No último dia 15 de julho, o renomado maestro argentino Néstor Andrenacci ministrou a aula inaugural da Oficina Avançada de Regência Coral, como parte das atividades do programa “Hilda Hilst” da Unicamp, onde é artista residente. A programação inclui oficinas e espetáculos abertos ao público.
Segundo Andrenacci, essas atividades proporcionarão um espaço de reflexão sobre a evolução da regência coral no cenário mundial. “O coro é uma atividade ancestral. Cantar em grupo é algo natural para os seres humanos. Desde o século 19 até hoje, o canto coral à capela ganhou grande importância. O repertório mais significativo para o coro está nas produções criadas desde o século 19 até os dias atuais.”
Ao todo, o artista residente permanecerá na Unicamp por três meses. Após esta primeira oficina presencial, a ser encerrada no dia 26 deste mês com uma apresentação do grupo (sob sua regência) na Casa do Lago, o maestro ministrará uma segunda oficina, virtual, especificamente sobre a música coral de seu país. E também conduzirá o Coro Contemporâneo de Campinas.
Natural de Bahía Blanca, na Província de Buenos Aires, Andrenacci foi agraciado duas vezes, em 1999 e 2009, com o Prêmio de Mérito Konex, um dos mais prestigiados da Argentina, na categoria Regência Coral. Atualmente, ele dirige o Grupo de Canto Coral (GCC), o Coro del Banco de la Nación Argentina, o Coro Trilce e o Ensemble Francisco Guerrero Madrigalista, além de codirigir o Orfeón de Buenos Aires. Entre 1989 e 2011, Andrenacci também atuou como professor de regência coral e introdução ao repertório sinfônico coral na Faculdade de Artes e Ciências Musicais da Universidade Católica Argentina.
O Programa “Hilda Hilst” do Artista Residente da Unicamp é organizado pelo Instituto de Estudos Avançados (IdEA). A programação vai até setembro de 2024 e pode ser acessada aqui.
Leia reportagem no Jornal da Unicamp aqui.