Coordenação de Documentação de Música Contemporânea, Pesquisa, Documentação e Informação Musical.
- CONCERTO: Música no museu – Concertos de Verão Janeiro/Fevereiro/Março de 2026
- FESTIVAL: Orquestra Sinfônica Brasileira realiza 1º Festival OSB Novas Compositoras
- CHAMADA: Dossiê “Morton Feldman – Uma revolução silenciosa ao longo de 100 anos”
- CHAMADA: Acorda para compor! – Chamada para compositoras e compositores
- CHAMADA: Dossiê: Música, Audiovisual e Afetos na Sociedade do Cansaço
- CHAMADA: Trabalhos para o III EMUFPE – III Encontro de Musicologia da UFPE
- CHAMADA: Trabalhos – V Encontro de Cognição e Artes Musicais (ENCAM 5)
- CALL: For jazz artists ! International JAZZ Competition 2026
- CONCURSO: Professor Doutor – Educação Musical – USP
- CONCURSO: Professor Doutor – Instrumento: Violoncelo, Pedagogia do Instrumento e Música de Câmara
- CONCURSO: Professor Doutor – Música Brasileira e História da Música – USP
- DIVULGAÇÃO: Edital Projeto Performance 2026 – CIDDIC e Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) lançam mais uma edição do Projeto
CONCERTO: Música no museu – Concertos de Verão Janeiro/Fevereiro/Março de 2026
Iniciamos a temporada 2026 e as comemorações dos 29 anos de Música no Museu com um programa bem eclético: Janeiro enfatizando jovens talentos, fevereiro Os Clássicos do Carnaval e os Clássicos no Carnaval e Março, o mês das Mulheres e 27, o dia da Música no Museu e também Música no Museu Internacional em Lisboa e Sintra com a pianista Fernanda Canaud.
A abertura será no dia 20 de janeiro, dia de São Sebastião, na Comunidade do Pavão-Pavãozinho com a Orquestra do Solar Menis da Luz.
Isto depois de realizar em 2024, mais de 230 concertos incluindo Lisboa e Sintra, cidades de Portugal, inserindo na programação, com êxitos, o XIX RioHarpFestival e o VI SPHarpFestival entre julho e outubro e sua versão europeia em 10 cidades de Portugal, Espanha, França,Croácia, Itália, Austria e Alemanha, e finalizando com o XIV RioWindsFestival- Festival Internacional de Sopros em novembro no Rio de Janeiro. E, assim, grande expressão internacional ao projeto.
E começando os preparativos para os 21 anos do RioHarpFestival -XX RioHarpFestival, mantendo a tradição do mês de julho com novidades e a manutenção em outras cidades do Brasil e também a versão europeia em cidades de 8 países e a versão africana, África do Sul.
E, assim, Música no Museu consolida-se como a maior Série de música clássica do Brasil.
Esperamos por vocês. Sds Sergio da Costa e Silva- Diretor de Música no Museu- 22336711 – www.musicanomuseu.com.br
Î Voltar ao topo
FESTIVAL: Orquestra Sinfônica Brasileira realiza 1º Festival OSB Novas Compositoras
Concurso vai eleger sinfonias compostas por mulheres brasileiras para serem estreadas pela OSB em 2026
A Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB) anuncia a 1ª edição do Festival OSB Novas Compositoras, um concurso dedicado a fomentar a criação musical orquestral entre mulheres brasileiras. Com inscrições abertas até maio de 2026, a primeira fase vai selecionar até cinco composições sinfônicas inéditas que serão interpretadas pela própria Orquestra Sinfônica Brasileira no concerto final , em agosto. A compositora vencedora receberá uma encomenda para escrever uma nova obra especialmente para a OSB.
Poderão inscrever-se somente compositoras brasileiras ou naturalizadas com até 45 anos, e cada uma pode inscrever apenas uma obra, que deve ser inédita, não podendo ter sido anteriormente executada, gravada ou inscrita em outro concurso de composição. Uma comissão julgadora vai avaliar cada uma das composições submetidas e selecionar até cinco obras, que serão estreadas pela Orquestra Sinfônica Brasileira no dia 22 de agosto de 2026, na Sala Cecília Meireles.
Para participar do festival, é necessário ler a íntegra do edital, disponível aqui, e submeter a obra no formulário digital disponibilizado no documento. O resultado do concurso será divulgado até o dia 5 de junho de 2026.
O Festival OSB Novas Compositoras surge em consonância com a vocação histórica da Orquestra Sinfônica Brasileira em seu compromisso social e educacional. Ao longo de seus 85 anos, a OSB foi pioneira em importantes iniciativas de promoção da música no Brasil, com concursos para solistas e compositores que revelaram nomes como Antonio Meneses e Nelson Freire.
Essa vocação se manifesta hoje no programa de educação musical da Fundação OSB, o Conexões Musicais, que promove o acesso à formação musical e a democratização da cultura, e a OSB Jovem, uma orquestra diversa que oferece aos músicos em início de carreira um aperfeiçoamento técnico e mentoria com músicos experientes. A OSB também celebra a participação feminina na música, integrando compositoras, maestras e solistas ao repertório e à condução dos concertos de sua temporada, que agora será enriquecida com as obras selecionadas no festival.
Site: https://www.osb.com.br/1-festival-osb-novas-compositoras/
Î Voltar ao topo
CHAMADA: Dossiê “Morton Feldman – Uma revolução silenciosa ao longo de 100 anos”
O ano de 2026 sinaliza um importante marco: o centenário do nascimento e da obra de Morton Feldman (1926–1987), uma das figuras mais provocativas da música de concerto do século XX. Para além de sua produção musical, os textos de Feldman constituem obras literárias dignas de leitura atenta, apresentando uma singularidade comparável à de suas composições e delineando muitas das questões abordadas nesta chamada de trabalhos.
“PARA QUE A ARTE TENHA ÊXITO, SEU CRIADOR DEVE FRACASSAR” (Feldman, 2000, p. 27).
Feldman foi um compositor judeu nascido em Nova York, estreitamente associado à tradição da música experimental norte-americana. Manteve relações próximas com figuras centrais da cena da nova música experimental nos Estados Unidos — como John Cage, Pauline Oliveros, Earle Brown, Christian Wolff e David Tudor —, que indubitavelmente influenciaram seu pensamento artístico. Feldman compôs para uma ampla variedade de formações instrumentais, abrangendo desde obras solo e camerísticas até contextos orquestrais, corais e operísticos. Apesar de sua conhecida provocação — “Do we really need electronics?” (Feldman, 2008, p. 752) —, realizou também uma incursão, ainda que cautelosa, na música eletroacústica. Em 1973, tornou-se titular da Cátedra Edgard Varèse de Composição na State University of New York at Buffalo (SUNY Buffalo), contribuindo de maneira decisiva para a consolidação de uma tradição composicional em Buffalo que perdura até os dias atuais. Feldman faleceu em 1987, aos 61 anos de idade, em sua residência em Buffalo, Nova York.
Chamada completa em: https://periodicos.unespar.edu.br/vortex/libraryFiles/downloadPublic/242
É nesse horizonte conceitual que convidamos autoras e autores a submeter contribuições que abordem a obra de Morton Feldman, acolhendo esse amplo espectro de perspectivas e desdobramentos possíveis. Entre os temas sugeridos incluem-se, sem se limitar a eles:
- Abordagens analíticas das obras de Feldman em diferentes períodos
- Os escritos de Feldman e suas dimensões estéticas, filosóficas ou literárias
- Tempo, duração, repetição e forma não teleológica
- Som, acústica e fenomenologia na música de Feldman
- Feldman e as artes visuais
- Feldman em relação à música experimental norte-americana
- Práticas de performance e interpretação
- Feldman a partir de perspectivas decoloniais, transnacionais ou do Sul Global
As submissões podem adotar abordagens analíticas, históricas, teóricas, filosóficas ou baseadas na prática. Todos os artigos devem seguir as diretrizes do periódico e estarão sujeitos à avaliação por pares.
SUBMISSÕES E PRAZOS
Submissões: até 01/09/2026
Diretrizes, modelo e plataforma de submissão:
https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/vortex/about/submissions
Contato dos editores: revista.vortex@unespar.edu.br
Website: http://vortex.unespar.edu.br/
Formulário de autorização de uso de imagem:
https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/vortex/libraryFiles/downloadPublic/35
SOBRE A REVISTA
A Revista Vórtex é um periódico de acesso aberto dedicado às seguintes áreas musicais: Criação, Estética e Composição Musical; Performance Musical; Análise, Percepção e Teoria Musical; Musicologia e Etnomusicologia; Computação Musical e Tecnologia Musical. A Política Editorial incentiva a submissão de trabalhos originais em português, inglês ou espanhol. Os trabalhos submetidos são avaliados por meio de um sistema de revisão por pares duplo-cego e, quando publicados, são depositados e indexados em diversas bases bibliométricas, tais como DOAJ, Web of Science, RILM, Google Scholar, SciELO, entre outras.
Î Voltar ao topo
CHAMADA: Acorda para compor! – Chamada para compositoras e compositores
Acorda para compor! – Chamada para compositoras e compositores
O Acorda! Coletivo de Música, conjunto sediado no Rio de Janeiro/Brasil, promove uma chamada de propostas destinada a compositores e compositoras brasileiros(as), preferencialmente para estudantes de música em nível superior. O objetivo é selecionar composições para a formação completa do grupo, formado por Flauta, Viola, Violoncelo e Contrabaixo, com ou sem eletrônica (eletrônica mista e/ou eletrônica ao vivo).
Como contrapartida, o Acorda! coletivo de música oferece aos compositores a gravação das peças selecionadas no estúdio Flecha, na cidade do Rio de Janeiro, e a estreia da composição com gravação ao vivo ao longo da temporada de concertos do Acorda! nos anos de 2026/27.
As inscrições serão aceitas até 01/08/2026.
Em caso de dúvidas, escreva para bernardofan@gmail.com
Para participar, acesse o formulário https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe9ejFLzpcmGQheGBTeWywDMoMeiUJthi-indZvR9AsWoD58w/viewform?usp=publish-editor
Î Voltar ao topo
CHAMADA: Dossiê: Música, Audiovisual e Afetos na Sociedade do Cansaço
O dossiê propõe reunir reflexões críticas e pesquisas interdisciplinares sobre o papel da música e do som na mídia, especialmente nos meios audiovisuais contemporâneos, tomando como eixo conceitual a noção de Sociedade do Cansaço, formulada por Byung-Chul Han. Assim, busca-se investigar como os meios multimídia refletem e tensionam os impasses contemporâneos, como a sensação de aceleração do tempo, a estetização da produtividade, a cultura do desempenho e da positividade. Interessa-nos compreender também se os gêneros audiovisuais clássicos ainda são capazes de dar conta das ansiedades do presente ou se novas formas narrativas e sonoras emergem para expressar a complexidade de um mundo saturado de estímulos. Nesse contexto, a música e o som não são meros adornos, mas elementos centrais de um sistema intersemiótico que articula poética, política e subjetividade.
As propostas se concentrarão nos eixos a seguir:
Eixo 1 — Música, som e narrativas audiovisuais no século XXI
Eixo 2 — Performance e cultura do desempenho na música e nas mídias audiovisuais
Eixo 3 — Música, emoção e subjetividade na Sociedade do Cansaço
Eixo 4 — Paisagens sonoras e saturação sensorial
Eixo 5 — Plataformas digitais, atenção e práticas sonoras de resistência
Eixo 6 — Música e gênero nas mídias audiovisuais
Lançamento da chamada: 23 de janeiro de 2026
Prazo de submissão: até 27 de março de 2026
Aceite e pedidos de revisão: final de maio
Versão final dos textos: 15 de junho de 2026
Estimativa de publicação: junho/julho de 2026
https://revistamusimid.com.br/index.php/MusiMid/announcement/view/14
Î Voltar ao topo
CHAMADA: Trabalhos para o III EMUFPE – III Encontro de Musicologia da UFPE
Na sequência do II Encontro de Musicologia da UFPE, realizado em maio de 2025, o Departamento de Música (DeMus) e o Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMúsica) da UFPE convidam pesquisadoras e pesquisadores a enviar propostas para a terceira edição do encontro, a ser realizado de 4 a 6 de maio de 2026 em Recife, em formato híbrido.
O Encontro de Musicologia da UFPE se propõe a receber comunicações de trabalhos resultantes de pesquisas em andamento ou concluídas que abordem temas diversos nas diferentes áreas de conhecimento relacionadas à música.
A chamada estará aberta até o dia 15 de março de 2026.
Este III EMUFPE será dedicado à memória do etnomusicólogo e querido colega Carlos Sandroni, que nos deixou em 2025. Ele foi um dos fundadores do PPGMúsica da UFPE, articulando e moldando uma proposta de programa de pós-graduação interdisciplinar em Música, juntamente com a Sociologia, a Comunicação e a Tecnologia. Vale ressaltar que o professor Carlos Sandroni foi um dos idealizadores/organizadores dos dois últimos EMUFPE. Comunicações que abordem sua produção e seu legado serão muito bem vindas!
Abaixo listamos algumas sugestões de temáticas, dentre outras possíveis:
- Músicas/manifestações musicais de artistas relacionadas às várias regiões do país
- Músicas/manifestações musicais de diferentes origens detectadas no Brasil
- Gêneros/ritmos/manifestações musicais tradicionalmente associados ao Brasil
- Organologia e suas inferências no Brasil
- Arquivos musicais brasileiros e seus (possíveis) diálogos com o exterior
- O trabalho do Prof. Dr. Carlos Sandroni e suas consequências para a pesquisa em música no Brasil e no exterior.
As propostas devem ser enviadas na forma de resumo, com 300 a 500 palavras. Os trabalhos devem ser inéditos e estar em língua portuguesa. O envio dos resumos deverá ser realizado entre os dias 01 de janeiro e 15 de março de 2026, exclusivamente pelo e-mail do evento (emufpe@gmail.com). Incentivamos fortemente o envio de trabalhos por parte de estudantes de pós-graduação stricto sensu.
Os resumos serão avaliados pela comissão científica na modalidade duplo-cego. O resultado da avaliação será divulgado dia 01 de abril de 2026, quando terão início as inscrições para participar do evento. Autores e autoras aprovados(as) poderão, a seu critério, enviar versão atualizada do resumo até o dia 12 de abril de 2026.
Os resumos, a serem enviados em formato de documento de texto editável (não serão aceitos documentos em PDF) deverão obedecer à seguinte estrutura e formatação:
- Margens esquerda, direita, superior e inferior do documento de texto
em 2,5 cm; - Fonte Arial, tamanho 11;
O documento deverá conter os seguintes elementos:
- Título do resumo em negrito, com alinhamento
centralizado e espaçamento entre linhas de 1,5; - Texto do resumo (entre 300 e 500 palavras) com alinhamento
justificado, espaçamento entre linhas simples e espaçamento entre
parágrafos de 6 pontos para a opção “Depois”; - Palavras-chave (mínimo de 3 e máximo de 5) separadas por ponto e
vírgula. Alinhamento justificado, fonte Arial, tamanho 11, espaçamento entre linhas simples.
Os anais com os trabalhos aprovados serão publicados em formato digital, na forma de artigo científico. As normas para a submissão dos artigos serão divulgadas posteriormente.
Comissão organizadora:
Luciana Câmara, Sérgio Dias, Wheldson Marques, Maria Aída Barroso, Roberto Dutra, Leandro Rosa
Î Voltar ao topo
CHAMADA: Trabalhos – V Encontro de Cognição e Artes Musicais (ENCAM 5)
Temos o prazer de divulgar a Chamada de Trabalhos do V Encontro de Cognição e Artes Musicais (ENCAM 5), que será realizado de 27 a 30 de maio de 2026, na Universidade Federal de Sergipe (UFS), em formato híbrido.
O ENCAM 5 terá como tema “Cognição Musical, Desenvolvimento Humano e Aprendizagens”. O evento se configura como um fórum dedicado a pesquisas em cognição musical que investigam práticas musicais relacionadas ao desenvolvimento humano e aos processos de aprendizagem, reunindo pesquisadoras(es), docentes, estudantes e profissionais interessados nas interfaces entre música, cognição, desenvolvimento e educação.
O evento contará com a coordenação local da Profa. Dra. Maria Luiza Santos Barbosa.
Período de submissão de trabalhos: 09 de fevereiro a 09 de março de 2026
Serão aceitas submissões nas modalidades de Comunicação Oral e Comunicação Artística, em português, espanhol ou inglês, conforme as orientações disponíveis na chamada.
A Chamada de Trabalhos completa, com todas as informações sobre eixos temáticos, critérios de avaliação, modalidades de apresentação, prazos e requisitos para submissão, está disponível no site do evento:
https://abcogmus.com/encam-v/
Informamos ainda que associadas(os) da Associação Brasileira de Cognição e Artes Musicais (ABCM) contam com desconto no valor da inscrição.
Outras informações importantes, incluindo detalhes sobre a programação e inscrições, serão divulgadas oportunamente no site do ENCAM 5 e nas redes sociais da ABCM.
Comissão Organizadora – V ENCAM
Associação Brasileira de Cognição e Artes Musicais (ABCM)
https://abcogmus.com
Î Voltar ao topo
CALL: For jazz artists ! International JAZZ Competition 2026
20 Bucharest International JAZZ Competition 2026 @ EUROPAfest
100 % jazz & more…competition, concerts, jam sessions, jazz workshops…
Date: 3 – 11 July 2026
Open for: instrumentalists and vocalists of all nationalities
NEW ! Age limit: up to 45 years old ( born after the 1st of July 1981 ). The leader can be older than 45.
Prizes: The total amount is 10.000 Euro, cash and concerts
Info: jmevents.ro@gmail.com
Website: www.jazzfest.ro, www.jazzcompetition.ro
Facebook: https://www.facebook.com/Bucharest.International.Jazz.Competition
Facebook Event (to share ): https://www.facebook.com/events/1200084981652104/
The application is OPEN.
Deadline: 1st March 2026
Please find attached
- poster
- General Rules
- Application form.
Î Voltar ao topo
CONCURSO: Professor Doutor – Educação Musical – USP
Área de conhecimento: “Educação Musical”
Período de inscrições: 23/01/2026 a 23/03/2026
O edital na íntegra pode ser acessado pelo link: Edital nº 04-2026-ECA
Idiomas: português ou espanhol
A inscrição deverá ser efetuada pelo candidato diretamente por meio do endereço eletrônico: https://uspdigital.usp.br/gr/admissao
Para esclarecimentos de dúvidas, favor entrar em contato com:
Marcos Roberto Vieira
Setor de Concursos-ECA/ USP
(11) 3091-4338
Î Voltar ao topo
CONCURSO: Professor Doutor – Instrumento: Violoncelo, Pedagogia do Instrumento e Música de Câmara
Área de conhecimento: “Instrumento: Violoncelo, Pedagogia do Instrumento e Música de Câmara”
Período de inscrições: 23/01/2026 a 23/03/2026
O edital na íntegra pode ser acessado pelo link: Edital nº 07-2026-ECA
Idiomas: português ou inglês
A inscrição deverá ser efetuada pelo candidato diretamente por meio do endereço eletrônico: https://uspdigital.usp.br/gr/admissao
Para esclarecimentos de dúvidas, favor entrar em contato com:
Marcos Roberto Vieira
Setor de Concursos-ECA/ USP
(11) 3091-4338
Î Voltar ao topo
CONCURSO: Professor Doutor – Música Brasileira e História da Música – USP
Informamos que foi publicado o Edital do concurso público de títulos e provas para o provimento de um cargo de Professor Doutor, referência MS-3.1 em em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa (RDIDP).
Área de conhecimento: “Música Brasileira e História da Música”
Período de inscrições: 19/01/2026 a 19/03/2026
O edital na íntegra pode ser acessado pelo link: Edital nº 03-2026-ECA
Î Voltar ao topo
DIVULGAÇÃO: Edital Projeto Performance 2026 – CIDDIC e Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) lançam mais uma edição do Projeto
Abertura do Edital do Projeto Performance 2026
O CIDDIC – Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural da UNICAMP – e a Orquestra Sinfônica da Unicamp lançam mais uma edição do Projeto Performance (PP), com o objetivo de incentivar a pesquisa musical e produção artística, nas áreas de composição, musicologia, performance instrumental, vocal, cênica, multimeios e educação musical.
O período de inscrições se estende do dia 1 de janeiro à 15 de fevereiro de 2026.
Para visualizar o Edital e o Formulário do Projeto Performance 2026 clique no link abaixo:
No caso de submissão de novas obras, consulte o link abaixo, para auxiliar na revisão de sua edição:
—-Checklist para submissão de novas obras
Î Voltar ao topo
