Concerto do Combo da ELM no Teatro de Arena da Unicamp

Acontecerá na próxima quarta-feira, dia 22 de Junho de 2022, às 19 horas, no Teatro de Arena da Unicamp, o concerto do Combo da Escola Livre de Música. O repertório transita desde de Beethoven até clássicos da Bossa Nova.

Funcionando como um dos cursos oferecidos pela ELM, o COMBO (combinação de instrumentos) oferece a oportunidade de um ambiente de prática musical orientada. O curso é oferecido abertamente para docentes, servidores, alunos e a comunidade externa de Campinas e região. O objetivo é de reunir instrumentistas de diversos níveis, instrumentos e idades para fazer música explorando suas potencialidades em uma prática inclusiva. Neste curso, além dos ensaios regulares, os alunos realizam exercícios rítmicos, ensaios de naipe, promovendo uma  melhora na técnica e refinamento artístico. Eles também têm aulas de apreciação musical, leitura de partitura e procedimentos de ensaio, como equilíbrio sonoro e afinação. O diferencial deste curso está no fato de que sua metodologia pedagógica foca no aluno e, a partir do mesmo, elabora a construção do repertório. Todos os arranjos são adaptados exclusivamente para as aulas,  proporcionando um ambiente acolhedor segundo as habilidades iniciais e também um nível correto de desafio, estimulando o desenvolvimento musical do aluno e do grupo. O curso representa uma importante referência para outros grupos mais tradicionais da região, pois a prática orientada leva em conta o cuidado e a preocupação com este desenvolvimento musical, ao invés de ser apenas um simples grupo de repertório, no qual o participante se sente estagnado no sentido do aprendizado.

O curso é ministrado pelo professor de trompete da Escola Livre de Música, Israel Calixto, formado em pedagogia pela Unasp. Iniciou no trompete com José Calixto, e em música, na Banda da Guarda Mirim de Campinas com José Macário. Estudou trompete com Professor Clóvis Beltrami (Unibanda).

Serviço: Combo ELM

Quarta-Feira, 22/06/2022, 19hs – Teatro de Arena da Unicamp