Quarteto de Cordas encerra a “Semana da Música de Câmara” com apresentação na ADUnicamp

O Quarteto de Cordas OSU se apresentou na noite desta quinta-feira, 22, no Auditório da ADUnicamp, encerrando a segunda edição da “Semana da Música de Câmara“. O concerto gratuito encerrou o evento com dobradinha, já que na quarta havia se apresentado na Paróquia Divino Salvador, em Campinas.

No palco, os violinistas Ivenise Nitchepurenco e Eduardo Semêncio, Ivana Paris na viola e Daniel Lessa no violoncelo. No repertório, destaque para a obra quarteto n. 14 em Ré Menor, do compositor austríaco Franz Schubert (1797-1828), com quatro movimentos.

Segundo a violinista da OSU, Ivenise Nitchepurenco, “este quarteto ficou conhecido como ‘A Morte e a Donzela’ devido ao tema musical do II movimento”. Nitchepurenco explica que “alguns anos antes Schubert havia composto uma canção inspirado por um poema chamado A morte e a Donzela, do poeta alemão Mathias Claudius (1740-1815), que se baseava num tema recorrente na Arte Renascentista – da figura da Morte que se conduz à Donzela para buscá-la”.

“Em cada um dos movimentos do quarteto é possível associar a música a diversos sentimentos que permeiam e rodeiam essa ideia do encontro com o Destino”, explica. ”

Apesar de Schubert viver somente 31 anos, o compositor desenvolveu uma vasta produção. “Só de canções, Schubert compôs mais de 600 obras. Este quarteto figura como uma das obras mais importantes não só entre as quais ele compôs como também no repertório camerístico como um todo”, comenta Nitchepurenco. “É um repertório que apresenta seus desafios, mas para nós do quarteto foi uma enorme satisfação nos aprofundarmos nesta obra durante a preparação deste concerto”, complementa.

A seguir confira algumas imagens da noite.

Texto e fotos: Ton Torres/CIDDIC/Unicamp
Data: qui, 22 set 2022
Local: ADUnicamp, Unicamp, SP