destinado a entidades assistenciais do município de Paulínia.

Orquestra Sinfônica da Unicamp
Coral Unicamp “Zíper na Boca”
Ópera Estúdio Unicamp
Coro Contemporâneo de Campinas
Cinthia Alireti, direção musical e regência
Felipe Venancio, concepção, direção de cena e cenografia
Angelo Fernandes, direção geral
Classificação indicativa: 12 anos

Theatro Municipal de Paulínia

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