Informativo Eletrônico Semanal CDMC


Coordenação de Documentação de Música Contemporânea, Pesquisa, Documentação e Informação Musical.

Regras para solicitar divulgações no informativo semanal CDMC

Como solicitar uma divulgação no informativo semanal CDMC

Enviar um e-mail com a divulgação desejada para o endereço fwciddic@unicamp.br contendo o resumo da divulgação no corpo da mensagem, com as seguintes informações:
  • Data
  • Horário
  • Local do Evento
  • Link com a fonte da notícia
Enviar apenas mensagens envolvendo o tema música, são aceitos: Concursos, chamadas, divulgações, festivais, notícias e concertos. *Enviar a mensagem em texto simples (sem figuras ou anexos). Importante: O prazo da solicitação da divulgação é de no máximo 1 (um) dia antes da divulgação do informativo semanal, ou seja, às quartas-feiras. Para começar a receber ou cancelar o recebimento do informativo semanal CDMC, acesse o link: www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/cdmusica-l


CONCERTO: Música no Museu – 28 anos – setembro 2025, mês dos pianos

Prosseguindo as comemorações de seus 28 anos e mantendo a tradição,  Música no Museu
apresenta pianos neste mês de setembro nos seus vários espaços. Ainda que todos os concertos sejam importantes, festejando a Temporada França-Brasil 2025, destacamos o recital em homenagem aos 100 anos de falecimento de Erik SATIE e 150 anos de morte de George BIZET, este último, autor da  ópera Carmen, uma das mais queridas do público, no dia 24 de setembro, no Centro Cultural Banco do Brasil.

Também destacamos as apresentações da Orquestra de Ukeleles e da  Banda Sinfonica Nacional no Espaço Sesc, a  pianista Licia Lucas no Palácio São Clemente e a  palestra da pesquisadora Aurea Domenech na Biblioteca Nacional sobre a música da Região Nordeste dentro da série Sons do Brasil.

Esperando por vocês, saudações musicais, Sergio da Costa e Silva- Diretor de Música no Museu- www.musicanomuseu.com.br– tel:(21)  3854-2880 


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CONCERTO: Coral Unimed-BH celebra legado do Mestre Félix em concerto histórico em Jaboticatubas

Um concerto que resgata a história musical de Minas Gerais 

No dia 31 de agosto de 2025, o Coral Unimed-BH, em parceria com o Ministério da Cultura, a Faculdade de Sabará e com patrocínio máster do Instituto Unimed-BH, se apresenta no Centro Cultural de Jaboticatubas em um concerto especial que marca a entrega oficial do acervo de manuscritos do Mestre Félix – compositor, regente e figura central na cultura musical mineira do século XIX.
O evento celebra a conclusão de um projeto de digitalização, catalogação e difusão de suas obras, incluindo a disponibilização online de partituras e documentos históricos. O repertório do concerto contempla obras do repertório coral ocidental, com destaque para a execução do “Padre Nosso”, uma das composições sacras mais emblemáticas de Mestre Félix.

A trajetória do Mestre Félix: do violino infantil ao legado imortal 
Nascido em Sabará (1834) e radicado em Jaboticatubas, Antônio Félix de Souza Maia iniciou seus estudos musicais ainda criança com o Mestre José João. Aos 12 anos, já se apresentava como violinista em saraus locais. Sua vocação o levou ao Imperial Conservatório de Música do Rio de Janeiro, onde se formou com o título de Mestre em Música, após indicação do renomado paleontólogo Peter Wilhelm Lund ao Imperador Dom Pedro II. 
De volta a Minas Gerais, tornou-se professor no Colégio de Macaúbas (primeiro colégio feminino da província), onde conheceu sua esposa, Emília Marques Affonso, filha de uma das famílias mais influentes da região. Em Jaboticatubas, fundou uma orquestra, um coral e uma banda musical (1873), formados por familiares e talentos locais, como seus filhos Pedro, Májulo, Juvenal e Macário, além de integrantes da comunidade. Sua obra é citada pelo musicólogo Francisco Curt Lange como parte essencial do patrimônio musical mineiro. 

O acervo: 150 anos de história preservada 
O precioso acervo do Mestre Félix foi custodiado por gerações de sua família, desde seu filho Pedro Pedralho até sua bisneta Núzia Souza Maia, que o doou à Faculdade de Sabará em 2020. Entre 2019 e 2020, a bisneta Marli Nogueira Starling Maia Guerra e seu esposo, Dr. Mário de Lima Guerra, realizaram a primeira digitalização das 2.915 páginas de manuscritos (incluindo 108 peças musicais e 78 documentos históricos), mesmo durante a pandemia. 
Em 2023, o maestro e musicólogo Márcio Miranda Guerra Pontes liderou a catalogação definitiva e a disponibilização online do acervo no site Tesouros Musicais Brasileiros (http://tmb.sabra.org.br/), projeto viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e que contou com o patrocínio máster do Instituto Unimed-BH. 

“Este concerto não apenas homenageia um gênio musical, mas devolve sua obra à comunidade, onde sempre pertenceu” – destaca o maestro Márcio Pontes.

Não perca essa celebração da cultura e da história musical de Minas Gerais!

Serviço:
Data: 31 de agosto de 2025
Horário: 16h
Local: Centro Cultural Valério Dias Duarte – Jaboticatubas (MG)
Evento: Solenidade de entrega do acervo de manuscritos musicais de Antônio Félix de Souza Maia (1834-1914) à comunidade
Entrada gratuita
Classificação: Livre

Informações para a imprensa:
contato@sabra.org.br | (31) 98447-5395
Redes sociais: @sabrabrasil


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CONCERTO: Recital de Piano do Centro de Música Brasileira com Isabella Perazzo e Jordan Alexander no Mackenzie Higienópolis

No dia 30 de agosto, sábado, às 18h, Recital de Piano do Centro de Música Brasileira com Isabella Perazzo e Jordan Alexander na Universidade Presbiteriana Mackenzie,em Higienópolis. Os dois pianistas ganharam esse recital prêmio por ficarem em 3º lugar no Concurso de Piano Hotel Toriba 2024. Grátis!

Isabella Perazzo é formada pela University of Utah e professora da Instituto Federal da Paraíba. No programa, interpretará obras de Emilia De Benedicts, J. A. Kaplan e José Siqueira.

Jordan Alexander participou do Festival Pianale, na Alemanha, da Semana Internacional de Piano na Cushing Academy, nos Estados Unidos e do Festival de Piano Leonel Morales, na Espanha. No repertório interpretará Édson Santana, Lorenzo Fernandez e Villa-Lobos.

A obra de Osvaldo Lacerda será em piano a 4 mãos.

Programas

Isabella Perazzo (piano)

José Siqueira

Cantiga

Sonatina nº 5 (Allegro brilhante, ⁠Devagar – Modinha e ⁠Allegro non troppo – Dança)

Emília De Benedictis

Berceuse

Recordação (Noturno nº 1)

J. A. Kaplan – Sonata (Allegro Enérgico, ⁠Scherzo – Presto, Lento – Livremente quase Cadenza e Alla Toccata)

Isabella Perazzo e Jordan Alexander

Osvaldo Lacerda – Brasiliana nº 8 (Canto de trabalho, Frevo, Abôio e Terno de Zabumba) – piano a 4 mãos

Jordan Alexander (piano)

Édson Santana

Toccata

Fantasia das Flores

Poetina 1

Lorenzo Fernandez – 3 estudos em forma de Sonatina

Villa-Lobos – Festa no Sertão

Serviço:

Recital de Piano do Centro de Música Brasileira

30 de agosto, sábado, às 18h

Pianistas Isabella Perazzo e Jordan Alexander

Local: Auditório Escola Americana – Campus Higienópolis
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Rua Piauí, 130
Higienópolis
Próximo ao Metrô Higienópolis-Mackenzie
Tem acessibilidade

250 lugares
Duração: 1h

Classificação Livre

Grátis!

Crédito da foto de Jordan Alexander – Paulo Rapoport Popo

Vídeo de Isabella Perazzo

Villa-Lobos: Festa no Sertão (nº3 do Ciclo Brasileiro) – Isabella Perazzo https://youtu.be/GACHPNXZ3Fs?si=ZEUx-SG9dnEJj2gc

Osvaldo Lacerda – Estudo n. 7 (excerpt) https://youtu.be/lDwMMA0KLFg?si=jX861ueqNCG8l_V5

Assessoria de imprensa do Centro de Música Brasileira
Miriam Bemelmans

miriam@bemelmans.com.br
(11) 3034-4997 e (11) 9 9969-0416
http://www.bemelmans.com.br
Instagram: @mbemel


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CONCERTO: Temporada 2025 – Agosto, o Grupo Prelúdio 21 convida o violonista Celso Faria para interpretar obras dos compositores membros do grupo Prelúdio 21

O terceiro concerto da Temporada 2025 (agosto) terá a participação do  violonista Celso Faria, interpretando peças dos compositores membros do grupo Prelúdio 21: Alexandre SchubertMarcos LucasMarcelo CarneiroNeder Nassaro e J. Orlando Alves.

O concerto será realizado no dia 30/08/25, às 15h, no Centro Cultural Justiça Federal (CCJF-RJ).

Serviço

 30 de agosto (sábado), às 15h

Centro Cultural Justiça Federal (CCJF)

Av. Rio Branco, 241 – Centro (metrô Cinelândia)

Rio de Janeiro

ENTRADA FRANCA 

Link do evento:

https://ccjf.trf2.jus.br/programacao/preludio-21-musica-do-presente-apresenta-celso-faria-violao


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CONCERTO: Orquestra Sinfônica da UNICAMP e o Ópera Estúdio apresentam a ópera: “A Flauta Mágica” (“Die Zauberflote”), de W. A. Mozart às 19h00.

A Orquestra Sinfônica da UNICAMP e o Ópera Estúdio se preparam para apresentar sua terceira montagem da clássica ópera “A Flauta Mágica” (“Die Zauberflote”), de W. A. Mozart, nos próximos dias 28 e 29 de agosto, em uma versão inovadora que a transforma em um emocionante jogo de RPG ao vivo. A organização anuncia os últimos dias de venda de ingressos, convidando o público a não perder a oportunidade de vivenciar essa experiência única no Teatro Municipal José de Castro Mendes.

Este espetáculo é uma chance rara de ver uma ópera completa no âmbito acadêmico, um feito que reforça a excelência da parceria entre a Orquestra Sinfônica e o Ópera Estúdio da UNICAMP. A montagem, que conta com a direção-geral de Angelo José Fernandes, é um trabalho que contribui significativamente para a formação de novos talentos do canto lírico nacional.

Sob a direção cênica de Felipe Venâncio, a obra ganha uma nova vida e se aproxima da cultura pop. Na montagem, a jornada dos personagens Tamino e Pamina se desdobra como um jogo de RPG, onde cada cena é uma fase repleta de enigmas, desafios e alianças inesperadas. O público é convidado a mergulhar em um universo lúdico, onde a fantasia e a aventura se encontram com a força da ópera.

Serviço:
Espetáculo: Ópera A Flauta Mágica
Datas: 28 e 29 de agosto
Horário: 19h
Local: Teatro Municipal José de Castro Mendes
Endereço: Rua Conselheiro Gomide, 62 – Vila Industrial, Campinas
Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia).
Os ingressos podem ser adquiridos através do site ou aplicativo da Sympla, pelo link:
https://bileto.sympla.com.br/event/109863/d/334550

Contato para imprensa: ciddicev@unicamp.br


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FESTIVAL: Festival Chopin 2025

Seis pianistas abrilhantam o Festival Chopin 2025: Dang Thai Son (Canadá /Vietnã), Andrzej Wierciński (Polônia), J J Juin Li Bui (Canadá /China), Ingrid Uemura e Rafael Cesário (Brasil) e Kate Liu (Singapura /USA)

No dia 31 de agosto, às 18h, domingo, acontece a abertura da 4ª edição do Festival Chopin, com o pianista Dang Thai Son, primeiro asiático a vencer o prestigioso concurso em 1980. O festival tem como conceito a valorização e apoio aos jovens pianistas laureados dos Concursos Chopin, incluindo sempre no 1º concerto um dos 1ºs lugares do Concurso Internacional Chopin de Varsóvia.

Os outros concertos acontecem aos sábados de setembro, na recém-inaugurada Estação Motiva Cultural, equipamento do Complexo Cultural Júlio Prestes, gerida pela Fundação Osesp.

Andrzej Wierciński toca no dia 6 de setembro, J J Jun Li Bui, no dia 13 de setembro, Ingrid Uemura, piano e Rafael Cesário ao violoncelo, dia 20 de setembro e Kate Liu, no dia 27 de setembro.

O Festival Chopin é uma correalização da Fundação OSESP, em parceria com o Instituto Chopin de Varsóvia e com o apoio da Casa Sangusko da Cultura Polonesa.

Dang Thai Son é de origem vietnamita-canadense e divide sua brilhante carreira de pianista com a acadêmica, promovendo seus alunos brilhantes, como Bruce Liu – 1º lugar no Concurso Chopin de Varsóvia 2021, e Saehyun Kim – 1º lugar no Concurso Long Thibaud em Paris. Além de Chopin, Son interpretará Debussy.

Andrzej Wierciński foi 1º lugar no Concurso Chopin de 2015. É vencedor ainda dos Concurso Internacional F. Chopin em Budapeste, Saint-Priest, Viena (2019) e Nápoles (2018).

O canadense J J Jun Li Bui,com 17 anos na época, foi o mais jovem candidato do Concurso Chopin em Varsóvia em 2021, onde obteve o 6º lugar. É colecionador de prêmios internacionais, aos 15 anos foi laureado no prestigioso Van Cliburn International Junior Piano Competition em 2019, no Concurso Hanoi International Piano Competition em 2018 e no Aarhus International Piano Competition em 2017. O pianista interpreta Chopin, Bach, Beethoven e Schubert.

Ingrid Uemura é brasileira e venceu o Concurso Nacional Chopin em 2024, o Concurso Guiomar Novaes e o Concurso Internacional Frederic Chopin da Romênia. A pianista se apresenta com o violoncelista brasileiro Rafael Cesário e vão tocar Chopin e Schubert.

Kate Lin é de Singapura e venceu o Terceiro Prêmio no 17º Concurso Internacional Fryderyk Chopin em Varsóvia, na Polônia, recebendo ainda os prêmios de interpretação da “Melhor Mazurca” e “Favorita do Público”. A pianista interpreta Chopin e Scriabin.

Agenda

Sala São Paulo

Dang Thai Son – Domingo, 31 de agosto, às 18h

Estação Motiva Cultural

Andrzej Wierciński – Sábado, 6 de setembro às 20h30

J J Juin Li Bui. – Sábado, 13 de setembro, às 20h30

Ingrid Uemura e Rafael Cesário – Sábado, 20 de setembro, às 20h30

Kate Liu – Sábado, 27 de setembro, às 20h30


Serviço

4ª Edição do Festival Chopin

De 31 de agosto a 27 de setembro

Dang Thai Son (Canadá /Vietnã), Andrzej Wierciński (Polônia), J J Juin Li Bui (Canadá /China), Ingrid Uemura e Rafael Cesário (Brasil) e Kate Liu (Singapura /USA)

Realização Sociedade Chopin do Brasil e correalização Fundação Osesp.

Parceria Instituto Chopin de Varsóvia, apoio da Casa Sangusko de Cultura Polonesa.

Agenda

Sala São Paulo

Dang Thai Son – Domingo, 31 de agosto, às 18h
Ingressos de R$ 80,00 a R$ 160,00

Link https://salasaopaulo.byinti.com/#/event/festival-chopin-dang-thai-son

Sala São Paulo

Praça Júlio Prestes, 16

Tel: (11) 3367-9500

Centro – São Paulo – SP

Capacidade: 1388 lugares

Estação Motiva Cultural
Ingressos de R$ 100,00 a R$ 140,00

Andrzej Wierciński – Sábado, 6 de setembro às 20h30
Ingressos https://salasaopaulo.byinti.com/#/event/festival-chopin-andrzej-wiercinski

J J Juin Li Bui. – Sábado, 13 de setembro, às 20h30
Ingressos https://salasaopaulo.byinti.com/#/event/festival-chopin-jj-jun-li-bui

Ingrid Uemura e Rafael Cesário – Sábado, 20 de setembro, às 20h30
Ingressos: https://salasaopaulo.byinti.com/#/event/festival-chopin-ingrid-uemura-e-rafael-cesario

Kate Liu – Sábado, 27 de setembro, às 20h30
Ingressos https://salasaopaulo.byinti.com/#/event/festival-chopin-kate-liu

Estação Motiva Cultural

Praça Júlio Prestes, 16

Tel : (11) 3367-9500

Centro – São Paulo – SP

Capacidade: 543 lugares

Duração dos concertos: 60 minutos

Link de fotos – https://drive.google.com/drive/folders/1zWkl1fVckqWE0gpnQuGwgSP-htug–GD?usp=sharing


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CALL: For jazz artists ! International JAZZ Competition 2026

20 Bucharest International JAZZ Competition 2026 @ EUROPAfest
100 % jazz & more…competition, concerts, jam sessions, jazz workshops…

Date: 3 – 11 July 2026

Open for: instrumentalists and vocalists of all nationalities

NEW ! Age limit: up to 45 years old ( born after the 1st of July 1981 ). The leader can be older than 45.

Prizes: The total amount is 10.000 Euro, cash and concerts
Infojmevents.ro@gmail.com 

Websitewww.jazzfest.ro, www.jazzcompetition.ro

Facebookhttps://www.facebook.com/Bucharest.International.Jazz.Competition

Facebook Event (to share ): https://www.facebook.com/events/1200084981652104/ 

The application is OPEN

Deadline: 1st March 2026

Please find attached 

  • poster
  • General Rules 
  • Application form.


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CHAMADA: Trabalhos para o II Festival Novas Tríades: Semana da Música Contemporânea no RS

Estão abertas as chamadas de trabalhos para o II Festival Novas Tríades: Semana da Música Contemporânea no RS, que será realizado na UFSM entre os dias 13 e 15 de novembro de 2025.

Até 19 de setembro de 2025, interessados podem submeter:

  • Trabalhos de pesquisa e de criação artística, para apresentação nos Painéis de Comunicação;
  • Propostas de apresentações artísticas, contemplando música instrumental, vocal, eletroacústica, mista, live electronics, instalações sonoras, performances e outras formas de experimentação sonora.

O Festival reunirá compositores, intérpretes, pesquisadores, estudantes e público em geral em uma programação gratuita, composta por concertos, recitais, oficinas, painéis e mesas-redondas, com foco na diversidade estética e na investigação da música contemporânea na produção específica de três estados brasileiros: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

O resultado das seleções será divulgado em 29 de setembro, e os autores dos trabalhos e propostas aceitas deverão confirmar sua participação até 10 de outubro.

Os editais completos e os links de inscrição encontram-se disponíveis no site do grupo de pesquisa CM.ÊPA! – UFSM.

Link: https://www.ufsm.br/grupos/cmepa/paginas/novas-triades25/chamadas 


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CHAMADA: Nova data para envio de artigos para o dossiê “A visualização da música”

A revista Lumina, do PPGCom da UFJF, informa que a submissão de artigos para o dossiê “A visualização da música” estará aberta até o dia 15/09/2025. A publicação do dossiê será realizada no dia 30/12/2025.

Editores convidados

Jhonatan Mata (PPGCom UFJF- Brasil)

Nilson Assunção (UFJF- Brasil)

Heloísa de A. Duarte Valente (Universidade Paulista – UNIP, Brasil)

José Luís Fernández (UBA-UNTREF-UNLZ)

Temas de interesse

  • A visualização da música em sentido amplo: reconfigurações estéticas, éticas e de narrativas considerando os diversos suportes, mídias e telas.
  • Novos gêneros e formatos audiovisuais/sonoros e as relações entre imagem e som nesses espaços.
  • Memes, fandoms e influencers: ativismo musical e plataformização da música a partir de múltiplas telas.
  • Tensões e diálogos entre audiovisualidades e música no âmbito da inteligência artificial.
  • Difusão e consumo de música e audiovisual num cenário de autocomunicação de massa.
  • Proposições teórico-metodológicas acerca do tema em pauta.
  • Estudos interdisciplinares envolvendo marketing, cenografia, artes cênicas, visuais e plásticas, design, arquitetura e suas conexões com imagem e som.
  • Coberturas audiovisuais de eventos e megaeventos musicais.
  • A “questão musical” e suas abordagens no cinema e na televisão.
  • Confluências e distinções entre áudio e música no streaming.
  • O videoclipe contemporâneo: discursos e narrativas que privilegiam a visualização da música.
  • Questões políticas e sociais envolvendo áudio/música e vídeo.
  • Produções amadoras e profissionais num cenário de convergência e recirculações de imagem e som (redes sociais, engajamento, participação e fluência midiática).
  • Relações entre jornalismo e música a partir da imagem.

Datas Importantes

Lançamento e chamada – de 17/06 a 15/09

Envio para pareceristas: desde os primeiros recebimentos até 19/09

Retorno pareceristas: até 23/10

Revisão: 23/10 a 15/12

Publicação: 30/12/2025

Lumina – Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora
Universidade Federal de Juiz de Fora | Programa de Pós-graduação em Comunicação

E-mail: luminaufjf@gmail.com

Classificação Qualis-CAPES : A4

ISSN 1516-0785 | e-ISSN 1981-4070

Fonte: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/announcement/view/935


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CHAMADA: Trabalhos para o Simpósio Internacional “Forma Musical: Teoria, Análise e Performance”

Simpósio Internacional
Forma Musical: Teoria, Análise e Performance

ESCOLA DE COMUNICAÇÕES E ARTES UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

29 A 31 DE OUTUBRO DE 2025

Nas últimas décadas, observa-se um renovado interesse da comunidade acadêmico-musical pela análise da forma musical. Trabalhos fundamentais como os de William Caplin (1998) e de Hepokoski & Darcy (2006) desempenharam papel central nesse processo, ao sistematizar aspectos formais, funções estruturais e normatividades estilísticas do classicismo vienense. Por outro lado, trabalhos como os de Janet Schmalfeldt (2010) e Steven Vande Moortele  (2017) ampliaram as discussões levantadas, incluindo em suas análises obras do início do século XIX. Diante dos significativos desdobramentos que temos acompanhado desde então, o Simpósio Internacional “Forma Musical: Teoria, Análise e Performance” propõe-se a consolidar como um espaço de diálogo interdisciplinar sobre as múltiplas abordagens da forma musical, incentivando a comunidade a expandir o escopo da investigação para outros períodos históricos, repertórios, contextos geográficos e estéticos. Será contemplado no evento perspectivas da análise, da performance, da epistemologia e da criação. A programação contará com palestras de pesquisadores nacionais e internacionais, mesas-redondas, recitais e sessões de comunicações (prioritariamente presenciais).

CHAMADA DE TRABALHOS

Convidamos pesquisadores a submeter propostas de comunicação (duração de 15 minutos) até o dia 8 de setembro de 2025, vinculadas a um dos seguintes eixos temáticos ou temas correlatos:

  • 1.        Análise formal do repertório clássico e seus desdobramentos
  • 2.        Forma musical no repertório romântico, moderno e/ou contemporâneo
  • 3.        Abordagens sobre forma musical em tratados históricos
  • 4.        Forma musical na música brasileira
  • 5.        Forma musical na música popular
  • 6.        A forma musical no ensino de música no Brasil
  • 7.        Diálogos entre análise formal e performance musical
  • 8.        Fundamentos teóricos da New Formenlehre: discussões epistemológicas

CRONOGRAMA

Prazo para submissão de resumos:08/09/2025
Notificação de aceite:29/09/2025
Entrega da versão final dos resumos (para compor caderno de resumos)15/10/2025
Período de inscrições:18/08/2025 a 28/10/2025
Realização do evento:29 a 31/10/2025
Entrega dos artigos completos (para publicação nos anais):17/11/2025

DIRETRIZES PARA SUBMISSÃO

A proposta deverá conter:

Título do trabalho em português:

Nome(s) do(s) autor(es) e filiação institucional:

E-mail do(s) autor(es)

Texto do resumo em português: 500 a 1000 palavras (excluindo Título, Palavras-chave e Referências Bibliográficas)

Palavras-chave: de 4 a 6, separadas por ponto e vírgula.

Referências bibliográficas: conforme normas da ABNT (NBR 6023/2018).

Arquivo Complementar: Caso necessário, incluir arquivo PDF de até 4 páginas com anexos, exemplos musicais, tabelas ou gráficos seguidos de legenda explicativa.

As propostas devem ser submetidas via formulário disponível em:

https://forms.gle/S2xwW82ggNbnEzuEA

INSCRIÇÕES

As inscrições para ouvintes e participantes que apresentarão trabalhos estarão abertas a partir de 18 de agosto de 2025.

Para se inscrever como ouvinte, preencher apenas e-mail e nome completo no seguinte formulário:

https://forms.gle/S2xwW82ggNbnEzuEA

Os autores que tiverem trabalhos negados serão inscritos automaticamente como ouvintes.

CONTATO

E-mail: simposioformamusical@gmail.com

COMISSÃO CIENTÍFICA

Adriana Lopes da Cunha Moreira (ECA/USP)

Ciro Visconti (UNICAMP)

Helen Gallo (UNESP)

Isis Biazioli de Oliveira (ECA/USP)
Maria Lucia Pascoal (UNICAMP)

Marcos Fernandes Pupo Nogueira (UNESP)

Mario Videira (ECA/USP)

Mauricio De Bonis (UNESP)

Monica Lucas (ECA/USP)
Rodrigo Felicissimo (ECA/USP)
Yara Caznok (UNESP)

ORGANIZAÇÃO

Mário Videira

Vice-diretor da ECA/USP

Ísis Biazioli de Oliveira

Bolsista CAPES de pós-doutorado na ECA/USP


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CONCURSO: Professor efetivo de viola de arco e percepção musical no Departamento de Música do Instituto de Artes da Unesp

Edital nº 128/2025 – Concurso público de Títulos e Provas para provimento de 01 (um) cargo de Professor Assistente, com titulação mínima de Doutor, em RDIDP, sob o regime jurídico efetivo, na área de conhecimento na área de conhecimento Música.

Concurso público de Títulos e Provas para provimento de 01 (um) cargo de Professor Assistente, com titulação mínima de Doutor, em Regime de Dedicação Integral à Docências e à Pesquisa – RDIDP, sob o regime jurídico efetivo, na área de conhecimento Música, junto ao departamento de Música do Instituto de Artes do Câmpus de São Paulo

Inscrições de 29/08/2025 até 29/09/2025 às 17:00 h

Email para contato: rh.ia@unesp.br

Telefone para contato: 1133938568

Valor da inscrição: R$ 276.00

Número de vagas: 1

Informações:

https://inscricoes.unesp.br/concurso/5356


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CONCURSO: Professor efetivo de canto no Departamento de Música do Instituto de Artes da Unesp

Edital nº 126/2024 – Concurso Público de Provas e Títulos para o cargo de Professor Assistente em RTC, efetivo, na área de conhecimento Música – Práticas Interpretativas junto ao Departamento de Música do Instituto de Artes do Campus São Paulo

Concurso Público de Títulos e Provas para provimento de 1 cargo de Professor Assistente, com titulação mínima de Doutor, em Regime de Turno Completo – RTC sob o regime jurídico efetivo, na área de conhecimento Música – Praticas Interpretativas, junto ao Departamento de Música do Instituto de Artes do Campus São Paulo

Inscrições de 22/08/2025 até 22/09/2025 às 17:00 h

Email para contato: rh.ia@unesp.br

Telefone para contato: 1133938568

Valor da inscrição: R$ 276.00

Número de vagas: 1

Informações:

https://inscricoes.unesp.br/concurso/4429


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CONCURSO: Professor Doutor no departamento de música da FFCLRP – Flauta Transversal e Percepção Musical

Edital DVACAD 043/2025 Concurso Professor Doutor

DOE 18/07/2025 – Caderno Executivo – Seção 3 Atos de Gestão e Despesas > Concursos

Período de Inscrição: 24/07/2025 – 01/09/2025

A Diretora da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo torna público a todos os interessados que estarão abertas pelo prazo de 40 (quarenta) dias, com início às 09 horas (horário de Brasília) do dia 24/07/2025 e término às 17 horas (horário de Brasília) do dia 01/09/2025, as inscrições ao concurso público de títulos e provas para provimento de 01 (um) cargo de Professor Doutor, referência MS-3, em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa (RDIDP), claro/cargo nº 1264249, com o salário de R$ 16.353,01 (maio/2025), junto ao Departamento de Música, na área de conhecimento em Flauta Transversal e Percepção Musical, nos termos do art. 125, parágrafo 1º, do Regimento Geral da USP.

As informações na íntegra estão disponíveis:

https://www.ffclrp.usp.br/concursos/?c=1

Abertura de Concurso Público

https://www.ffclrp.usp.br/imagens_concursos/18_07_2025__08_31_47__157.pdf


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DIVULGAÇÃO: O projeto “O Violão de Villa-Lobos” está no ar em uma campanha de financiamento coletivo no modelo “tudo ou nada”.

O projeto Violão de Villa-Lobos está no ar em uma campanha de financiamento coletivo no modelo “tudo ou nada”: se a meta não for alcançada, todo o dinheiro volta para os apoiadores e o projeto simplesmente não acontece.

Diferente dos meus álbuns anteriores, este é muito mais ambicioso. A maior parte das faixas envolve grandes formações instrumentais. A Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional, sob regência de Claudio Cohen, gravou as Bachianas Brasileiras nº 1, 4 e 7, e também a Introdução aos Choros, que exigiu cerca de 30 músicos extras além da orquestra completa — alguns vieram de outras cidades só para que tivéssemos todos os instrumentos necessários.

Finalizar o áudio desse material é um desafio e tem um custo muito maior do que qualquer um dos meus projetos anteriores. Por isso, só será possível abrir a recompensa de CDs físicos quando estivermos bem próximos da Meta 1. Notei que muitas pessoas estão esperando essa recompensa para apoiar — mas isso gera um ciclo vicioso: sem apoio não chegamos à meta, e sem chegar perto da meta não consigo abrir a opção do CD físico.

Enquanto isso, já liberei duas recompensas novas, especialmente para quem quer dominar uma das técnicas mais fascinantes do violão: o trêmolo.

Confira aqui: https://benfeitoria.com/projeto/violaovilla

Conto com você para dar esse passo junto comigo. Seu apoio agora é fundamental para que possamos avançar e tornar esse projeto realidade.

Obrigado,
Alvaro Henrique


ENGLISH TEXT VERSION

The Guitar of Villa-Lobos project is an “all or nothing” crowdfunding campaign. This means that if we don’t reach the goal, all the money will be returned, and the project won’t happen. Campaigns like this have some particularities. One of them is that it would be irresponsible to include the delivery of physical CDs as a reward before we reach the goal to complete the audio.

Unlike my previous projects, most of the tracks in this album involve many instruments. In addition to the Symphony Orchestra of the Teatro Nacional recording Bachianas 1, 4, and 7 under the direction of Claudio Cohen, we also recorded the Introdução aos Choros, which required hiring around 30 extra musicians on top of the entire orchestra. Some musicians even traveled from other cities (some 200km away) just so we could gather all the instruments needed for the piece.

Preparing the audio for this material comes with costs that are very different from my earlier projects. Combined with what I mentioned before, it really is necessary to wait until we are very close to reaching goal #1 before opening up the possibility of offering physical CD rewards. I’ve noticed that some people are waiting for the CD reward to become available before supporting the campaign. But this creates a vicious cycle: people don’t support because the CD isn’t offered yet, we don’t advance toward goal #1, and therefore we can’t open the CD reward.

In future messages I’ll share details about the rewards, but I want to let you know that today I opened two new ones that might especially interest you if you want to master one of the guitar’s most wonderful techniques: tremolo.

Check them out here: https://benfeitoria.com/projeto/violaovilla

I count on your support for us to make that project happen.

Thanks,
Alvaro Henrique


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DIVULGATION: Winter School Composing Auditory Space

Immersive Audio in Music, Sound, Art, and Virtual Environments

Three days intensive lectures and hands-on workshops for artists and engineers with Markus Noisternig (IRCAM, FR)

Mandatory registration: https://forms.gle/xEkuYoenmz2C13ZD7

Summary:

The manipulation of auditory space has emerged as a fundamental compositional element in contemporary music, sound art, and multimedia performance. Recent advances in spatial audio technologies – such as Higher-Order Ambisonics (HOA), Wave Field Synthesis (WFS), and binaural rendering – have enabled highly immersive and interactive sound experiences, especially when integrated with virtual and augmented reality (VR/AR) platforms.

This winter school offers a comprehensive introduction to the theoretical principles, technical implementations, and artistic applications of state-of-the-art spatial audio techniques.

Participants will examine multichannel audio signal processing, sound field synthesis, and the psychoacoustics of spatial hearing. Further emphasis will be placed on room acoustics, reverberation modeling, and the challenges of real-time auralisation in immersive virtual environments.

The final day is devoted to practical workshops aimed at sound artists and composers, focusing on creative spatialization strategies, current production tools, and prototyping immersive audio works. This hands-on approach enables participants to translate technical knowledge into artistic practice within VR/AR contexts.

  • Audience: students, researchers, sound artists, and composers
  • Prerequisites: Basic knowledge of audio signal processing and music technology recommended
  • Software Requirements: Max/MSP, Reaper recommended
  • Registration mandatory through the following link: https://forms.gle/xEkuYoenmz2C13ZD7

Location:

The winter school will take place on the UNICAMP campus September 9, 10 and 11 with the exact location to be announced shortly.

Realization:

Organization:
Institut de recherche et coordination acoustique musique (IRCAM, Paris France)
Faculdade de engenharia elétrica e da computação (FEEC-UNICAMP, SP, Brasil)
Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS-UNICAMP, SP, Brasil)

With the financial support of:
FAEPEX
CNRS

Certificates:
Certificates will be delivered to the active participants to the three days of winter school.

Full informations at: https://www.nics.unicamp.br/2025/07/15/markus/


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DIVULGAÇÃO: Propostas selecionadas – Dinorá 130: Seminários de pesquisas acadêmicas em andamento sobre Dinorá de Carvalho em homenagem aos 130 anos de seu nascimento

As propostas selecionadas para serem apresentadas durante o evento “Propostas selecionadas – Dinorá 130: Seminários de pesquisas acadêmicas em andamento sobre Dinorá de Carvalho em homenagem aos 130 anos de seu nascimento” são as descritas abaixo. O evento ocorrerá de maneira híbrida nos dias 9 e 16/9/2025.

1 – Filipe dos Santos Alexandrino (doutorando Unicamp)

Título da proposta: Edição Crítica e Estudo Performativo de Contrastes (1969) de Dinorá de Carvalho

Resumo: Este trabalho surgiu do interesse do artista-pesquisador por processos editoriais durante sua graduação, aliado à experiência como intérprete. A pesquisa propõe um método mais integrado de edição musical, em que edição, interpretação e performance sejam compreendidas como partes de um mesmo processo artístico. Partindo das ideias de Figueiredo (2014), a edição crítica busca registrar a intenção do compositor a partir das fontes disponíveis. Grier (1996) acrescenta que editar é análogo à performance, pois ambos envolvem decisões críticas semelhantes diante da notação musical, com base no conhecimento da obra e no gosto estético. A partitura, nesse contexto, não representa a obra de forma autônoma, sendo necessária a atuação do intérprete para sua realização. Ingarden (apud Grier, 1996) reforça essa ideia ao considerar que a obra musical resulta de uma intenção colaborativa entre compositor e performer, mediada pelo texto musical. Zumthor (2007) amplia essa noção ao destacar a dimensão performativa da arte sonora, cuja poética muitas vezes antecede o texto escrito. A proposta consiste na elaboração de uma edição crítica voltada para a performance da obra Contrastes (1969), de Dinorá de Carvalho, compreendendo o texto musical em diálogo com seus aspectos interpretativos e contextuais. O objetivo é demonstrar como o trabalho editorial, aliado à pesquisa artística, pode aprofundar a compreensão da obra e ressaltar o papel ativo do intérprete nesse processo. A pesquisa também contribui para o resgate da fase “atonal” de Dinorá de Carvalho, promovendo o retorno de Contrastes ao repertório de concerto.

2 – Larissa Macedo da Silva (mestranda Unesp)

Título da proposta: Maestra Dinorá de Carvalho e a trajetória da Orquestra Feminina de São Paulo

Resumo: Esta pesquisa apresenta o levantamento e a análise de informações sobre a atuação de Dinorá de Carvalho (1895–1980) como regente e sobre a trajetória da Orquestra Feminina de São Paulo, a partir de recortes de jornais e programas de concerto preservados nos álbuns do acervo Dinorá de Carvalho, no Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS-SP). Fundada e dirigida por Dinorá na década de 1930, a orquestra foi a primeira da América do Sul composta exclusivamente por mulheres, representando um marco na inserção feminina na música de concerto. O estudo examina aspectos da formação do grupo, incluindo a composição dos naipes e a identificação nominal de diversas musicistas; as dificuldades enfrentadas, como a ausência de apoio institucional, a escassez de instrumentistas em determinados naipes e a falta de sede para ensaios; e os sucessos logrados, evidenciados pela recepção positiva da crítica, pelas apresentações em diferentes cidades brasileiras e pelo reconhecimento conquistado em espaços prestigiados, como o Theatro Municipal de São Paulo. A análise dos materiais do MIS-SP, composta por cerca de 44 documentos entre recortes, programas e fotografias, permite reconstruir parte significativa da história da orquestra e da atuação de Dinorá como maestra, aspecto frequentemente ofuscado pela sua carreira como compositora e pianista. Ao iluminar esta experiência pioneira a partir de fontes primárias, a pesquisa contribui para a ampliação da memória musical brasileira e para o reconhecimento do protagonismo feminino historicamente invisibilizado na regência e na prática orquestral.

3 – Caio Csizmar Soares Lourenço (Iniciação Científica Unicamp)

Título da proposta: Jogos no parque infantil Dom Pedro II, de Dinorá de Carvalho: edição musical

Resumo: Dinorá de Carvalho (1895 – 1980) foi uma pianista e compositora brasileira de grande importância no século XX. Sua obra, embora ainda pouco difundida, encompassa décadas de produções na música de concerto. Atualmente, suas partituras encontram-se fragmentadas em diversos acervos no Brasil, muitas não catalogadas em seu catálogo oficial lançado pelo Ministério de Relações Exteriores em 1977. Uma destas obras é a versão orquestral de Jogos no Parque Infantil Dom Pedro II, que encontra-se na Coleção Dinorá de Carvalho da Coordenação de Documentação de Música Contemporânea (CDMC) na Unicamp, sob número de catálogo DC008. Esta fonte documental exibe, em diferentes níveis de completude e conservação, os diversos manuscritos orquestrais da obra, tendo sido esta publicada somente em sua versão para piano solo pela editora Irmãos Vitale em 1940. Desta maneira, o projeto tem como objetivos efetuar a edição crítica desta obra, submeter à apreciação da Coleção CIDDIC/CDMC uma proposta de publicação para a edição criada e trazer uma melhor compreensão da produção musical da compositora Dinorá de Carvalho. O resultado final esperado é que este projeto possibilite a ampliação do repertório orquestral nacional, além da literatura acadêmica sobre o mesmo, e auxilie na difusão da obra da compositora no século XXI.

4 – André Guimarães Rodrigo (doutorando Unicamp)

Título da proposta: A Missa de Profundis de Dinorá de Carvalho e a pesquisa sobre suas fontes

Resumo: A pesquisa sobre a Missa De Profundis para coro, orquestra e solistas, da compositora mineira Dinorá de Carvalho contempla o estudo sobre as fontes disponíveis no CDMC/Unicamp e a busca por novas fontes que possam resultar na recuperação da partitura de uma obra que está prestes a completar 50 anos sem ser executada. O intuito da pesquisa é, através da recuperação do texto musical e da elaboração de uma edição crítica de sua partitura, discutir as questões interpretativas e os aspectos relacionados à sua execução sob o ponto de vista do regente que vai prepará-la para performance.

5 – Vitor Alves de Mello Lopes (mestrando Unicamp)

Título da proposta: A produção composicional inicial de Dinorá de Carvalho: revisão crítica de catálogo e contextualização da produção

Resumo: A pesquisa tem como objetivo compreender e situar a fase inicial (1911 a 1928) da trajetória composicional de Dinorá de Carvalho. O estudo se baseia na análise de partituras, programas de concerto e registros jornalísticos, buscando mapear o desenvolvimento dessa produção e sua relação com a vida artística da compositora e com sua rede de relações sociais. A investigação propõe um recorte biográfico ampliado, visando suprir lacunas nas informações já disponíveis sobre a autora e aprofundar o entendimento do contexto cultural e social em que estava inserida. Ao examinar as obras, especialmente as composições para piano solo, foco predominante dessa etapa de sua carreira, pretende-se oferecer uma visão mais precisa sobre o estilo, as influências e as estratégias criativas adotadas pela compositora antes de aderir a uma estética modernista brasileira. Além de revisar criticamente o catálogo existente, a pesquisa procura destacar a importância dessa produção inicial para a consolidação da identidade artística de Dinorá de Carvalho e para o panorama musical brasileiro da época. Dessa forma, contribui tanto para a valorização de seu legado quanto para o enriquecimento das discussões sobre a presença e atuação de mulheres compositoras no Brasil do início do século XX.

6 – André Abreu Vieira Martins (Iniciação Científica Unicamp)

Título da proposta: Movimentos avulsos de peças sinfônicas de Dinorá de Carvalho: contextualização e edição musical

Resumo: Esse projeto de pesquisa pretende contextualizar a produção e estabelecer criticamente a edição de movimentos avulsos das peças sinfônicas Festa na vila, Quadros da Semana Santa e Danças Imperiais de Dinorá de Carvalho. Os manuscritos desses movimentos estão sob a guarda do CDMC na Unicamp. Por meio do método de Texto Base (Figueiredo, 2017, p. 118 – 124), objetiva-se fazer uma edição crítica dos manuscritos encontrados, com a finalidade de definir uma versão final das peças selecionadas. Como resultado esperado, pretende-se que todos os movimentos editados possam ser publicados e possibilitem a criação de novas pesquisas e apresentações musicais.


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