Coordenação de Documentação de Música Contemporânea, Pesquisa, Documentação e Informação Musical.
- CONCERTO: Música no Museu apresenta: Grandes Concertos de Natal – de 3 a 21 de dezembro
- CONCERTO: Eudóxia de Barros toca na Sociedade Brasileira de Eubiose
- CONCERTO: Grupo Prelúdio 21 convida o trio T’Rio no último concerto da Temporada 2025
- CONCERTO: Melhores momentos de Cavalleria Rusticana encerram a Temporada 2025 da OSU
- FESTIVAL: Orquestra Sinfônica Brasileira realiza 1º Festival OSB Novas Compositoras
- CALL: For jazz artists ! International JAZZ Competition 2026
- DIVULGAÇÃO: Nova data de lançamento do livro de Willy Corrêa de Oliveira
CONCERTO: Música no Museu apresenta: Grandes Concertos de Natal – de 3 a 21 de dezembro
Encerrando a comemoração dos 28 anos de atividades ininterruptas e a temporada 2025, a série Música no Museu apresenta, no mês de dezembro, uma programação especial com 08 (oito) concertos de temática natalina, reunindo formações diversas como coros, orquestras, conjuntos de cordas, vozes e piano.
Com esta agenda, o projeto atinge o expressivo número de mais de 230 concertos realizados em 2025, ano marcado pelo sucesso de grandes festivais e turnês internacionais.
A programação começa em 3 de dezembro, às 12h30, no CCBB RJ, com o recital da pianista carioca Alessandra de Lucena, que apresenta obras de Brahms, Scriabin, Chopin, Debussy, Bach, Schubert e Schumann.
Alessandra iniciou seus estudos aos 7 anos, formou-se no Conservatório Brasileiro de Música e é graduada pela UFRJ, com aperfeiçoamento sob orientação de Maria da Penha e Erika Ribeiro. Menção Honrosa no Concurso Nacional de Piano Sousa Lima (2003), atua no cenário erudito e na música popular.
Na segunda-feira (8/12), o Espaço Cultural Arte Sesc, no Flamengo recebe às 18h, três grupos vocais: Oficina de Cantoria +60, Coral do Cepel e Grupo Vocal Molho Inglês. O repertório dos grupos passeia pelas canções da MPB e da música internacional. A Direção é de Crismarie Hackenberg.
No dia 10 de dezembro (quarta-feira), às 12h30, no CCBB RJ – Recital com o Duo Luiz Bomfim (voz) e Regina Lacerda (piano).
O barítono e a pianista apresentam o programa “É tempo de Natal”, com um repertório de clássicos natalinos.
Na quinta-feira, dia 11 de dezembro, às 12h30, sobe ao palco do Museu da Justiça o Coral do Sisejufe, sob a regência do Maestro Edu Feijó e com um programa que reúne músicas brasileiras e clássicos natalinos.
Criado em 2014, o coral é formado por servidores da Justiça Federal, seus familiares e convidados, e dedica-se à divulgação da música brasileira e à participação em eventos culturais.
Atravessando a Baía da Guanabara, no dia 16 de dezembro (terça-feira), às 13h, no Tribunal Pleno de Niterói apresentação do Coral Rio Em Canto, sob a regência de Lulu Antunes, com um programa dedicado a clássicos brasileiros.
Com 25 anos de atividades ininterruptas, o coral reúne 15 a 20 integrantes e mantém a missão de celebrar a música brasileira e fortalecer os laços humanos por meio do canto coletivo.
No dia 18 de dezembro (quinta-feira), às 18h, no Centro Cultural Justiça Federal (CCJF) é a vez do Coral Abstrassom. Sob a regência de Lucas Linder, eles apresentam os Clássicos do Natal.
Como forma de agradecimento pelo ano vivido, acontece no dia 21 de dezembro, às 11h, a Missa em Ação de Graças na Igreja de Nossa Senhora da Glória, seguida de um concerto do Madrigal do Leme, apresentando músicas de Natal através dos séculos.
Sob a direção de Anton Steuxner, o grupo interpreta obras sacras e natalinas de cinco séculos, com repertório de Dufay, Binchois, Bach, Telemann, Praetorius, Schubert, Gavaert, Holst, Gruber, entre outros.
Assim, Música no Museu consolida-se como a maior série de música clássica do Brasil, mantendo sua vocação de levar a música a todos, com excelência e alcance internacional.
“Esperamos por vocês”, convida Sérgio da Costa e Silva – Diretor de Música no Museu.
ASSESSORIA DE IMPRENSA:
Renata Monteiro
(21) 988807192
Idealizador e Diretor dos Projetos Música no Museu e XX RioHarpFestival
Sergio da Costa e Silva
(21) 999889332
Î Voltar ao topo
CONCERTO: Eudóxia de Barros toca na Sociedade Brasileira de Eubiose
Dia 13 de dezembro, sábado, às 17h, a grande pianista Eudóxia de Barros toca na Sociedade Brasileira de Eubiose. Grátis!
No belíssimo repertório obras de compositores brasileiros como Camargo Guarnieri, Ernesto Nazareth, Fernando Cupertino, Frutuoso Vianna, Nilcéia Baroncelli e Osvaldo Lacerda, somado a Bach, Liszt, Schumann e Shostakovitch.
Eudóxia de Barros foi a primeira intérprete a se debruçar intensamente sobre a obra de Ernesto Nazareth com a gravação do LP Ouro sobre o Azul e tocar pelos mais recônditos espaços por todo o país desde aquela época. Eudóxia gravou posteriormente mais dois LPs com suas obras. É uma das principais intérpretes e referência quando o assunto é Ernesto Nazareth, compositor imortalizado por Odeon e Apanhei-te cavaquinho.
A renomada pianista gravou mais de 47 álbuns. Ocupa desde 1989, a cadeira número 14 da Academia Brasileira de Música. Em 2016, sua ex-aluna Rosângela Paciello Pupo escreveu um livro sobre sua vida intitulado “Valeu a pena? Conversando com Eudóxia de Barros”. Em 2017, foi convidada pela COMEP (Edições Paulinas) a realizar a gravação completa da obra pianística de Osvaldo Lacerda, disponível nas plataformas, tendo convidado outros seis pianistas para se unirem a ela.
Programa
- Bach – Liszt – Grande Fantasia em sol menor
- Schumann – Estudos Sinfônicos opus 13
- Shostakovitch – Florian Noack – Valsa nº 2
- Osvaldo Lacerda
- Brasiliana n٥ 3 (Cururu, Rancheira, Acalanto e Quadrilha)
- Três Valsas Brasileiras
- Fernando Cupertino – Primeira Valsa
- Nilcéia Baroncelli – Convidativa
- Camargo Guarnieri – Valsa nº 9
- Ernesto Nazareth – Escorregando (tango)
- Fructuoso Vianna – Dança de Negros op. 2 nº 1
Serviço:
Recital de Eudóxia de Barros (piano)
Dia 13 de dezembro, sábado, às 17h
Sociedade Brasileira de Eubiose
Av. Lacerda Franco, 1059 – Aclimação
201 lugares
Grátis!
Duração: 1h15
Foto de Leandro Armbrust
Assessoria de imprensa
Miriam Bemelmans
miriam@bemelmans.com.br
(11) 9 9969-0416
http://www.bemelmans.com.br
Instagram: @mbemel
Î Voltar ao topo
CONCERTO: Grupo Prelúdio 21 convida o trio T’Rio no último concerto da Temporada 2025
O último concerto da Temporada 2025 terá a participação do o trio T’Rio, integrado por Cristiano Alves (clarineta), Fernando Thebaldi (viola) e Yuka Shimizu (piano), interpretando peças dos compositores membros do grupo Prelúdio 21: Alexandre Schubert, Marcos Lucas, Marcelo Carneiro, Neder Nassaro e J. Orlando Alves. O concerto será realizado no dia 13/12/25, às 15h, no Centro Cultural Justiça Federal (CCJF-RJ).
Serviço
Grupo Prelúdio 21 convida o trio T’Rio no último concerto da Temporada 2025
13 de dezembro (sábado), às 15h
Centro Cultural Justiça Federal (CCJF)
Av. Rio Branco, 241 – Centro (metrô Cinelândia)
ENTRADA FRANCA
Î Voltar ao topo
CONCERTO: Melhores momentos de Cavalleria Rusticana encerram a Temporada 2025 da OSU
Em um grande evento que marca o encerramento da temporada oficial da Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU), a força e a emoção da ópera italiana ganham destaque em uma apresentação especial de Cavalleria Rusticana, de Pietro Mascagni.
A OSU sobe ao palco ao lado do Coro Contemporâneo de Campinas e do Ópera Estúdio Unicamp, sob a direção do maestro e professor Angelo Fernandes, e do Collegium Vocale Campinas, dirigido pelo maestro Akira Kawamoto. O concerto conta ainda com a participação dos solistas Mariana Ciriaco (mezzo-soprano), Rafaela Duria (soprano) e Willian Donizetti (barítono).
Sob a regência e direção musical da regente titular Cinthia Alireti, o concerto apresenta os melhores momentos da ópera, em uma versão em concerto da obra-prima do verismo italiano — gênero que trouxe à ópera uma intensidade emocional e uma verdade humana sem precedentes.
A parceria entre os grupos reafirma o compromisso da Unicamp com a formação artística, a pesquisa e a difusão cultural, promovendo o diálogo entre diferentes gerações de músicos e a comunidade.
Serviço
Melhores Momentos da ópera Cavalleria Rusticana
Data: Quinta, 11 de dezembro
Horário: 19h30
Local: Auditório da FCM, Unicamp
Entrada gratuita – retirada 1h na bilheteria
Î Voltar ao topo
FESTIVAL: Orquestra Sinfônica Brasileira realiza 1º Festival OSB Novas Compositoras
Concurso vai eleger sinfonias compostas por mulheres brasileiras para serem estreadas pela OSB em 2026
A Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB) anuncia a 1ª edição do Festival OSB Novas Compositoras, um concurso dedicado a fomentar a criação musical orquestral entre mulheres brasileiras. Com inscrições abertas até maio de 2026, a primeira fase vai selecionar até cinco composições sinfônicas inéditas que serão interpretadas pela própria Orquestra Sinfônica Brasileira no concerto final , em agosto. A compositora vencedora receberá uma encomenda para escrever uma nova obra especialmente para a OSB.
Poderão inscrever-se somente compositoras brasileiras ou naturalizadas com até 45 anos, e cada uma pode inscrever apenas uma obra, que deve ser inédita, não podendo ter sido anteriormente executada, gravada ou inscrita em outro concurso de composição. Uma comissão julgadora vai avaliar cada uma das composições submetidas e selecionar até cinco obras, que serão estreadas pela Orquestra Sinfônica Brasileira no dia 22 de agosto de 2026, na Sala Cecília Meireles.
Para participar do festival, é necessário ler a íntegra do edital, disponível aqui, e submeter a obra no formulário digital disponibilizado no documento. O resultado do concurso será divulgado até o dia 5 de junho de 2026.
O Festival OSB Novas Compositoras surge em consonância com a vocação histórica da Orquestra Sinfônica Brasileira em seu compromisso social e educacional. Ao longo de seus 85 anos, a OSB foi pioneira em importantes iniciativas de promoção da música no Brasil, com concursos para solistas e compositores que revelaram nomes como Antonio Meneses e Nelson Freire.
Essa vocação se manifesta hoje no programa de educação musical da Fundação OSB, o Conexões Musicais, que promove o acesso à formação musical e a democratização da cultura, e a OSB Jovem, uma orquestra diversa que oferece aos músicos em início de carreira um aperfeiçoamento técnico e mentoria com músicos experientes. A OSB também celebra a participação feminina na música, integrando compositoras, maestras e solistas ao repertório e à condução dos concertos de sua temporada, que agora será enriquecida com as obras selecionadas no festival.
Site: https://www.osb.com.br/1-festival-osb-novas-compositoras/
Î Voltar ao topo
CALL: For jazz artists ! International JAZZ Competition 2026
20 Bucharest International JAZZ Competition 2026 @ EUROPAfest
100 % jazz & more…competition, concerts, jam sessions, jazz workshops…
Date: 3 – 11 July 2026
Open for: instrumentalists and vocalists of all nationalities
NEW ! Age limit: up to 45 years old ( born after the 1st of July 1981 ). The leader can be older than 45.
Prizes: The total amount is 10.000 Euro, cash and concerts
Info: jmevents.ro@gmail.com
Website: www.jazzfest.ro, www.jazzcompetition.ro
Facebook: https://www.facebook.com/Bucharest.International.Jazz.Competition
Facebook Event (to share ): https://www.facebook.com/events/1200084981652104/
The application is OPEN.
Deadline: 1st March 2026
Please find attached
- poster
- General Rules
- Application form.
Î Voltar ao topo
DIVULGAÇÃO: Nova data de lançamento do livro de Willy Corrêa de Oliveira
O lançamento do livro do compositor Willy Corrêa de Oliveira, previsto para Sexta-feira 05/12 às 16h no IA-UNESP, teve de ser ADIADO devido a um atraso da editora na primeira tiragem.
O lançamento será realizado no Sábado, 13 de dezembro, das 16h às 21h,em La Librería, no Café Colombiano: Alameda Eduardo Prado, 493, São Paulo-SP (https://www.instagram.com/p/DRxwdMciamk/?img_index=1)
O livro pode ser adquirido no site da editora: https://lavraeditora.com.br/produto/o-feitio-da-dificil-arte-do-indizivel-no-capitalismo/
Î Voltar ao topo
