FESTIVAL: II FESMUVI – Festival de Música Virtual da UFMS e do CIDDIC/UNICAMP

Vem aí a segunda edição do Festival de Música Virtual (FESMUVI)!

Evento totalmente on-line e gratuito acontece entre 28 e 30 de abril

Tocar um instrumento, cantar, improvisar, editar partituras, pesquisar e até ensinar. Essas e tantas outras atividades fazem parte do dia a dia de músicos profissionais, e é através delas que a música continua a ser transmitida para todos que buscam uma nova profissão, novas experiências emocionais ou sensoriais, um novo hobby ou, de acordo com a ciência, uma forma de aumentar suas conexões neurais. Sim, está provado que aprender música nos torna mais inteligentes e combate a depressão.

Tendo como pano de fundo o contexto solitário trazido por conta da pandemia e conhecendo o poder transformador dos diversos benefícios da música para a sociedade, o Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural (CIDDIC) da UNICAMP e a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) visam compartilhar curiosidades, pesquisas, workshops de instrumentos musicais e concertos virtuais na segunda edição do FESMUVI, o Festival de Música Virtual, evento que acontece entre os dias 28 a 30 de abril com transmissão ao vivo e gratuita via YouTube e Zoom.

O Festival irá abordar o fazer musical e as diferentes carreiras da área da música através de 15 workshops e 5 palestras-conversas realizadas por professores universitários, pesquisadores e músicos profissionais. Todas as atividades serão gratuitas, com participação garantida através das inscrições no site do evento.

Dentro da programação dos workshops os alunos poderão se inscrever em aulas de regência, composição, violão, violino, violoncelo, contrabaixo, trompa, trombone, flauta, clarinete, oboé, fagote e percussão, além de uma aula sobre o método Willems de educação musical.

As palestras, que irão acontecer em forma de entrevistas e bate-papos, visam revelar os caminhos da profissão coral no Brasil e as diferentes ideias sobre a improvisação musical, além de abordarem a importante tarefa do editor musical e do musicólogo, profissionais que resgatam músicas, tradições e personagens de outra época e localidade para transmitirem aos intérpretes e ao público do presente.

O II Festival de Música Virtual aproveita a oportunidade para convidar alunos e professores para um recital virtual. O objetivo da ação é a divulgação do trabalho de voluntários, além de oferecer uma forma diferente de confraternização.

INSCRIÇÕES EM: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdY3N0H72CdMwTPruaALXjgN2EjhlGF2i4YyWx6akTln12HXA/viewform

Veja a programação completa em: https://www.ciddic.unicamp.br/ciddic/ii-fesmuvi-festival-de-musica-virtual-da-ufms-e-do-ciddic-unicamp/