III Encontro de Música Contemporânea OSU apresenta novas tendências da música atual no Auditório do Instituto de Artes da Unicamp

O evento ainda conta com o lançamento da obra O Grupo Música Nova e a Música Eletroacústica da compositora Denise Garcia

No próximo dia 15 de junho às 19h30, no auditório do Instituto de Artes, a Orquestra Sinfônica da Unicamp apresenta o tradicional Encontro de Música Contemporânea, onde o público, além de escutar as diversas tendências da música sinfônica, também recebe dicas de como apreciar alguns estilos, sonoridades e ideias musicais.

Neste ano, o público poderá também participar da execução da obra icônica “Santos Football Music” do compositor Gilberto Mendes, que será realizada em comemoração ao lançamento do livro “O Grupo Música Nova e a Música Eletroacústica”, escrito pela compositora e professora do Instituto de Artes, Dra Denise Garcia. Estreada em 1973 pelo Maestro Eleazar de Carvalho, “Santos Football Music” é uma das obras mais conhecidas do repertório de Gilberto Mendes, sendo concebida para uma orquestra sinfônica, difusão eletroacústica e performance do próprio público. Mendes trouxe para dentro do espaço do concerto elementos sonoros e ações que ocorrem dentro do estádio de futebol, desta forma o público participa também da performance, tornando-se esta uma experiência que provoca grande entusiasmo por parte de todos os participantes, músicos e plateia.

Além da obra de Gilberto Mendes, o programa conta com duas estreias: a peça Llanos em lethargos, da compositora espanhola Rosa Maria Rodríguez Hernández, com solos do violinista Éverton Amorim, e o Concerto para Contrabaixo de Carlos dos Santos, que será interpretada pelo chefe do naipe de contrabaixos da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, Pedro Gadelha.

Com destaque para o gênero do concerto solista, o Encontro também inclui o Concerto para oboé, do compositor mineiro Harry Crowl, interpretado pelo oboísta e professor Lucius Mota, e o Concerto para Vibrafone, também do compositor e percussionista Carlos dos Santos, que será interpretado pelo próprio compositor.

O lançamento do livro está previsto para ocorrer na entrada do Auditório, a partir das 18:00, quando a autora estará autografando e recebendo os convidados. O evento é aberto a estudantes, músicos e curiosos sobre as novas tendências da música de concerto.

Confira a versão digital do programa.

Evento: Encontro de Música Contemporânea
Data: 15 de junho de 2023
Lançamento do livro: 18:00hs
Concerto: 19h30