No dia 10 de outubro de 2024, o Centro de Convenções da Unicamp será palco do Fórum “Gestão orquestral e compromisso social”, evento gratuito que reunirá especialistas em música de concerto para discutir os desafios e o futuro da gestão orquestral no Brasil. Organizado pelo CIDDIC (Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural) em parceria com a Cocen (Coordenadoria de Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa), o evento visa refletir sobre o papel das orquestras no cenário cultural brasileiro, abordando questões como inovação, compromisso social e as demandas específicas de produção pós-pandemia. É uma oportunidade para músicos, gestores e o público se aprofundarem nas particularidades e nas responsabilidades de manter viva a tradição orquestral.
Criado em 2015, o Fórum já é referência no meio acadêmico e artístico, sendo um espaço de diálogo entre os bastidores e o palco da música clássica. O Fórum contará com mesas-redondas ao longo do dia, com a presença de importantes convidados do meio da música de concerto, os quais estarão participando como debatedores e mediadores. A primeira mesa, às 9h15, discutirá os “Caminhos da Música Contemporânea nos Concertos Sinfônicos”, abordando como compositores e intérpretes têm lidado com as novas demandas de um público em transformação. À tarde, temas como a carreira de músicos em orquestras sinfônicas e o impacto da curadoria artística nos espaços de espetáculo serão explorados. Além de discussões teóricas, o evento também terá um foco prático, com sugestões de políticas culturais e estratégias para ampliar o acesso e a visibilidade das orquestras no Brasil.
Para garantir a participação no Fórum e o certificado, faça sua inscrição aqui. A programação completa oferece um panorama único do cenário orquestral brasileiro, sendo uma chance valiosa para estudantes, profissionais e interessados em música clássica e em sua gestão.
Serviço | Fórum Gestão Orquestral e Compromisso Social
- quando: 10 de outubro de 2024, das 09h às 17h
- onde: Centro de Convenções da Unicamp | Avenida Érico Veríssimo, 500 Cidade Universitária Zeferino Vaz, Campinas, SP
- Evento: gratuito
- Inscrição: clique aqui para se inscrever
- Lembrete: Somente com a participação presencial haverá certificado
Sobre o Fórum Gestão Orquestral e Compromisso Social
O Fórum “Gestão Orquestral e Compromisso Social” foi um evento em três edições, criado em 2015, que se tornou referência no mundo da música de concerto. Os eventos reuniram na Unicamp, grandes personalidades dos palcos e do backstage da música clássica, para discussões sobre melhorias e esclarecimentos sobre o setor cultural brasileiro, principalmente no que diz respeito às orquestras regionais. Em 2024, o CIDDIC e a Orquestra Sinfônica da Unicamp, em parceria com a equipe dos Fóruns Permanentes, retomam a organização do Fórum, trazendo novas vozes e ideias atualizadas sobre o ecossistema da música de concerto brasileira, em um contexto pós-pandemia, com a missão de continuar a educar e conscientizar o público sobre as necessidades e os desafios da produção musical no Brasil.
Organizadores:
- Pesq. Dr.Tadeu Taffarello (UNICAMP);
- Dra. Cinthia Pinheiro Alireti (UNICAMP);
- Prof. Dr. Igor Leão Maia (UFMG);
- Prof. Dr. Abel Rocha (UNESP).
Programação
10/10/2024
9h – Abertura
9h15 – Mesa 1: Criadores e Intérpretes: caminhos da música contemporânea nos concertos sinfônicos
Paulo Zuben, compositor, diretor artístico-pedagógico da Santa Marcelina Cultura e autor do livro Ouvir o Som.
Guilherme Bernstein, compositor e regente, Prof. Dr. de Regência, diretor artístico da Orquestra da UNIRIO.
Dra. Cinthia Alireti, regente e diretora artística da Orquestra Sinfônica da Unicamp.
Moderador: Prof. Dr. Igor Leão Maia, compositor e regente, professor adjunto da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais, doutor em composição musical pelo King ‘s College London.
10h30 – Coffee Break
10h45 – Mesa II: Novas Vozes na produção e gestão da música de concerto brasileira.
Gisely Nascimento, Idealizadora e gestora do Projeto COB – Conectando Orquestras Brasileiras.
Victor Lessa, produtor cultural, diretor executivo da Orquestra Sinfônica de Indaiatuba e Co-Idealizador do EMIN – Encontro Musical de Indaiatuba.
Maestra Natalia de Souzas Laranjeira, diretora artística da Camerata Filarmônica de Indaiatuba e idealizadora do FeCam – Festival Camerata.
Raquel Rosa, Coordenadora do Departamento de Operações e Eventos da Fundação Osesp.
Moderador: Nelson Kunze, diretor da Revista Concerto
12h – Almoço
14h – Mesa 3: A carreira do músico nas orquestras sinfônicas.
Maestro Wanilton Mahfuz, diretor executivo da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, Regente e produtor do Coral e Orquestra Chácara Primavera.
Dr. Paulo de Paula. Fundador, diretor artístico e regente da Orquestra Sinfônica de Indaiatuba. Idealizador e diretor artístico do EMIn – Encontro Musical de Indaiatuba
Eduardo Freitas, clarinetista da Orquestra Sinfônica UNICAMP e da Orquestra Rock. Idealizador do Projeto Requinta Brasil.
Dr. Ricardo Bologna, percussionista da OSESP, regente titular e diretor artístico da OCAM, diretor artístico do Percorso Ensemble.
Moderador: Prof. Dr. Abel Rocha, diretor artístico da Orquestra Sinfônica de Santo André, professor de Regência e Ópera do IA Unesp, coordenador do programa de extensão “Fábrica de Óperas – Unesp”, diretor artístico da Oficina de Música de Curitiba.
15h15 – Coffee Break
15h30 – Mesa 4: Caminhos da Música de Concerto aos espaços de espetáculo: curadoria, desafios e repercussão.
Prof. Dr. Luciano Camargo – professor de regência e canto coral do Instituto de Artes da UNESP; regente do Coro Acadêmico da UNESP; fundador e diretor artístico honorário da Orquestra Acadêmica de São Paulo/UNIOPERA
Maestro Eduardo Pereira, diretor artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica de Sorocaba, diretor artístico da Banda Sinfônica do Exército Brasileiro, curador musical da série “A OSB do Brasil” da Orquestra Sinfônica Brasileira e CEO da Life Concert Entretenimento.
Dr. Ricardo Bologna, percussionista da OSESP, regente titular e diretor artístico da OCAM, diretor artístico do Percorso Ensemble.
Guilherme Bernstein, compositor e regente, Pr.Dr. de Regência, diretor artístico da Orquestra da UNIRIO
Moderador: Prof. Dr. Abel Rocha, diretor artístico da Orquestra Sinfônica de Santo André, professor de Regência e Ópera do IA Unesp, coordenador do programa de extensão “Fábrica de Óperas – Unesp”, diretor artístico da Oficina de Música de Curitiba.
17h – Encerramento