Concerto dos Grupos de Câmara da ELM

Acontece nesta próxima quinta-feira, dia 26 de maio de 2022, no Espaço Cultural Casa do Lago, o primeiro concerto dos Grupos de Música de Câmara da ELM em 2022. A Orquestra de Saxofones, coordenada por professor Miguel Clemente e os Grupos de Trompetes, coordenados pelo professor Israel Calixto, farão uma apresentação repleta de ritmos, gêneros e riqueza sonora destes instrumentos tão encantadores e imprescindíveis para qualquer que seja o repertório musical.

Orquestra de Saxofones: A Orquestra de Saxofones da ELM se compõe de alunos de saxofone da Escola Livre de Música. Tal formação camerística faz parte dos grupos estáveis que realizam concertos no campus, apresentado à comunidade o resultado de seus trabalhos. O repertório é variado, composto de peças heterogêneas desde o caráter renascentista, barroco, passando até pela música popular brasileira. Em suma, os arranjos são
adaptados para tal formação (competências, habilidades, sonoridade do grupo) fomentando uma proposta pedagógica integrativa, colaborativa e humanista. O material didático utilizado pela orquestra é próprio e foi criado pelo Prof. Dr. Manuel Falleiros, coordenador do grupo que antecedeu o atual, Prof. Ms. Miguel Clemente. Atualmente o grupo conta com a participação de 14 componentes, de competências heterogêneas. O grupo utiliza normalmente o instrumental assíduo dentro do quarteto clássico de saxofones onde participam saxofone soprano, alto, tenor e barítono. O grupo, de forma regular, interpreta peças em três vozes de saxofone alto, duas vozes de saxofone tenor e uma de saxofone barítono. Desde 2018 o presente grupo faz parte de uma pesquisa de doutorado embasada no fomento da expertise musical com base no uso de atividades criativas, tese desenvolvida pelo instrutor do grupo Miguel Clemente.

Grupos de Trompetes: O curso de trompete tem o objetivo de oferecer ao aluno um conteúdo prático e técnico com o instrumento através da prática diária e leitura do conteúdo aplicado em aula. As técnicas são adquiridas pelo aluno através de estudos orientados pelo professor com o uso de métodos adequados para o ensino de acordo com o desempenho de cada aluno na prática coletiva e individual. Os estudos são aplicados a partir de métodos de ensino e seguem um planejamento que visa dar ao aluno uma base sólida de conceitos sobre o instrumento, ao mesmo tempo fornecer um aprendizado criativo com qualidade no desempenho no trompete. O resultado esperado do estudo do curso de trompete é formar alunos com um
senso crítico e consciente do seu desempenho como músico e trompetista, o mais preparado possível para a execução musical em seus diversos estilos, preparando para atividades afins no meio musical.

Serviço: Concerto dos Grupos de Música de Câmara da ELM.

Local e data: Espaço Cultural Casa do Lago – dia 26 de maio de 2022, quinta-feira – 19 horas.