Tradicional Concerto de Boas-Vindas da OSU une música clássica e hip hop

Concerto de Boas-Vindas da Orquestra Sinfônica da Unicamp 2024

No dia 7 de março, a Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) divide o palco com o Coletivo Conduta de Rua – CdR – no tradicional Concerto de Boas-Vindas, marcando o início do ano letivo para calouros e veteranos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Sob regência de sua diretora artística, Cinthia Alireti, a OSU irá trazer diversos clássicos populares do repertório sinfônico, entre outros, as aberturas das óperas A Força do Destino, de Verdi, La Gazza Ladra, de Rossini, Ruslan e Ludmila, de Glinka, a Dança do Fogo, do ballet “El Amor Brujo”, de Manuel de Falla, além dos arranjos sinfônicos de Abduzidos e InteriArte, composições do multi-instrumentista e MC do Coletivo Conduta de Rua, Eliel Maximiano, convidados especiais no concerto. Os créditos dos arranjos são do violonista, e arquivista da OSU, Leandro Ligocki e da maestrina Cinthia Alireti.

O Conduta de Rua surgiu em 2017 com a proposta de inovar e unir gêneros como o rap, rock e também poesias de impacto. Contam com mcs de batalha, slam e beatbox. Essa linguagem traz à tona, as vivências e frustrações de seus integrantes e relativos, muitas vezes política e social. “Cresci em uma zona periférica da cidade, muito marginalizada, onde nem se podia sair para brincar pelo alto índice de opressão e violência. Aos 8 anos de idade, encontrei refúgio na música, através do beatbox e do rap”, afirma Maximiano, idealizador do grupo. Com essa vocação, Eliel Maximiano também estudou violino, teclado, e hoje atua como produtor e MC do Conduta de Rua, que desde então, vem difundindo o rap e a poesia falada nas escolas públicas, universidades, nas batalhas, e em eventos culturais.

Segundo Alireti, “as orquestras sinfônicas possuem capacidade própria de ambiência sonora e psicológica, que se estende através de um repertório vasto, mágico, trazidos de diversas tradições. E estas tradições tiveram origem muitas vezes na espontaneidade das manifestações populares em cada período, do enlace entre músicos, dançarinos, atores, etc. Por isso, me encantei com o trabalho do Eliel e do CdR e enxerguei um potencial interessante na fusão das nossas ambiências com as deles, porque elas traduzem um espaço contemporâneo, onde diferentes vozes da sociedade se lançam e criam raízes em repertórios tão mágicos…”

A apresentação acontecerá no Teatro de Arena da Unicamp, no dia 7 de março, a partir das 19h. Este evento gratuito é aberto a toda a comunidade acadêmica e ao público em geral.

Serviço | Concerto de Boas-Vindas da Orquestra Sinfônica da Unicamp

• data: 7 de março, quinta-feira, às 19h
  • local: Teatro de Arena, Unicamp, R. Elis Regina, Cidade Universitária, Campinas – SP
  • entrada gratuita