III Fórum Gestão Orquestral e Compromisso Social: o Público da Música de Concerto

Cartaz fórum gestão orquestral 2017

Data: Segunda-feira, 15/5/2017.
Local: Centro de Convenções, auditório I – Unicamp
Site: www.ciddic.unicamp.br/forum

As edições anuais do fórum “Gestão Orquestral e Compromisso Social” visam a atualização de representantes culturais vinculados à orquestras sinfônicas, ou ao exercício, ativos na região do sul e sudeste do Brasil, no que se refere a questões de planejamento artístico e administrativo.

Nesta terceira edição, o fórum terá como tema central a análise do público frequentador de concertos e as questões que influenciam tanto na expansão quanto na renovação deste grupo. Questões sobre formação, atualização e profissionalização do músico, do produtor e do gestor cultural, tendo como premissa o compromisso artístico e social, permanecerão como a base de todas as discussões.

Idealização e Curadoria

Cinthia Alireti

Equipe organizadora

Cinthia Alireti
Nicole Somera
Guilherme Rebecchi
Elizabeth da Silva Cornélio

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PROGRAMAÇÃO

Manhã

9h – Abertura
Integrantes da mesa:
Prof. Dr. Claudiney Carrasco (Secretário de Cultura de Campinas e professor do IA/Unicamp)
Profa. Dra. Denise Garcia (Coordenadora do CIDDIC e professora do IA/Unicamp)
Maestrina Cinthia Alireti (Regente da Orquestra Sinfônica da Unicamp e Idealizadora do Fórum)
Apresentação: Quinteto de Sopros OSU

Apresentação musical do QUINTETO DE SOPROS DA OSU

9h30 – Mesa I: Curadoria Musical
Debatedores:
Maestro Júlio Medaglia (Curador do programa “Grandes Maestros, Grandes Rádios” da Rádio Cultura)
Maestrina Mônica Giardini (Regente da Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo)
Prof. João Marcos Coelho (Curador da série de música contemporânea da CPFL Cultura)
Mediadora:
Profa. Dra. Denise Garcia (Coordenadora do CIDDIC e professora do IA/Unicamp)

10h40 – Pausa

11h – Palestra: “Arquivos Musicais e Desafios na Difusão de Novo Repertório no Brasil”
Palestrante:
Maria Elisa Peretti Pasqualini (Coordenadora do Arquivo Artístico do Theatro Municipal de São Paulo)

12h – 14h – Almoço

Tarde

14h – Mesa II: Divulgação da Música de Concerto
Debatedores:
Nelson Kunze (Diretor da Revista Concerto)
Mariana Garcia (Analista de Comunicação da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais)
Prof. Rebello Alvarenga (Idealizador e proprietário do portal Música & Sociedade: um novo pensar e agir)
Mediador: Danilo Leite Fernandes (Produtor e apresentador na Rádio Educativa de Campinas)

15h20 – Pausa

15h40 – Mesa III: Os Novos Públicos da Música de Concerto
Debatedores:
Maestro Abel Rocha (Professor da UNESP e regente da Orquestra Sinfônica de Santo André)
Mariana Garcia (Analista de Comunicação da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais)
Vânia Pajares (Diretora Musical e regente de teatro musical)
Mediadora: Maestrina Cinthia Alireti (Regente da Orquestra Sinfônica da Unicamp – OSU/CIDDIC)

17h – Encerramento

 

REALIZAÇÃO: CIDDIC, OSU

APOIO: GGBS, CDC.


Convidados:

Júlio Medaglia

Júlio MedagliaDiplomou-se em regência sinfônica pela Escola Superior de Música da Universidade de Freiburg na Alemanha. Foi um dos fundadores do Tropicalismo e autor do arranjo original da música “Tropicália” de Caetano Veloso que deu origem ao movimento. Cargos ocupados: Diretor do Instituto Estadual de Comunicação do Rio, da Rádio Roquette Pinto do Rio de Janeiro; Supervisor Musical Artístico da Rede Globo; Diretor do Teatro Municipal de São Paulo, do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, do Festival de Inverno de Campos do Jordão, da Universidade Livre de Música, do Centro Cultural São Paulo; regente da Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília. Há 30 anos apresenta programa diário na Rádio Cultura FM em São Paulo. Há 10 anos é responsável pelo programa Prelúdio na TV Cultura.

 


João Marcos Coelho

João Marcos Coelho Jornalista, crítico de “O Estado de S. Paulo”, articulista da revista “Concerto” e colaborador do “Valor Econômico”. Foi crítico musical nas redações de “Veja” e “Folha de S. Paulo”. Em 2009, o “No Calor da Hora – música e cultura nos anos de chumbo”, livro de sua autoria, foi finalista do Prêmio Jabuti. Coordena desde 2004 os concertos de música contemporânea do Instituto CPFL de Cultura, em Campinas, para o qual produziu e dirigiu 3 álbuns de música contemporânea brasileira. Desde 2004, produz e apresenta o programa semanal “O Que Há de Novo”, e, desde 2008, o programa “Música Contemporânea” e as seções “CD da Semana” (semanal) e “Compositor do Mês” (diário) na Rádio Cultura FM em São Paulo. Para o Selo SESC, produziu e dirigiu os livretos-DVDs da série “O Som da Orquestra”: “Piano – uma história de 300 anos”, “A Família das Cordas” e “A Democracia das Madeiras” e o CD “Cage +”. É autor do livro “Pensando as músicas no século XXI – invenção e utopia nos trópicos” a ser publicado em 2017 pela Editora Perspectiva.

 


Mônica Giardini

Mônica GiardiniDoutora e mestre pela USP, com formação em piano e bacharel em violão e Pedagogia Plena. Recebeu o Troféu Mulher em Sol Maior, em 1999, o Prêmio Mulheres no Mercado, em 2004, e o Prêmio Excelência Mulher, em 2011, concedido pela CIESP. Participou como regente de conferências e congressos de Bandas Sinfônicas no Brasil, África do Sul e Argentina, e, como regente adjunta, da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo. É regente titular da Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo (BSJESP), da Sinfônica de Sopros de São Paulo.

 


Maria Elisa Peretti Pasqualini

Maria Elisa Peretti PasqualiniMestre em Música pela UNESP São Paulo. Dirigiu, por 12 anos, o Centro de Documentação Musical e a Editora Criadores do Brasil, ambos da Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo). Lecionou Harmonia, Contraponto e Regência Coral na Universidade Livre de Música e atuou como Coordenadora do acervo da discoteca da Fundação Padre Anchieta (FPA) – Centro Paulista de Rádio e TV Educativas. Coordena, hoje, o Arquivo Artístico do Theatro Municipal de São Paulo.

 


Nelson Rubens Kunze

Nelson KunzeNascido em São Paulo (1958), graduou-se em Engenharia (USP, 1982) e Música (Conservatório Musical Brooklin Paulista, 1982). Realizou, entre os anos de 1984 e 1987, cursos de extensão em Música e Comunicações na Escola Superior de Artes de Berlim e na Universidade Técnica de Berlim na Alemanha. Atua como editor e colunista da Revista CONCERTO (desde 1995) e do Site CONCERTO (desde 2006), publicados pela empresa, da qual é fundador, sócio e diretor, Clássicos Editorial Ltda. Foi membro do Conselho Deliberativo da Orquestra Sinfônica da USP (2001-2005) e membro do Conselho de Administração da Organização Social Associação dos Amigos do Centro de Estudos Musicais Tom Jobim (2006-2007).

 


Mariana Garcia

Mariana GarciaAnalista de Comunicação da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, desde junho de 2016. Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pela UFMG. Gerencia e produz conteúdo – tais como texto, roteiro, direção de vídeos, registro e edição de fotografias – para o site e outras plataformas digitais, e atua em contato com o público on-line da orquestra. Em sua trajetória profissional colaborou com vários projetos culturais na criação de conteúdo para mídias sociais e cobertura fotográfica, principalmente na área do cinema e do teatro.

 


Rebello Alvarenga

Rebello AlvarengaIdealizador, criador e proprietário do portal Música & Sociedade: um novo pensar e agir, resultado de ampla e densa pesquisa acerca do universo musical pelo prisma da sociedade. Licenciado em Música pelo Instituto de Artes da UNESP. Autor de dezenas de trilhas sonoras para diversas mídias, como teatro, cinema e dança e compositor de música de concerto em uma extensa variedade de gêneros. Ministra palestras e cursos nas áreas de Composição, Piano, História da Música e Trilha Sonora.

 


Abel Rocha

Abel RochaEspecialista em ópera com destacada posição no cenário brasileiro por uma atuação versátil e diversificada no repertório sinfônico e na direção musical de espetáculos cênicos. Regente titular e Diretor Artístico da Orquestra Sinfônica de Santo André (OSSA) e Diretor do Projeto Fábrica de Óperas do Instituto de Artes da UNESP São Paulo. Professor e regente em diversos festivais de música e Professor de Regência da UNESP São Paulo. Bacharel em Música – Composição e Regência (1986) pela UNESP, Mestre em Regência (1992) pela escola de música alemã Hochschule für Musik Robert Schumann, e Doutor em Música (2008) pelo Instituto de Artes da UNICAMP.

 


Vânia Pajares

Vânia PajaresFoi docente da UNICAMP e da Escola Municipal de Música de São Paulo. Foi professora de Ópera Estúdio na FiamFaam/FMU e do Estúdio Broadway. Foi correpetidora e regente de palco no Theatro Municipal de São Paulo. Indicada como Melhor Pianista ao Prêmio Carlos Gomes. Com a soprano inglesa Lynne Dawson, tocou no Teatro Colón, na Argentina. Atuou como Assistente de Direção Musical das Óperas do Theatro Municipal de São Paulo. Fez a Direção Musical e piano da ópera brasileira Domitila. Cantou em óperas e obras sinfônicas, além de recitais e concertos com piano, na música erudita, e com bandas de pop e hard rock. Em 2006, gravou canções para mezzo-soprano de Carlos Gomes para o livro Minhas Pobres Canções, de Niza Tank. No teatro de prosa foi preparadora vocal e musical das peças Os Lusíadas e Romeu e Julieta. Em 2004, dividiu o palco com Eva Wilma, na peça Primeira Pessoa. Há dez anos, sua estreia foi em My Fair Lady, atua como Diretora Musical e Regente de grandes produções de Teatro Musical.

 


Danilo Leite Fernandes

Danilo LeiteAtua como jornalista desde os 18 anos. Nascido em Santos. Morou em São José dos Campos, São Paulo e Campinas. Graduado em Jornalismo (1996) pela Escola de Comunicação e Artes da USP, desde 1998, atua como jornalista da Prefeitura de Campinas. Foi Assessor de Imprensa da Secretaria de Cultura e da Sinfônica de Campinas. De 2010 a 2012, atuou nas Relações Públicas dos Concertos Paulínia. Fez parte da equipe que inaugurou, em 1999, a Rádio Educativa de Campinas FM, emissora na qual, desde 2009, produz e apresenta semanalmente o programa Fractal que trata de eventos culturais da região de Campinas.

 


Denise Garcia

Denise GarciaCompositora paulista, professora de composição no Departamento de Música da Universidade Estadual de Campinas, onde atua desde 1985. Bacharel em Música pela USP, Mestre em Artes pela Unicamp e Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Realizou estudos de especialização em composição na Musikakademie Detmold e na Musikhochshule de Munique. Fez estágio de doutorado junto ao INA-GRM em Paris. Realizou pós-doutorado junto à Escola de Música da UFRJ. Como compositora desenvolveu trabalhos experimentais para teatro junto ao LUME/UNICAMP, dedicou-se à música eletroacústica assim como à música instrumental, em especial nos últimos anos à música sinfônica. Teve obras apresentadas pela Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí, Orquestra Sinfônica de Campinas, Orquestra de Câmara da ECA/USP, Orquestra Sinfônica da USP, Orquestra Sinfônica de Santo André e Orquestra Sinfônica da Unicamp. Tem dois CDs solos publicados e várias publicações de obras em coletâneas. Desenvolve pesquisa acadêmica na área de análise de música eletroacústica, e tem feito pesquisas musicológicas da música brasileira do século XX. Tem significativa experiência no campo administrativo, tendo atuado na UNICAMP como Coordenadora Associada do Curso de Graduação em Música, Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Música e Coordenadora dos Cursos de Pós-graduação do Instituto de Artes. E desde 2010 é Diretora do CIDDIC – Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural da Unicamp.

 


Cinthia Alireti

Cinthia AliretiRegente titular e Codiretora Artística, desde 2012, da Orquestra Sinfônica da Unicamp. Idealizadora e Curadora do Fórum Gestão Orquestral e Compromisso Social (criado em 2015 e organizado pelo CIDDIC/Unicamp). Idealizadora e Coordenadora do projeto Identidade, Música e Arquitetura (criado em 2016 em Campinas, contou com apoio do Instituto dos Arquitetos do Brasil e Direção da compositora Denise Garcia). O projeto combina performances de música sinfônica e música de câmara com a história dos patrimônios da cidade, explorando acústicas e espaços públicos como forma de comunicação. Como musicóloga, realiza edições críticas de óperas barrocas em apresentações ao vivo, transmissões pela RAI e registros em CD para o Festival della Valle d’Itria na Itália. Formou-se Bacharel em Composição Musical (Universidade de São Paulo) e em Publicidade e Propaganda (Faculdade Armando Alvares Penteado), Mestre e Doutora em Regência Coral e Orquestral em música antiga (Universidade de Indiana em Bloomington nos EUA) e Mestre em Musicologia (Université de Paris IV – Sorbonne, e Universität des Saarlandes, em Saarbrücken).