Quinteto de Metais da Orquestra Sinfônica da Unicamp se apresenta em Barão Geraldo e na Adunicamp

#OSUacessível Cartaz do evento. Possui informações que podem ser encontradas no final do e-mail. Fundo azul-claro com figuras geométricas em formato de um labirinto na parte inferior da imagem. Logotipos dos realizadores e apoiadores do evento no canto direito da imagem.

O Quinteto de Metais da Orquestra Sinfônica da Unicamp é uma das formações camerísticas da orquestra e conta, para este programa, com os músicos: Oscarindo Roque Filho e Samuel Brisolla (trompetes), Silvio Batista (trompa), Fernando Hehl (trombone) e Rafael Machado (tuba).
O repertório deste programa levará ao público peças do repertório tradicional para esta formação e arranjos especiais de música brasileira

#OSUacessível Fotografia do Quinteto de Metais da Orquestra Sinfônica da Unicamp. Os músicos estão sorrindo e segurando seus instrumentos. Vestem roupas casuais.

A Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU)

Foto da Orquestra sinfônica da Unicamp

Créditos da foto: Marilia Vasconcellos

A Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) é um corpo artístico profissional, mantido pela Universidade Estadual de Campinas, que está vinculado ao Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural da Unicamp (CIDDIC).

Fundada em 1982, a OSU realiza concertos, óperas, gravações, espetáculos multimídia, programas de educação e formação de público, música de câmara, atuando paralelamente como laboratório de pesquisa em criação e performance musical. Seus projetos também incluem o Fórum Gestão Orquestral e Compromisso Social, que tem por objetivo a atualização de líderes e gestores do meio sinfônico, e o Projeto Identidade, Música e Arquitetura, em parceria com o Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), que leva música e história aos prédios e espaços públicos da cidade de Campinas.

Em 2010, lançou o seu primeiro CD, intitulado “Novos Universos Sonoros”, com patrocínio da Petrobras, que reúne obras inéditas de compositores brasileiros, escritas para orquestra e grupos de câmara. Gravou, em 2013, o CD “Panorama da Música Brasileira Vol. 1” e, em 2018, o CD “Teuto-brasileiro”, contemplado pelo edital FICC.

Inúmeras produções de óperas foram realizadas em parceria com o Ópera Estúdio Unicamp, o Coral Contemporâneo de Campinas e o Coral Unicamp Zíper na Boca, tais como, “As Bodas de Fígaro”, “Don Giovanni”, “O Empresário” e a “Flauta Mágica”, de W. A. Mozart, e ainda pilares do repertório romântico, como “O Elixir do Amor” de G. Donizetti, “La traviata” de G.Verdi, “Gianni Schicchi”, de G. Puccini e “O Morcego” de J. Strauss. Paralelamente a obras do repertório lírico tradicional, a OSU também realizou, em 2016, a estreia da ópera multimodal “Descobertas” de Jônatas Manzolli e a montagem da ópera barroca “Les Plaisirs de Versailles”, contemplada no edital FICC em 2012.

Com a produção da “A Flauta Mágica”, em 2017, a OSU realizou a primeira ópera com recursos de acessibilidade da Região Metropolitana de Campinas.

SERVIÇO
Quinteto de Metais da OSU: obras do repertório tradicional para Quinteto de Metais e música brasileira

15 agosto, quinta-feira, 20h
Adunicamp (Unicamp)

16 agosto, sexta-feira, 15h
Núcleo de Ação Social de Campinas

Concertos com entrada franca!

Quinteto de Metais da OSU:
Oscarindo Roque Filho, trompete
Samuel Brisolla, trompete