Simpósio “CDMC 30 anos: documentação, criação e performance”

CDMC 30 anos

Simpósio “CDMC 30 anos: documentação, criação e performance”
Local de realização: CIDDIC – Unicamp
Data de realização: 25 a 28/9/2019

Inscrições de trabalhos científicos encerradas

Link para página evento: https://www.ciddic.unicamp.br/ciddic/cdmc/cdmc-30-anos/

No dia 1º de setembro de 2019, a Coordenação de Documentação de Música Contemporânea (CDMC – UNICAMP) completará 30 anos de existência.

A CDMC – UNICAMP tem sido, ao longo desses 30 anos, protagonista na promoção, difusão e pesquisa em música contemporânea no Brasil. Em parceria com o CDMC francês, recebeu mais de 6000 partituras, livros e gravações internacionais de música contemporânea. A partir de 1996, começou também a criar ser próprio acervo de música brasileira contemporânea. Possui atualmente cerca de 10.000 partituras, gravações, livros e periódicos, tendo acolhido projetos de pesquisa em iniciação científica, mestrado, doutorado, pós-doutoramento e pesquisadores colaboradores. Conta com uma equipe exclusiva e especializada formada por pesquisadores, bibliotecária, estagiários e bolsistas que promove o tratamento, catalogação e manutenção preventiva do acervo. Reforçando seu caráter interdisciplinar, este simpósio reúne as temáticas de atuação que nestes 30 anos se solidificaram na história do CDMC:

Música contemporânea: criação musical experimental dos séculos XX e XXI;
Memória: conjunto de ações, bens materiais e imateriais criados e/ou utilizados para a conservação e difusão do conhecimento musical; assim como o histórico do próprio CDMC-Unicamp e de suas ações;
Documentação: conjunto de documentos e fontes de informação que salvaguardam a memória musical;
Criação: ato criativo atrelado à produção contemporânea;
Performance: interpretação e cocriação de música contemporânea;
Pesquisa: iniciativas de pesquisadores especializados no aprofundamento do conhecimento sobre e na difusão da música contemporânea;
Reflexão crítica: apreciação crítica tanto do público especializado quanto diletante; difusão da criação musical contemporânea para os mais diversos públicos

Datas importantes:

O que? Quando?
Divulgação da chamada de trabalhos científicos – maiores informações 15/02/2019
Recebimento das propostas de trabalhos científicos 1º/3/2019 a 31/5/2019
Inscrições prorrogadas até 17/6/2019
Inscrições encerradas
Avaliação pelos parecerias das propostas de trabalhos científicos 1º/6/2019 a 14/07/2019
Divulgação de selecionados na chamada de trabalhos científicos e início das inscrições* 15/07/2019
Divulgação dos horários de apresentação dos trabalhos aprovados 15/08/2019
Realização do evento 25, 26, 27 e 28/9/2019
Recebimento versões finais dos trabalhos científicos apresentados para publicação em Anais Até 05/10/2019
*todos os participantes selecionados deverão se inscrever em formulário a ser disponibilizado no site do evento. A inscrição será gratuita e obrigatória.

Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP
Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural – CIDDIC/Unicamp
Coordenação de Documentação de Música Contemporânea – CDMC/Unicamp
Orquestra Sinfônica da Unicamp – OSU/Unicamp