
A Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) convida o público para o seu Concerto de Inverno no dia 24 de julho, quinta-feira, às 20h, no Santuário Santa Rita de Cássia, em Campinas, sob a regência da maestrina titular Cinthia Alireti. O programa reúne obras que exploram poeticamente o tempo – em sua passagem, urgência e memória – por meio de diferentes linguagens e estilos. As peças escolhidas também brincam com a ideia da percepção humana do tempo e as emoções relacionadas a ela.
A abertura da noite será com “Só mais 5 minutos”, da compositora Ana Fridman. Composta durante a pandemia, a obra se tornou vinheta de campanhas que destacaram o papel e a visibilidade das mulheres na música de concerto no Brasil. A proposta da composição de Fridman era auxiliar na travessia daquele momento difícil de isolamento e a esperança do início de uma reabertura.
Na sequência, o violinista da OSU Eder Grangeiro interpreta a Introdução e Rondó Caprichoso, Op. 28, de Camille Saint-Saëns, uma obra que alterna brilho virtuosístico com momentos de introspecção, explorando a elasticidade do tempo musical.O concerto se encerra com a Sinfonia nº 4 em ré menor, Op. 120, de Robert Schumann, peça emblemática na forma como a memória musical é elaborada ao longo dos movimentos. Na sinfonia, os temas retornam, se transformam e dialogam entre si ao longo dos movimentos, como se o tempo se dobrasse sobre si mesmo em um fluxo contínuo e dramático.
O concerto foi realizado no Santuário Santa Rita de Cássia no bairro da Nova Campinas no dia 24 de julho de 2025. Abaixo, você pode conferir o relatório de clipping com as publicações feitas pela imprensa e as fotografias e vídeos da apresentação.
