No próximo dia 7 de junho, sexta-feira, às 12h30, a Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) e a Orquestra do Departamento de Música da Unicamp se reunirão para apresentar um concerto especial no Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC) da Unicamp.
Sob regência do maestro e professor Carlos Fiorini o evento promete ser um encontro emocionante de grandes obras da música clássica. No repertório, Os Prelúdios, de Franz Liszt (1811-1886), e Scheherazade, Op.35, de Nikolai Rimsky-Korsakov (1844-1908).
Sobre as obras
Os Prelúdios, de Liszt, é o terceiro de uma série de 13 poemas sinfônicos escritos pelo compositor. Este gênero, bastante popular no século XIX, alia a música a outras formas de arte. Em “Os Prelúdios”, Liszt cria uma ambientação sonora rica e temática, que faz alusão ao poema homônimo de Alphonse de Lamartine (1790-1869). A obra é uma exploração profunda e poética de temas como a vida, a natureza e o destino.
Scheherazade, de Rimsky-Korsakov, é uma suíte sinfônica que leva o nome da personagem central da famosa coleção de histórias do Oriente Médio, As mil e uma noites. Rimsky-Korsakov utiliza quatro movimentos para descrever as aventuras e personagens narrados por Scheherazade. A própria narradora é representada de forma recorrente mediante uma melodia encantadora do violino solo, criando uma atmosfera mágica e envolvente.
Este concerto oferece uma grande oportunidade de vivenciar duas obras-primas da música clássica interpretadas por músicos e estudantes da Unicamp. O evento é gratuito e aberto ao público, permitindo que todos os interessados possam desfrutar de uma tarde de música de alta qualidade.
A seguir confira a versão digital do programa ou, se preferir, baixe o pdf aqui.
Serviço | Os prelúdios de Liszt e Sheherazade de Rimsky-Korsakov
- Data: Sexta-feira, 7 de junho de 2024
- Horário: 12h30
- Local: IMECC, Unicamp
- Endereço: Rua Sérgio Buarque de Holanda, 651, Campinas