DIVULGAÇÃO: A Voz da Aldeia (Cantata Sete Povos – Oficinas- Seminário)

A voz da Aldeia foi contemplado na Rouanet RS e dá voz à comunidade Mbya Guarani de Eldorado do Sul atingida pela enchente de maio 2024

Inscrições abertas – Projeto vai apresentar espetáculo musical, atividades formativas e Rodas de Conversa

Aprovado pelo edital emergencial da Lei Rouanet RS, integrando o Programa Retomada Cultural RS, do Ministério da Cultura, Governo Federal, e selecionado para ser patrocinado pelo Itaú Unibanco, o projeto A Voz da Aldeia busca promover a rica cultura dos povos Mbyá Guarani, com ênfase na comunidade Tekoa Pekuruty, localizada às margens da BR 290, em Eldorado do Sul, RS, que foi atingida diretamente pela enchente de maio de 2024.

Com exceção do show musical, as demais atividades são gratuitas, desenvolvidas em Eldorado do Sul e Porto Alegre, entre os dias 04/11/25 e 09/12/2025, perfazendo o total de 11 atividades (8 rodas de conversa- oficinas, 1 espetáculo musical, 1 exposição de artesanato e 1 roda de conversa); a Cantata Sete Povos, uma suíte composta pelo músico gaúcho, Raul Ellwanger, (compositor e pesquisador), que retrata a saga dos Guarani nas Missões Jesuíticas, situadas no noroeste do Rio Grande do Sul, entre os séculos XVII e XVIII; a roda de conversa sobre a situação do Povo Mbyá Guarani e kaingang no RS e as oficinas (artesanato, gastronomia, música, construção, cosmologia e medicina).

Além das atividades citadas, o projeto vai oferecer a oficina de Mídias Digitais, exclusiva para a Aldeia Tekoa Pekuruty, ministrada pelo fotógrafo Wherá Xunú, e a oficina de Introdução a Permacultura, contrapartida do projeto, ministrada pelo professor Leandro Nunes.

Segundo o idealizador e coordenador do projeto, produtor cultural, permacultor e professor, com formação em Ciências Biológicas e Licenciatura em Música, Leandro Nunes, a programação busca difundir a cultura Mbyá Guarani, por meio de oficinas ministradas pelos indígenas das aldeias Tekoa Pekuruty e Tekoa Jate’i Mirim, transmitindo seus saberes ancestrais, bem como provocando o debate sobre a cultura indígena no RS, através da roda de conversa e da Cantata Sete Povos, de Raul Ellwanger, garantindo, desta forma, o protagonismo aos Mbyá Guarani, através do compartilhamento de seus conhecimentos milenares.

“O Projeto A Voz da Aldeia promove vivências únicas de valorização, fortalecimento e difusão da cultura Mbyá Guarani, em Eldorado do Sul”, ressalta Leandro Nunes.

PROGRAMAÇÃO CULTURAL – ELDORADO DO SUL E PORTO ALEGRE

Atividades gratuitas – Vagas limitadas

Show Cantata Sete Povos – Ingressos R$ 30,00 – Reservas: (51) 99242.99.74

Oficinas Culturais – Ministrantes: mestres e lideranças Guarani

Período de realização: 04/11/25 a 09/12/25

Público-alvo: estudantes, docentes e comunidade em geral

Período de inscrições: (até se esgotarem as vagas)

PROGRAMAÇÃO CULTURAL – ELDORADO DO SUL

Locais das oficinas: Eldorado do Sul

Aldeia Tekoa Pekuruty – BR 290, Km 123 (antes do Guaíba Country Club) –  Eldorado do Sul

Aldeia Tekoa Jate’i Mirim – Parque Eldorado – Eldorado do Sul

Vagas: 30 para estudantes e docentes – 20 para comunidade em geral Horário: 14h às 17h (todas as oficinas serão realizadas às terças-feiras, à tarde)

Contato para inscrições: WhatsApp: (51) 99242-9974

RODAS DE CONVERSA (OFICINAS)

  • Nhemonguetai ajaka regua (Roda de Conversa sobre como se faz ajaka– Mbyá Guarani (cestaria tradicional e Vixo Ranga, que envolve a criação de bichinhos (esculturas).
    • Local: Tekoa Pekuruty.
    • Ministrante: Kuaray Papa e Vera.
    • Data: 04/11/2025.
  • Nhemonguetai Tembiu Regua (Roda de Conversa sobre como se faz culinária Mbyá Guarani). A gastronomia Guarani será celebrada com oficinas de Mbojape, um bolo de milho assado na brasa, e Avati Kui, uma preparação à base de milho e amendoim com cinzas, feita no pilão.
    • Local: Aldeia Tekoa Pekuruty.
    • Ministrante: Jaxuka Rete.
    • Data: 11/11/2025.
  • Nhemonguetai Mbyá ete’i Regua (Roda de conversa sobre casa tradicional Mbyá Guarani). Técnica de construção de pau a pique, bambu e telhado de palha, será apresentada na construção de uma edificação na Tekoa Pekuruty.
    • Local: Tekoa Jate’i Mirim.
    • Ministrante: Karai Oka.
    • Data: 18/11/2025. 
  • Nhemonguetai Puã Regua (Roda de conversa sobre ervas medicinais – Mbyá Guarani). Os Mbyá Guarani, historicamente e milenarmente, utilizam as ervas medicinais, raízes, folhas, para tratar enfermidades que se encontram tanto no corpo físico, como parte espiritual.
    • Local: Tekoa Jate’i Mirim.
    • Ministrante: Yva Rete.
    • Data: 25/11/2025.
  • Nhemonguetai Kaxo Regua (Roda de conversa sobre cosmologia indígena – Mbyá Guarani). os Mbyá acreditam que todos os seres humanos, animais e espíritos estão interconectados. Essa interdependência implica uma responsabilidade coletiva de cuidar do meio ambiente e uns dos outros. 
    • Local: Tekoa Jate’i Mirim.
    • Ministrante: Kerexu Rete.
    • Data: 25/11/2025.
  • Nhemonguetai Mborai Regua (Roda de conversa sobre musicalidade – Mbyá Guarani). Oficina de Xondaro, uma dança realizada por homens guerreiros, que buscam fortalecer o modo de ser Guarani, e o Tangará, uma dança feminina que possui papéis bem definidos e movimentos inspirados nos pássaros, simbolizando alegria, liberdade e reflexão. 
    • Local: Tekoa Jate’i Mirim.
    • Ministrante: Kuaray e Karai.
    • Data: 02/12/2025.
  • Midia Digital: Oficina de mídias digitais, exclusiva, para a Aldeia Tekoa Pekuruty.
    • Objetivo: oferecer conhecimentos básicos para o uso das ferramentas no sentido de que a Tekoa Pekuruty possa administrar suas redes sociais após a finalização do projeto.
    • Local: Aldeia Jate’i Mirim.
    • Ministrante: Wherá Xunú (fotógrafo e cineasta indígena da Tekoa Pindó Mirim, de Viamão, RS. Obs.: a data da oficina será combinada com a aldeia.
  • Oficina de Introdução à Permacultura (contrapartida do projeto) Sistema de design para a criação de ambientes humanos sustentáveis e produtivos, inspirado nos ecossistemas naturais, tendo como inspiração os povos originários.
    • Local: Tekoa Jate’i Mirim.
    • Ministrante: Leandro Nunes.
    • Data: 09/12/2025.

PROGRAMAÇÃO CULTURAL – PORTO ALEGRE

07 de Novembro de 2025

Clube de Cultura

Rua Ramiro Barcelos, 1853 – Bom Fim

17h – Exposição e venda de artesanato Mbyá Guarani 20h – Raul Ellwanger apresenta Cantata Sete Povos

Uma obra com 12 canções que retratam a saga Guarani nas Missões Jesuíticas – RS

Raul Ellwanger (Voz) – Thiago Colombo (Violão)

Ingresso: R$ 30,00 (valor revertido integralmente para as aldeias participantes do projeto).

Obs: 30% dos ingressos são gratuitos (estudantes de escolas da rede pública de ensino).

Informações e venda dos ingressos: WhatsApp: (51) 99242-9974 Após o show – Roda de Conversa – (A situação dos Povos Indígenas no RS)

Painelistas convidados: Lideranças Mbyá Guarani e Kaingang e professores/as das escolas das aldeias.

Equipe do Projeto:

Produção: Leandro Nunes

Assistente de Produção: Elaine Regina

Assessoria Intercultural: Artemio S. Marques e Márcia Tomazzoni

Assistente de Produção oficinas: Everton Kniphoff

Assistente de Produção Show: Anderson Gomes

Iluminador: João Fraga

Assessoria de Imprensa: Dinorah Araújo

Fotografia/Audiovisual: Alexandre Oliveira

Acessibilidade/Libras Show: Maysa Velasco e Dully Gunther

Divulgação Midias Sociais: Tamires de Moraes e Karen Aguiar

@avozdaaldeia.2025

Rolar para cima
Acessar o conteúdo