Coordenação de Documentação de Música Contemporânea, Pesquisa, Documentação e Informação Musical.
- CONCERTO: Música no Museu – 28 anos – setembro 2025, mês dos pianos
- CONCERTO: Recital de Piano do Centro de Música Brasileira com Isabella Perazzo e Jordan Alexander no Mackenzie Higienópolis
- CONCERTO: Temporada 2025 – Agosto, o Grupo Prelúdio 21 convida o violonista Celso Faria para interpretar obras dos compositores membros do grupo Prelúdio 21
- FESTIVAL: Festival Chopin 2025
- CALL: For jazz artists ! International JAZZ Competition 2026
- CHAMADA: Nova data para envio de artigos para o dossiê “A visualização da música”
- CHAMADA: Trabalhos do Simpósio Internacional Forma Musical
- CONCURSO: Professor Doutor no departamento de música da FFCLRP – Flauta Transversal e Percepção Musical
- DIVULGATION: Winter School Composing Auditory Space
- DIVULGAÇÃO: Propostas selecionadas – Dinorá 130: Seminários de pesquisas acadêmicas em andamento sobre Dinorá de Carvalho em homenagem aos 130 anos de seu nascimento
CONCERTO: Música no Museu – 28 anos – setembro 2025, mês dos pianos
Prosseguindo as comemorações de seus 28 anos e mantendo a tradição, Música no Museu
apresenta pianos neste mês de setembro nos seus vários espaços. Ainda que todos os concertos sejam importantes, festejando a Temporada França-Brasil 2025, destacamos o recital em homenagem aos 100 anos de falecimento de Erik SATIE e 150 anos de morte de George BIZET, este último, autor da ópera Carmen, uma das mais queridas do público, no dia 24 de setembro, no Centro Cultural Banco do Brasil.
Também destacamos as apresentações da Orquestra de Ukeleles e da Banda Sinfonica Nacional no Espaço Sesc, a pianista Licia Lucas no Palácio São Clemente e a palestra da pesquisadora Aurea Domenech na Biblioteca Nacional sobre a música da Região Nordeste dentro da série Sons do Brasil.
Esperando por vocês, saudações musicais, Sergio da Costa e Silva- Diretor de Música no Museu- www.musicanomuseu.com.br– tel:(21) 3854-2880
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CONCERTO: Recital de Piano do Centro de Música Brasileira com Isabella Perazzo e Jordan Alexander no Mackenzie Higienópolis
No dia 30 de agosto, sábado, às 18h, Recital de Piano do Centro de Música Brasileira com Isabella Perazzo e Jordan Alexander na Universidade Presbiteriana Mackenzie,em Higienópolis. Os dois pianistas ganharam esse recital prêmio por ficarem em 3º lugar no Concurso de Piano Hotel Toriba 2024. Grátis!
Isabella Perazzo é formada pela University of Utah e professora da Instituto Federal da Paraíba. No programa, interpretará obras de Emilia De Benedicts, J. A. Kaplan e José Siqueira.
Jordan Alexander participou do Festival Pianale, na Alemanha, da Semana Internacional de Piano na Cushing Academy, nos Estados Unidos e do Festival de Piano Leonel Morales, na Espanha. No repertório interpretará Édson Santana, Lorenzo Fernandez e Villa-Lobos.
A obra de Osvaldo Lacerda será em piano a 4 mãos.
Programas
Isabella Perazzo (piano)
José Siqueira
Cantiga
Sonatina nº 5 (Allegro brilhante, Devagar – Modinha e Allegro non troppo – Dança)
Emília De Benedictis
Berceuse
Recordação (Noturno nº 1)
J. A. Kaplan – Sonata (Allegro Enérgico, Scherzo – Presto, Lento – Livremente quase Cadenza e Alla Toccata)
Isabella Perazzo e Jordan Alexander
Osvaldo Lacerda – Brasiliana nº 8 (Canto de trabalho, Frevo, Abôio e Terno de Zabumba) – piano a 4 mãos
Jordan Alexander (piano)
Édson Santana
Toccata
Fantasia das Flores
Poetina 1
Lorenzo Fernandez – 3 estudos em forma de Sonatina
Villa-Lobos – Festa no Sertão
Serviço:
Recital de Piano do Centro de Música Brasileira
30 de agosto, sábado, às 18h
Pianistas Isabella Perazzo e Jordan Alexander
Local: Auditório Escola Americana – Campus Higienópolis
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Rua Piauí, 130
Higienópolis
Próximo ao Metrô Higienópolis-Mackenzie
Tem acessibilidade
250 lugares
Duração: 1h
Classificação Livre
Grátis!
Crédito da foto de Jordan Alexander – Paulo Rapoport Popo
Vídeo de Isabella Perazzo
Villa-Lobos: Festa no Sertão (nº3 do Ciclo Brasileiro) – Isabella Perazzo https://youtu.be/GACHPNXZ3Fs?si=ZEUx-SG9dnEJj2gc
Osvaldo Lacerda – Estudo n. 7 (excerpt) https://youtu.be/lDwMMA0KLFg?si=jX861ueqNCG8l_V5
Assessoria de imprensa do Centro de Música Brasileira
Miriam Bemelmans
miriam@bemelmans.com.br
(11) 3034-4997 e (11) 9 9969-0416
http://www.bemelmans.com.br
Instagram: @mbemel
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CONCERTO: Temporada 2025 – Agosto, o Grupo Prelúdio 21 convida o violonista Celso Faria para interpretar obras dos compositores membros do grupo Prelúdio 21
O terceiro concerto da Temporada 2025 (agosto) terá a participação do violonista Celso Faria, interpretando peças dos compositores membros do grupo Prelúdio 21: Alexandre Schubert, Marcos Lucas, Marcelo Carneiro, Neder Nassaro e J. Orlando Alves.
O concerto será realizado no dia 30/08/25, às 15h, no Centro Cultural Justiça Federal (CCJF-RJ).
Serviço
30 de agosto (sábado), às 15h
Centro Cultural Justiça Federal (CCJF)
Av. Rio Branco, 241 – Centro (metrô Cinelândia)
Rio de Janeiro
ENTRADA FRANCA
Link do evento:
https://ccjf.trf2.jus.br/programacao/preludio-21-musica-do-presente-apresenta-celso-faria-violao
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FESTIVAL: Festival Chopin 2025
Seis pianistas abrilhantam o Festival Chopin 2025: Dang Thai Son (Canadá /Vietnã), Andrzej Wierciński (Polônia), J J Juin Li Bui (Canadá /China), Ingrid Uemura e Rafael Cesário (Brasil) e Kate Liu (Singapura /USA)
No dia 31 de agosto, às 18h, domingo, acontece a abertura da 4ª edição do Festival Chopin, com o pianista Dang Thai Son, primeiro asiático a vencer o prestigioso concurso em 1980. O festival tem como conceito a valorização e apoio aos jovens pianistas laureados dos Concursos Chopin, incluindo sempre no 1º concerto um dos 1ºs lugares do Concurso Internacional Chopin de Varsóvia.
Os outros concertos acontecem aos sábados de setembro, na recém-inaugurada Estação Motiva Cultural, equipamento do Complexo Cultural Júlio Prestes, gerida pela Fundação Osesp.
Andrzej Wierciński toca no dia 6 de setembro, J J Jun Li Bui, no dia 13 de setembro, Ingrid Uemura, piano e Rafael Cesário ao violoncelo, dia 20 de setembro e Kate Liu, no dia 27 de setembro.
O Festival Chopin é uma correalização da Fundação OSESP, em parceria com o Instituto Chopin de Varsóvia e com o apoio da Casa Sangusko da Cultura Polonesa.
Dang Thai Son é de origem vietnamita-canadense e divide sua brilhante carreira de pianista com a acadêmica, promovendo seus alunos brilhantes, como Bruce Liu – 1º lugar no Concurso Chopin de Varsóvia 2021, e Saehyun Kim – 1º lugar no Concurso Long Thibaud em Paris. Além de Chopin, Son interpretará Debussy.
Andrzej Wierciński foi 1º lugar no Concurso Chopin de 2015. É vencedor ainda dos Concurso Internacional F. Chopin em Budapeste, Saint-Priest, Viena (2019) e Nápoles (2018).
O canadense J J Jun Li Bui,com 17 anos na época, foi o mais jovem candidato do Concurso Chopin em Varsóvia em 2021, onde obteve o 6º lugar. É colecionador de prêmios internacionais, aos 15 anos foi laureado no prestigioso Van Cliburn International Junior Piano Competition em 2019, no Concurso Hanoi International Piano Competition em 2018 e no Aarhus International Piano Competition em 2017. O pianista interpreta Chopin, Bach, Beethoven e Schubert.
Ingrid Uemura é brasileira e venceu o Concurso Nacional Chopin em 2024, o Concurso Guiomar Novaes e o Concurso Internacional Frederic Chopin da Romênia. A pianista se apresenta com o violoncelista brasileiro Rafael Cesário e vão tocar Chopin e Schubert.
Kate Lin é de Singapura e venceu o Terceiro Prêmio no 17º Concurso Internacional Fryderyk Chopin em Varsóvia, na Polônia, recebendo ainda os prêmios de interpretação da “Melhor Mazurca” e “Favorita do Público”. A pianista interpreta Chopin e Scriabin.
Agenda
Sala São Paulo
Dang Thai Son – Domingo, 31 de agosto, às 18h
Estação Motiva Cultural
Andrzej Wierciński – Sábado, 6 de setembro às 20h30
J J Juin Li Bui. – Sábado, 13 de setembro, às 20h30
Ingrid Uemura e Rafael Cesário – Sábado, 20 de setembro, às 20h30
Kate Liu – Sábado, 27 de setembro, às 20h30
Serviço
4ª Edição do Festival Chopin
De 31 de agosto a 27 de setembro
Dang Thai Son (Canadá /Vietnã), Andrzej Wierciński (Polônia), J J Juin Li Bui (Canadá /China), Ingrid Uemura e Rafael Cesário (Brasil) e Kate Liu (Singapura /USA)
Realização Sociedade Chopin do Brasil e correalização Fundação Osesp.
Parceria Instituto Chopin de Varsóvia, apoio da Casa Sangusko de Cultura Polonesa.
Agenda
Sala São Paulo
Dang Thai Son – Domingo, 31 de agosto, às 18h
Ingressos de R$ 80,00 a R$ 160,00
Link https://salasaopaulo.byinti.com/#/event/festival-chopin-dang-thai-son
Sala São Paulo
Praça Júlio Prestes, 16
Tel: (11) 3367-9500
Centro – São Paulo – SP
Capacidade: 1388 lugares
Estação Motiva Cultural
Ingressos de R$ 100,00 a R$ 140,00
Andrzej Wierciński – Sábado, 6 de setembro às 20h30
Ingressos https://salasaopaulo.byinti.com/#/event/festival-chopin-andrzej-wiercinski
J J Juin Li Bui. – Sábado, 13 de setembro, às 20h30
Ingressos https://salasaopaulo.byinti.com/#/event/festival-chopin-jj-jun-li-bui
Ingrid Uemura e Rafael Cesário – Sábado, 20 de setembro, às 20h30
Ingressos: https://salasaopaulo.byinti.com/#/event/festival-chopin-ingrid-uemura-e-rafael-cesario
Kate Liu – Sábado, 27 de setembro, às 20h30
Ingressos https://salasaopaulo.byinti.com/#/event/festival-chopin-kate-liu
Estação Motiva Cultural
Praça Júlio Prestes, 16
Tel : (11) 3367-9500
Centro – São Paulo – SP
Capacidade: 543 lugares
Duração dos concertos: 60 minutos
Link de fotos – https://drive.google.com/drive/folders/1zWkl1fVckqWE0gpnQuGwgSP-htug–GD?usp=sharing
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CALL: For jazz artists ! International JAZZ Competition 2026
20 Bucharest International JAZZ Competition 2026 @ EUROPAfest
100 % jazz & more…competition, concerts, jam sessions, jazz workshops…
Date: 3 – 11 July 2026
Open for: instrumentalists and vocalists of all nationalities
NEW ! Age limit: up to 45 years old ( born after the 1st of July 1981 ). The leader can be older than 45.
Prizes: The total amount is 10.000 Euro, cash and concerts
Info: jmevents.ro@gmail.com
Website: www.jazzfest.ro, www.jazzcompetition.ro
Facebook: https://www.facebook.com/Bucharest.International.Jazz.Competition
Facebook Event (to share ): https://www.facebook.com/events/1200084981652104/
The application is OPEN.
Deadline: 1st March 2026
Please find attached
- poster
- General Rules
- Application form.
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CHAMADA: Nova data para envio de artigos para o dossiê “A visualização da música”
A revista Lumina, do PPGCom da UFJF, informa que a submissão de artigos para o dossiê “A visualização da música” estará aberta até o dia 15/09/2025. A publicação do dossiê será realizada no dia 30/12/2025.
Editores convidados
Jhonatan Mata (PPGCom UFJF- Brasil)
Nilson Assunção (UFJF- Brasil)
Heloísa de A. Duarte Valente (Universidade Paulista – UNIP, Brasil)
José Luís Fernández (UBA-UNTREF-UNLZ)
Temas de interesse
- A visualização da música em sentido amplo: reconfigurações estéticas, éticas e de narrativas considerando os diversos suportes, mídias e telas.
- Novos gêneros e formatos audiovisuais/sonoros e as relações entre imagem e som nesses espaços.
- Memes, fandoms e influencers: ativismo musical e plataformização da música a partir de múltiplas telas.
- Tensões e diálogos entre audiovisualidades e música no âmbito da inteligência artificial.
- Difusão e consumo de música e audiovisual num cenário de autocomunicação de massa.
- Proposições teórico-metodológicas acerca do tema em pauta.
- Estudos interdisciplinares envolvendo marketing, cenografia, artes cênicas, visuais e plásticas, design, arquitetura e suas conexões com imagem e som.
- Coberturas audiovisuais de eventos e megaeventos musicais.
- A “questão musical” e suas abordagens no cinema e na televisão.
- Confluências e distinções entre áudio e música no streaming.
- O videoclipe contemporâneo: discursos e narrativas que privilegiam a visualização da música.
- Questões políticas e sociais envolvendo áudio/música e vídeo.
- Produções amadoras e profissionais num cenário de convergência e recirculações de imagem e som (redes sociais, engajamento, participação e fluência midiática).
- Relações entre jornalismo e música a partir da imagem.
Datas Importantes
Lançamento e chamada – de 17/06 a 15/09
Envio para pareceristas: desde os primeiros recebimentos até 19/09
Retorno pareceristas: até 23/10
Revisão: 23/10 a 15/12
Publicação: 30/12/2025
Lumina – Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora
Universidade Federal de Juiz de Fora | Programa de Pós-graduação em Comunicação
E-mail: luminaufjf@gmail.com
Classificação Qualis-CAPES : A4
ISSN 1516-0785 | e-ISSN 1981-4070
Fonte: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/announcement/view/935
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CHAMADA: Trabalhos do Simpósio Internacional Forma Musical
É com enorme alegria que o Prof Mario Videira e eu, Isis Biazioli de Oliveira – pós-doutoranda na ECA/USP, lançamos a Chamada de Trabalhos para o Simpósio Internacional Forma Musical: análise, teoria e performance. A programação contará com palestras de pesquisadores nacionais e internacionais, mesas-redondas, recitais e sessões de comunicações (prioritariamente presenciais). O evento acontecerá entre os dias 29 e 31 de outubro de 2025 na Escola de Comunicações e Artes da USP.
Os interessados em integrar as sessões de comunicações deverão enviar Resumos de 500 a 1000 palavras (excluindo Título, Palavras-chave e Referências Bibliográficas) e documento complementar em PDF com figuras, exemplos musicais, tabelas e gráficos acompanhados de legenda explicativa, caso necessário. As propostas serão recebidas até dia 08 de setembro de 2025 e deverão ser submetidas via formulário disponível em: https://forms.gle/qQFPUApK5PxRSNU5A
Convidamos toda a comunidade acadêmica a contribuir com suas pesquisas!
Caso tenha qualquer dúvida, pode nos contatar pelo email:
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CONCURSO: Professor Doutor no departamento de música da FFCLRP – Flauta Transversal e Percepção Musical
Edital DVACAD 043/2025 Concurso Professor Doutor
DOE 18/07/2025 – Caderno Executivo – Seção 3 Atos de Gestão e Despesas > Concursos
Período de Inscrição: 24/07/2025 – 01/09/2025
A Diretora da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo torna público a todos os interessados que estarão abertas pelo prazo de 40 (quarenta) dias, com início às 09 horas (horário de Brasília) do dia 24/07/2025 e término às 17 horas (horário de Brasília) do dia 01/09/2025, as inscrições ao concurso público de títulos e provas para provimento de 01 (um) cargo de Professor Doutor, referência MS-3, em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa (RDIDP), claro/cargo nº 1264249, com o salário de R$ 16.353,01 (maio/2025), junto ao Departamento de Música, na área de conhecimento em Flauta Transversal e Percepção Musical, nos termos do art. 125, parágrafo 1º, do Regimento Geral da USP.
As informações na íntegra estão disponíveis:
https://www.ffclrp.usp.br/concursos/?c=1
Abertura de Concurso Público
https://www.ffclrp.usp.br/imagens_concursos/18_07_2025__08_31_47__157.pdf
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DIVULGATION: Winter School Composing Auditory Space
Immersive Audio in Music, Sound, Art, and Virtual Environments
Three days intensive lectures and hands-on workshops for artists and engineers with Markus Noisternig (IRCAM, FR)
Mandatory registration: https://forms.gle/xEkuYoenmz2C13ZD7
Summary:
The manipulation of auditory space has emerged as a fundamental compositional element in contemporary music, sound art, and multimedia performance. Recent advances in spatial audio technologies – such as Higher-Order Ambisonics (HOA), Wave Field Synthesis (WFS), and binaural rendering – have enabled highly immersive and interactive sound experiences, especially when integrated with virtual and augmented reality (VR/AR) platforms.
This winter school offers a comprehensive introduction to the theoretical principles, technical implementations, and artistic applications of state-of-the-art spatial audio techniques.
Participants will examine multichannel audio signal processing, sound field synthesis, and the psychoacoustics of spatial hearing. Further emphasis will be placed on room acoustics, reverberation modeling, and the challenges of real-time auralisation in immersive virtual environments.
The final day is devoted to practical workshops aimed at sound artists and composers, focusing on creative spatialization strategies, current production tools, and prototyping immersive audio works. This hands-on approach enables participants to translate technical knowledge into artistic practice within VR/AR contexts.
- Audience: students, researchers, sound artists, and composers
- Prerequisites: Basic knowledge of audio signal processing and music technology recommended
- Software Requirements: Max/MSP, Reaper recommended
- Registration mandatory through the following link: https://forms.gle/xEkuYoenmz2C13ZD7
Location:
The winter school will take place on the UNICAMP campus September 9, 10 and 11 with the exact location to be announced shortly.
Realization:
Organization:
Institut de recherche et coordination acoustique musique (IRCAM, Paris France)
Faculdade de engenharia elétrica e da computação (FEEC-UNICAMP, SP, Brasil)
Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS-UNICAMP, SP, Brasil)
With the financial support of:
FAEPEX
CNRS
Certificates:
Certificates will be delivered to the active participants to the three days of winter school.
Full informations at: https://www.nics.unicamp.br/2025/07/15/markus/
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DIVULGAÇÃO: Propostas selecionadas – Dinorá 130: Seminários de pesquisas acadêmicas em andamento sobre Dinorá de Carvalho em homenagem aos 130 anos de seu nascimento
As propostas selecionadas para serem apresentadas durante o evento “Propostas selecionadas – Dinorá 130: Seminários de pesquisas acadêmicas em andamento sobre Dinorá de Carvalho em homenagem aos 130 anos de seu nascimento” são as descritas abaixo. O evento ocorrerá de maneira híbrida nos dias 9 e 16/9/2025.
1 – Filipe dos Santos Alexandrino (doutorando Unicamp)
Título da proposta: Edição Crítica e Estudo Performativo de Contrastes (1969) de Dinorá de Carvalho
Resumo: Este trabalho surgiu do interesse do artista-pesquisador por processos editoriais durante sua graduação, aliado à experiência como intérprete. A pesquisa propõe um método mais integrado de edição musical, em que edição, interpretação e performance sejam compreendidas como partes de um mesmo processo artístico. Partindo das ideias de Figueiredo (2014), a edição crítica busca registrar a intenção do compositor a partir das fontes disponíveis. Grier (1996) acrescenta que editar é análogo à performance, pois ambos envolvem decisões críticas semelhantes diante da notação musical, com base no conhecimento da obra e no gosto estético. A partitura, nesse contexto, não representa a obra de forma autônoma, sendo necessária a atuação do intérprete para sua realização. Ingarden (apud Grier, 1996) reforça essa ideia ao considerar que a obra musical resulta de uma intenção colaborativa entre compositor e performer, mediada pelo texto musical. Zumthor (2007) amplia essa noção ao destacar a dimensão performativa da arte sonora, cuja poética muitas vezes antecede o texto escrito. A proposta consiste na elaboração de uma edição crítica voltada para a performance da obra Contrastes (1969), de Dinorá de Carvalho, compreendendo o texto musical em diálogo com seus aspectos interpretativos e contextuais. O objetivo é demonstrar como o trabalho editorial, aliado à pesquisa artística, pode aprofundar a compreensão da obra e ressaltar o papel ativo do intérprete nesse processo. A pesquisa também contribui para o resgate da fase “atonal” de Dinorá de Carvalho, promovendo o retorno de Contrastes ao repertório de concerto.
2 – Larissa Macedo da Silva (mestranda Unesp)
Título da proposta: Maestra Dinorá de Carvalho e a trajetória da Orquestra Feminina de São Paulo
Resumo: Esta pesquisa apresenta o levantamento e a análise de informações sobre a atuação de Dinorá de Carvalho (1895–1980) como regente e sobre a trajetória da Orquestra Feminina de São Paulo, a partir de recortes de jornais e programas de concerto preservados nos álbuns do acervo Dinorá de Carvalho, no Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS-SP). Fundada e dirigida por Dinorá na década de 1930, a orquestra foi a primeira da América do Sul composta exclusivamente por mulheres, representando um marco na inserção feminina na música de concerto. O estudo examina aspectos da formação do grupo, incluindo a composição dos naipes e a identificação nominal de diversas musicistas; as dificuldades enfrentadas, como a ausência de apoio institucional, a escassez de instrumentistas em determinados naipes e a falta de sede para ensaios; e os sucessos logrados, evidenciados pela recepção positiva da crítica, pelas apresentações em diferentes cidades brasileiras e pelo reconhecimento conquistado em espaços prestigiados, como o Theatro Municipal de São Paulo. A análise dos materiais do MIS-SP, composta por cerca de 44 documentos entre recortes, programas e fotografias, permite reconstruir parte significativa da história da orquestra e da atuação de Dinorá como maestra, aspecto frequentemente ofuscado pela sua carreira como compositora e pianista. Ao iluminar esta experiência pioneira a partir de fontes primárias, a pesquisa contribui para a ampliação da memória musical brasileira e para o reconhecimento do protagonismo feminino historicamente invisibilizado na regência e na prática orquestral.
3 – Caio Csizmar Soares Lourenço (Iniciação Científica Unicamp)
Título da proposta: Jogos no parque infantil Dom Pedro II, de Dinorá de Carvalho: edição musical
Resumo: Dinorá de Carvalho (1895 – 1980) foi uma pianista e compositora brasileira de grande importância no século XX. Sua obra, embora ainda pouco difundida, encompassa décadas de produções na música de concerto. Atualmente, suas partituras encontram-se fragmentadas em diversos acervos no Brasil, muitas não catalogadas em seu catálogo oficial lançado pelo Ministério de Relações Exteriores em 1977. Uma destas obras é a versão orquestral de Jogos no Parque Infantil Dom Pedro II, que encontra-se na Coleção Dinorá de Carvalho da Coordenação de Documentação de Música Contemporânea (CDMC) na Unicamp, sob número de catálogo DC008. Esta fonte documental exibe, em diferentes níveis de completude e conservação, os diversos manuscritos orquestrais da obra, tendo sido esta publicada somente em sua versão para piano solo pela editora Irmãos Vitale em 1940. Desta maneira, o projeto tem como objetivos efetuar a edição crítica desta obra, submeter à apreciação da Coleção CIDDIC/CDMC uma proposta de publicação para a edição criada e trazer uma melhor compreensão da produção musical da compositora Dinorá de Carvalho. O resultado final esperado é que este projeto possibilite a ampliação do repertório orquestral nacional, além da literatura acadêmica sobre o mesmo, e auxilie na difusão da obra da compositora no século XXI.
4 – André Guimarães Rodrigo (doutorando Unicamp)
Título da proposta: A Missa de Profundis de Dinorá de Carvalho e a pesquisa sobre suas fontes
Resumo: A pesquisa sobre a Missa De Profundis para coro, orquestra e solistas, da compositora mineira Dinorá de Carvalho contempla o estudo sobre as fontes disponíveis no CDMC/Unicamp e a busca por novas fontes que possam resultar na recuperação da partitura de uma obra que está prestes a completar 50 anos sem ser executada. O intuito da pesquisa é, através da recuperação do texto musical e da elaboração de uma edição crítica de sua partitura, discutir as questões interpretativas e os aspectos relacionados à sua execução sob o ponto de vista do regente que vai prepará-la para performance.
5 – Vitor Alves de Mello Lopes (mestrando Unicamp)
Título da proposta: A produção composicional inicial de Dinorá de Carvalho: revisão crítica de catálogo e contextualização da produção
Resumo: A pesquisa tem como objetivo compreender e situar a fase inicial (1911 a 1928) da trajetória composicional de Dinorá de Carvalho. O estudo se baseia na análise de partituras, programas de concerto e registros jornalísticos, buscando mapear o desenvolvimento dessa produção e sua relação com a vida artística da compositora e com sua rede de relações sociais. A investigação propõe um recorte biográfico ampliado, visando suprir lacunas nas informações já disponíveis sobre a autora e aprofundar o entendimento do contexto cultural e social em que estava inserida. Ao examinar as obras, especialmente as composições para piano solo, foco predominante dessa etapa de sua carreira, pretende-se oferecer uma visão mais precisa sobre o estilo, as influências e as estratégias criativas adotadas pela compositora antes de aderir a uma estética modernista brasileira. Além de revisar criticamente o catálogo existente, a pesquisa procura destacar a importância dessa produção inicial para a consolidação da identidade artística de Dinorá de Carvalho e para o panorama musical brasileiro da época. Dessa forma, contribui tanto para a valorização de seu legado quanto para o enriquecimento das discussões sobre a presença e atuação de mulheres compositoras no Brasil do início do século XX.
6 – André Abreu Vieira Martins (Iniciação Científica Unicamp)
Título da proposta: Movimentos avulsos de peças sinfônicas de Dinorá de Carvalho: contextualização e edição musical
Resumo: Esse projeto de pesquisa pretende contextualizar a produção e estabelecer criticamente a edição de movimentos avulsos das peças sinfônicas Festa na vila, Quadros da Semana Santa e Danças Imperiais de Dinorá de Carvalho. Os manuscritos desses movimentos estão sob a guarda do CDMC na Unicamp. Por meio do método de Texto Base (Figueiredo, 2017, p. 118 – 124), objetiva-se fazer uma edição crítica dos manuscritos encontrados, com a finalidade de definir uma versão final das peças selecionadas. Como resultado esperado, pretende-se que todos os movimentos editados possam ser publicados e possibilitem a criação de novas pesquisas e apresentações musicais.
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