![Maria Luiza Kfouri (Créditos da foto: reprodução)](https://i0.wp.com/conteudo.imguol.com.br/c/esporte/1f/2023/06/27/irma-de-juca-kfouri-1687870585747_v2_450x450.jpg?resize=450%2C450&ssl=1)
A jornalista Maria Luiza Kfouri faleceu na manhã da segunda-feira, 3 de julho de 2023.
Apaixonada pela música popular brasileira, Maria Luiza juntou ao longo de anos um grande acervo discográfico. Pensando em compartilhar democraticamente esse material, criou o site Discos do Brasil, que se tornou uma fonte de pesquisa importantíssima para quem trabalha com a música popular fonografada e também para o público.
No final do ano passado, Maria Luiza me chamou a sua casa. Já sabendo de seu quadro de saúde e preocupada com o destino de seu precioso acervo, me perguntou se haveria interesse da Unicamp em recebê-lo e se eu atuaria para viabilizar esse processo.
Honradíssima com a missão, propus ao meu colega Prof. Dr. Angelo Fernandes, diretor do CIDDIC, a criação do Centro de Memória da Música Popular (CEMUPOP), tarefa para qual também convidei minha colega Prof.ª Dr.ª Thais Nicodemo.
Recebemos o acervo no início deste ano e estamos trabalhando intensamente, com a ajuda fundamental de alguns alunos da graduação, para que o mais breve possível esse precioso acervo que hoje constitui o CEMUPOP, esteja à disposição dos pesquisadores.
Mais uma vez agradeço imensamente à minha amiga Maria Luiza Kfouri, que mesmo diante de um momento tão difícil, atuou com generosidade e amor à música popular do Brasil.
Prof.ª Dr.ª Regina Machado